fbpx

COMO ABRIR UMA EMPRESA DE COMPRA E VENDA RESÍDUOS SÓLIDOS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Como as cooperativas e associações ajudam os catadores? É possível ganhar dinheiro com lixo? Como funciona o mercado de compra e venda de resíduos sólidos? O que aconteceria se catadores e atravessadores conhecessem todo o ciclo de vida do produto? O que é fundamental para quem quer trabalhar com comércio de resíduos sólidos?

Como as cooperativas e associações ajudam os catadores?

Em uma situação ideal, uma cooperativa trabalha como uma empresa comum. Através do lucro gerado por suas atividades, tem o recurso financeiro que resolve os seus problemas. 

Porém no processo da coleta dos resíduos, as relações de trabalho são marcadas por interesses financeiros. Nesse caso, os catadores são os menos favorecidos, encontrando-se na base dessa pirâmide econômica. 

A concorrência desigual cresce à medida que reaproveitar sucata vira sinônimo de dinheiro. Catadores de materiais recicláveis disputam com empresas, algumas fora da lei, cada produto descartável que vire centavos de real. 

Carroças puxadas por homens disputam com os ‘morcegões’, caminhões velhos que circulam para coletar material reciclável. De forma injusta, sugam uma fatia considerável da sucata reciclável, a mina de ouro dos papéis, papelões, PETs e latinhas de alumínio.

compra e venda de resíduos sólidos
Crianças e adolescentes se unem aos pais no trabalho árduo, para coletar mais materiais.

 

Sem opção, os catadores vendem  apenas restos, alimentando parte da ilegalidade da reciclagem. Sem estrutura, os carroceiros ficam presos aos atravessadores, pois não possuem quantidade para negociar direto com a indústria. 

Estudos apontam que de cada R$4 gerados na reciclagem de lixo, R$3 ficam nas mãos dos atravessadores e das indústrias. Qualquer um percebe que eliminar os atravessadores aumentaria muito a renda dos carroceiros.

Catadores Independes

Como catador independente, os trabalhadores estão cada vez mais submetidos à exploração. Por isso, fazer parte de uma cooperativa ou associação de catadores, é uma maneira de se libertar dos atravessadores. 

Através do trabalho institucionalizado, conseguem juntar maior quantidade de materiais. Afinal, com um volume maior de resíduos, podem negociar direto com as indústrias, assim, eliminando a figura do atravessador e obtendo maior lucro. 

Sem falar que por meio das cooperativas, os catadores se tornam fortes e podem concorrer no mercado de forma mais igualitária. Dessa forma, garantem seus direitos coletivos, contam com certa segurança e uma vida mais digna.

É possível ganhar dinheiro com lixo?

Para ganhar dinheiro com lixo, é preciso transformá-lo em resíduos. Para isto, você não precisa de máquinas, basta ter conhecimento. Conforme você reconhece valor no material coletado,  o lixo se transforma em resíduo bem ali, na sua frente.

O valor que você vai conseguir pelo seu resíduo vai variar em função do tipo de conhecimento que têm. Se a sua única referência é o atravessador, então o valor será o que ele está disposto a pagar. Porém, se você souber para quem o atravessador vende, o valor do seu material aumenta de imediato. Percebe a mágica de ter o conhecimento privilegiado?

Como funciona o mercado de compra e venda de resíduos sólidos?

O modelo mais comum é a aquisição de resíduos através da coleta e a venda para uma indústria ou atravessador. Antes de tudo, o atravessador geralmente é um catador que conseguiu um grande comprador, assim passa de catador a comprador e vendedor de resíduos recicláveis. 

Os catadores foram os primeiros a reconhecer o potencial deste negócio. Apenas depois, muitas pessoas  entram neste mercado por falta de opção ou por não ter nenhuma qualificação em outra área.

Este mesmo fator , é também o que impede a maioria de evoluir no setor de resíduos. Faltam conhecimentos específicos em finanças, técnicas de vendas, entre outras. Assim, vivem nesse ciclo vicioso.

O que aconteceria se catadores e atravessadores conhecessem todo o ciclo de vida do produto?

ganhar dinheiro com lixo
Cada vez mais os profissionais caminham no sentido da sustentabilidade.

Ao estudar o ciclo de vida dos produtos e o sistema produtivo, é possível identificar os materiais mais utilizados nas indústrias. Assim, com conhecimento, você vai identificar alguns resíduos que podem substituir determinadas matérias primas na produção de novos produtos.

Contudo, o diagnóstico dos resíduos mostra não somente os tipos e quantidades de resíduos produzidos, mas também os geradores.

O profissional que dominar esses assuntos, com  certeza têm uma vantagem competitiva muito grande. Afinal, acaba sendo o único com conhecimentos avançados em um mercado gigantesco de muitas demandas. Por isso, as chances de ganhar muito dinheiro com compra e venda de resíduos é muito grande.

O que é fundamental para quem quer trabalhar com comércio de resíduos sólidos

Saber onde conseguir material e do mesmo modo saber onde vender pelos melhores preços.

O material que precisa pode vir basicamente de duas fontes: resíduos domésticos ou resíduos de grandes geradores (empresas públicas ou privadas). Assim, os resíduos dos grandes geradores têm maior valor agregado. Entretanto, as empresas geram resíduos mais puros e portanto mais valiosos. 

Para conseguir o material que deseja, é importante conhecer o sistema de produção das empresas. Por isso, igualmente ao sistema produtivo também mostra quais materiais a empresa precisa comprar. Dessa forma, com a estratégia correta, o profissional consegue até saber o valor pago pela empresa por sua matéria prima. Essa informação é muito vantajosa na hora de precificar os resíduos que deseja vender.

Ou seja, independente de escolaridade, capacitação é também fundamental para empreender no setor de resíduos sólidos recicláveis.

Quer saber como se especializar no setor de resíduos sólidos e sair na frente? CLIQUE AQUI e descubra. O Virapuru Training Center tem as ferramentas necessárias para que você desenvolva a competência para fazer do seu comércio com recicláveis de resíduos sólidos um empreendimento de sucesso. 

Veja o que dizem nossos alunos 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Entre para nossa
lista de contatos

loading...

Mais Virapuru

Trabalhe conosco

Designer Gráfico

É criativo e apaixonado pela produção de peças gráficas? Tem experiência em Ilustração e noções de animação para gráficos em projetos de vídeo, gifs animados e

Continue Lendo »