É possível ganhar dinheiro com lixo? Como funciona o mercado de compra e venda de resíduos sólidos? Como encontrar os fornecedores de resíduos? Como encontrar compradores de resíduos? Como me especializar no comércio de resíduos sólidos? Entenda agora como abrir uma empresa de compra e venda resíduos sólidos.

Em quase todas as cooperativas de catadores encontramos sempre a mesma cena: Catadores chateados pois sabem que estão sendo explorados pelo atravessador de materiais. Igualmente insatisfeitos ficam quando falta dinheiro para comprar material e equipamento de trabalho. Entre os maiores problemas relatados pelos catadores, a falta de condições dignas de trabalho ocupa o primeiro lugar em insatisfação. Mas como resolver este problema?

Para responder essa pergunta, é preciso entender algumas coisas. Em uma situação ideal, uma cooperativa trabalha como uma empresa comum. Através do lucro gerado por suas atividades, a empresa têm o recurso financeiro que resolve todos os seus problemas. Da mesma forma o dinheiro é capaz de resolver quase tudo em uma cooperativa. Portanto agora é necessário entender como ganhar dinheiro em uma cooperativa de catadores.

Qual a diferença entre uma cooperativa bem e outra mal sucedida? A resposta correta é: Conhecimento! Saber onde encontrar seus fornecedores e compradores para os materiais que eles conseguem adquirir e separar. Além disso é necessário saber como agregar valor ao material coletado. 

É possível ganhar dinheiro com lixo?

Para ganhar dinheiro com lixo, é preciso transformá-lo em resíduos. Surpreendentemente você não precisa de máquinas para isso, basta ter conhecimento. Conforme você reconhece valor no material coletado, instantaneamente o lixo se transforma em resíduo bem ali na sua frente.

O valor que você vai conseguir pelo seu resíduo vai variar em função do tipo de conhecimento que têm. Se a sua única referência é o atravessador, então o valor que você conseguirá será esse. Se por outro lado você souber para quem o atravessador vende, então o valor do seu material aumenta instantaneamente. Percebe a mágica de ter o conhecimento privilegiado?

Como funciona o mercado de compra e venda de resíduos sólidos?

O modelo mais comum é a aquisição de resíduos através da coleta e a venda para uma empresa ou atravessador. O lucro está exatamente na diferença de valores de aquisição e venda do material. Os catadores foram os primeiro a reconhecer este potencial negócio. Muitas vezes entram neste mercado por falta de opção ou por não ter nenhuma qualificação em outra área.

Exatamente por não ter qualificação, quando conseguem identificar uma forma de lucro, a maioria não consegue evoluir no negócio. Faltam conhecimentos em finanças, reconhecimento de materiais, técnicas de vendas, entre outras. Por sua própria essência, é extremamente difícil sair desse ciclo vicioso.

O que é um atravessador? Este é exatamente um catador que conseguiu uma única informação privilegiada, um novo comprador. Imediatamente deixa de coletar e passa a comprar de outros catadores para vender para seu comprador. Por não ter técnicas de negociação, o atravessador acaba aceitando o valor imposto por seu comprador. Para ter lucro, ele precisa forçar para baixo o valor que paga para os compradores.

Agora você: O que aconteceria se tanto os catadores como os atravessadores conhecessem todo o ciclo de vida do produto?

Como encontrar os fornecedores e compradores de resíduos?

Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos
Cada vez mais os profissionais caminham no sentido da sustentabilidade. Reaproveitamento de resíduos é inevitável.

A resposta para esta pergunta está no estudo do ciclo de vida dos produtos. Ao estudar o sistema produtivo é possível identificar as matérias primas utilizadas na fabricação dos produtos. Com algum conhecimento em materiais, você identifica alguns resíduos que podem substituir determinadas matérias prima.

Por conseguinte, o diagnóstico dos resíduos mostra não somente os tipos e quantidades de resíduos produzidos, mas também os geradores.

O profissional que dominar esses assuntos, com toda certeza têm uma vantagem competitiva muito grande. Acaba se sendo o único com conhecimentos avançados em um mercado gigantesco de demandas. As chances de ganhar muito dinheiro com compra e venda de resíduos é da mesma forma muito grande.

Como me especializar no comércio de resíduos sólidos?

O que é fundamental para quem quer trabalhar com comércio de resíduos sólidos? Saber onde conseguir material e do mesmo modo saber onde vender pelos melhores preços.

O material que precisa pode vir basicamente de duas fontes: Resíduos domésticos ou resíduos de grandes geradores (empresas públicas ou privadas). Os resíduos dos grandes geradores tem maior valor agregado. Apesar disso, muitos acabam escolhendo os lixões como fonte de material.

As empresas geram resíduos mais puros e portanto mais valiosos. Para conseguir o material que deseja, é importante conhecer o sistema de produção das empresas. Igualmente o sistema produtivo também mostra que materiais a empresa precisa comprar. Com a estratégia correta, o profissional consegue até saber o valor pago pela empresa por sua matéria prima. Essa informação é muito vantajosa na hora de precificar os resíduos que deseja vender.