fbpx

3 PASSOS SIMPLES PARA DAR VIDA DIGNA AOS CATADORES DE LIXO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O que leva pessoas a se tornarem catadores de lixo? Quais as principais dificuldades dos catadores de material reciclável ou reutilizável?  Conheça AGORA 3 passos simples para dar vida digna aos catadores de resíduos sólidos.

Todos os dias vemos manchetes de jornais falando sobre as dificuldades enfrentadas por catadores. Entre os principais, podemos citar a falta de estrutura para trabalhar e recursos financeiros limitados. Vender mais é um dos maiores desafios para os catadores. Mas qual o caminho adequado para conseguir esse objetivo?

Também são conhecidos alguns poucos casos de milionários que um dia foram catadores. Eles descobriram a fórmula de ganhar dinheiro e conseguiram tirar proveito disso. Através do depoimentos dessas pessoas, podemos constatar o seguinte: O conhecimento sobre seus produtos e valores adequados torna o negócio mais lucrativo. Esse conhecimento foi decisivo em todos os casos analisados.

Para conseguir sucesso, esses empreendedores tiveram que conhecer mais detalhadamente o mercado. O Diagnóstico profissional e o mapeamento do mercado são conhecimentos fundamentais para quem quer trabalhar com resíduos. O caminho mais adequado é desenvolver competências para vender mais e melhor. Você pode ter acesso à essa receita secreta rapidamente. Através do curso online Gestão e Gerenciamento Internacional de Resíduos Sólidos você saberá como vender mais para garantir um negócio lucrativo.

O que leva pessoas a se tornarem catadores de lixo?

Você já parou para pensar sobre o que leva pessoas a adotarem a profissão de catador de lixo? Antes de tudo, é preciso entender que essas pessoas não catam lixo. Na verdade, são catadores de materiais recicláveis.

A vida dos catadores de lixo da forma como conhecemos é extremamente difícil. São várias as dificuldades enfrentadas por quem trabalha separando recicláveis para vender. Na maior parte das vezes, a matéria prima só está disponível em lixões a céu aberto. Os catadores ficam expostos ao sol, chuva ou frio. Como possuem poucos recursos, não conseguem se proteger adequadamente. Consequentemente, a saúde dos catadores corre risco constante. Apesar disso, eles continuam esse trabalho dia após dia. Por que?

A resposta pode ser mais simples do que parece. Um dos principais motivos é a falta de opção. Por não ter qualificação e competências para trabalhar em outra área, o catador não tem muita escolha. Aqui percebe-se a importância da qualificação profissional.

Para a sustentabilidade como um todo, a importância dos catadores de lixo é muito grande. A recuperação de matéria prima do lixo, economiza recursos naturais, evitando desmatamento e poluição.

Quais as principais dificuldades dos catadores de material reciclável ou reutilizável?

Para fazer seu trabalho, os catadores de lixo no Brasil precisam se deslocar até o local de acesso aos resíduos. Esse material pode estar nas ruas, mas normalmente esse local é um lixão a céu aberto. Por sua vez, o lixão pode estar longe dos centros urbanos, dificultando o transporte. Contudo, isso ainda não é a pior notícia para o catador. Em um lixão, simplesmente não existem condições mínimas de trabalho. O catador fica exposto às condições de tempo e enfrenta sol, chuva ou mesmo frio intenso.

Por não ter recursos suficientes e ter uma vida digna, muitas acabam não priorizando equipamentos de segurança de trabalho. Ao trabalhar sem proteção, aumenta-se consideravelmente os riscos de doenças como tétano, hepatite, aids, entre outras.

Todavia, o maior problema enfrentado pelo catador é sem dúvidas a baixíssima remuneração que recebe pelo seu trabalho. Ao estar constantemente ganhando dinheiro somente para se alimentar, deixa de se proteger, vestir adequadamente, divertir, … ter vida digna. A baixa remuneração o mantém escravo desse ciclo maldito de pobreza e miséria.

3 passos simples para dar vida digna aos catadores de lixo

Vamos partir do princípio que existe uma cooperativa de catadores de lixo previamente constituída. Portanto, não falaremos sobre como criar uma associação de catadores de lixo. Diante desse quadro, o que seriam os passos para que os catadores sejam resgatados? Partindo do princípio que, a maior parte de seus problemas podem ser resolvidos com dinheiro, fica mais fácil planejar.

Todos os dias mais e mais pessoas assumem suas missões de vida na terra. Qual é a sua?

A principal fonte de renda é a venda de recicláveis. Então o primeiro passo com certeza passa pela busca de novos clientes para seus materiais. Apesar da importância dessa tarefa, poucos pensam em resolver essa equação.

Outro fator que pode aumentar a renda é o aumento do tipo de recicláveis vendidos. O segundo passo é portanto, estudar o mercado para identificar quais novos produtos podem ser comercializados a partir dos resíduos. O lixo é uma fonte quase inesgotável de matéria prima. Dessa forma, uma grande quantidade de matéria prima industrial pode ser substituída por materiais vindos do lixo.

Depois de aumentar as vendas e o número de produtos comercializados, é hora de agregar valor aos produtos. O terceiro passo é sem dúvida, identificar a forma em que a matéria prima tenha maior valor agregado. Para isso, é fundamental conhecer o ciclo de vida dos produtos. Ao identificar a cadeia produtiva, o agora empreendedor saberá como processar seu material para que este tenha mais valor. Após isso, o catador estará pronto para entrar em um processo de inclusão social.

Mas como fazer isso na prática? Você vai precisar de conhecimento e experiência de mercado e isso vai durar alguns anos. Uma forma de acelerar esse processo, é investir na aquisição do conhecimento e experiência de terceiros. Neste sentido, o curso online Gestão e Gerenciamento Internacional de Resíduos Sólidos é tido por especialistas como o melhor do mercado.  

Quer mais informações sobre esse tema?

Não deixe de assistir nosso encontro direto com catadores gravado no vídeo abaixo:

Palavras Chave:

catador de lixo profissão, importância dos catadores de lixo, a vida dos catadores de lixo, como criar uma associação de catadores de lixo, cooperativa de catadores de lixo, catadores de lixo no brasil, catadores de materiais recicláveis, cooperativas de catadores de lixo – um processo de inclusão social

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Entre para nossa
lista de contatos

loading...

Mais Virapuru

O comércio de sucatas é fundamental para reduzir impactoss ambientais pelo descarte inconsciente e inconsequente, mas também é uma fonte de renda
+DESENVOLVIMENTO

O QUE É COMÉRCIO DE SUCATAS

O que é sucata? Quais materiais podem ser comercializados como sucata? O que é comércio de sucatas? Como empreender no mercado de sucatas de forma assertiva?

Continue Lendo »