COMO FAZER NEGÓCIOS COM RESÍDUOS SÓLIDOS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Como funciona o setor de gerenciamento de resíduos? Como funciona a prestação de serviços de coleta dos resíduos? Como ganhar dinheiro aliviando os aterros sanitários? Como trabalhar com tratamento de resíduos sólidos?

Neste artigo, vamos responder algumas perguntas sobre o mercado de resíduos. Como empreender, investir e buscar parcerias. Aqui, você finalmente vai entender como fazer negócios com resíduos sólidos ajudando pessoas e o meio ambiente.

Todas as vezes que vemos lixo nas ruas e rios, geralmente ignoramos que quando evitamos esta poluição, abrimos a possibilidade de negócios lucrativos. Nestes problemas comuns estão os indicativos de que faltam empresas ou mesmo profissionais devidamente qualificados para trazer soluções.

Neste sentido, podemos usar como referência, os países desenvolvidos, onde ruas limpas e rios cheios de vida, comprovam a eficácia do gerenciamento correto no  setor de resíduos. Assim, podemos contemplar que quando as tecnologias estão à disposição do mercado, fica fácil resolver problemas sociais e ambientais.

Como funciona o setor de gerenciamento de resíduos

 

Primeiramente, o mercado de resíduos sólidos pode ser dividido em três categorias principais: Coleta, transporte e destinação ambientalmente adequada. Ou seja, como prevê a lei 12.305/10, significa reutilizar, reciclar e fazer o tratamento (compostagem ou biodigestão). Assim o que sobra dos resíduos que realmente são rejeitos, são finalmente dispostos de forma ambientalmente adequada em aterros sanitários.

Para que tudo isso funcione, o setor de serviços ambientais é fundamental e precisa trabalhar a pleno vapor. Antes de qualquer coisa,  é preciso implementar a regulamentação do mercado. As consultorias atuam nas empresas para garantir o cumprimento da Lei e a criação de negócios a partir do estudo de gravimetria sobre a geração de resíduos.

É necessário também, ter uma estrutura de treinamento para todas as tecnologias utilizadas. De forma resumida, estamos falando de um mercado altamente complexo e que, com a estratégia certa, agrega renda e benefícios socioambientais.

Portanto, verifica-se que para definir a melhor solução no diversificado setor de resíduos, conhecimento é a ferramenta fundamental. Conhecendo o mercado de resíduos sólidos, mais que gestão ambiental, você vai conseguir enxergar o que ninguém mais vê: O segredo para ganhar dinheiro com resíduos.

Como funciona a prestação de serviços de coleta dos resíduos

A coleta de resíduos é um serviço fundamental em qualquer sociedade. Sem este serviço, os problemas seriam incalculáveis. Imagine montanhas de lixo por todos os cantos, os rios mortos pela poluição, os mares com ondas de entulhos e o ar irrespirável.

Pense na quantidade de insetos e animais vetores de doenças que transitariam livremente.  Só imaginar já nos traz uma breve e assustadora visão do apocalipse. Para evitar maiores problemas, esses resíduos devem ser coletados e imediatamente dispersos de forma correta.

O lixo flutuante chega a várias localidades da costa norte do Caribe | Foto: Caroline Power

 

Geralmente, as empresas que prestam o serviço de coleta, cobram por tonelada de lixo. Além disso, o gerador precisa pagar pela destinação ambientalmente adequada. Esta destinação, geralmente é enviar os resíduos gerados para lixões a céu aberto e na melhor das hipóteses, aterros sanitários.

Os resíduos misturados e compactados significam um prejuízo de bilhões/ano.

 

Contudo, se a resíduos secos forem separados dos resíduos úmidos(orgânicos), antes de chegarem aos aterros, uma série de outros serviços e negócios surgem no intermédio deste processo. Esses serviços podem ser desde consultoria especializada até a engenharia, passando treinamentos, comércio de recicláveis, entre outros.

 

 

Percebe quantos segmentos o setor de resíduos sólidos pode gerar? Não é à toa que este mercado movimenta bilhões por ano no mundo todo. Saiba Como montar uma empresa de coleta de lixo

Como ganhar dinheiro aliviando os aterros sanitários

Infelizmente, todos os anos perdemos muito dinheiro nos aterros sanitários e lixões a céu aberto. Isto ocorre porque, os resíduos que podem ser recicláveis, acabam misturados e compactados nos caminhões de coleta. Ainda que catadores que vivem nos lixões ou buscam seus resíduos nos aterros tentem recuperar o máximo de resíduos sólidos com valor de mercado, é impossível aproveitar tudo que é dispensado.

ainda que coletem nos lixões dia e noite, é impossível para os catadores recolher todos os resíduos com valor comercial.

 

Dentre os diversos setores do mercado de resíduos, a reciclagem é o  caminho ideal para solucionar a sobrecarga dos aterros e erradicar os lixões. Se todo resíduo, plástico, papel, alumínio, lixo eletrônico fossem encaminhados para um posto de coleta, logo  que descartados, os aterros teriam sua vida útil prolongada. Desta forma seria reduziria-se a necessidade contínua de novas células para receber resíduos urbanos. 

Do ecoponto, ou ponto de coleta, estes resíduos seriam encaminhados para as usinas de reciclagem e depois para as indústrias. Porém antes de chegar às indústrias e serem transformados em um novo produto, estes resíduos geram renda e empregos, através do comércio de recicláveis

Fazer a corretagem desses produtos, ou montar uma usina de reciclagem é uma forma direta de ajudar pessoas e o meio ambiente. Isto sem falar no quanto este segmento é lucrativo. Muitas são as pessoas que começaram a trabalhar com comércio de recicláveis em busca de renda extra e hoje têm neste setor a principal atividade econômica. 

Embora pareça simples desenvolver tais atividades, investir em qualificação para o setor de resíduos, é um indicativo seguro de sucesso. Através da capacitação você vai poder definir qual material é mais viável para trabalhar. Vai entender também as melhores maneiras de negociar seus resíduos e quem são os compradores interessados na sua produção.

O principal desafio para quem trabalha com reciclagem, é garantir o acesso à matéria prima. O trabalho com o gerenciamento de resíduos é a melhor resposta para se alcançar este objetivo.

Como trabalhar com tratamento de resíduos sólidos

Quando falamos em tratamento de resíduos, falamos basicamente de tratamento térmico, químico ou biológico. Destacamos aqui o tratamento de resíduos perigosos e os orgânicos.

Quanto aos resíduos perigosos, normalmente as empresas deste setor, cobram por tonelada de resíduos. Além da coleta, são responsáveis pelo tratamento destes. 

No caso dos resíduos orgânicos, a forma de precificar o serviço, segue o mesmo parâmetro de peso/preço.  Mas, diferente do tratamento dos resíduos perigosos, a compostagem aeróbica gera outras maneiras de agregar renda. Pois no tratamento dos resíduos orgânicos outros produtos são gerados, como biofertilizantes, húmus e terra orgânica.

No caso do tratamento de resíduos orgânicos com biodigestores a possibilidade de lucro é ainda maior. Através da biodigestão anaeróbia, gera-se energia térmica, energia elétrica, biofertilizantes e ainda pode-se negociar créditos de carbono.  

Como você pode constatar, o setor de resíduos é uma fonte de negócios lucrativos e sustentáveis. É o único segmento onde é possível ganhar dinheiro ajudando pessoas e resolvendo com eficácia os problemas ambientais. Também é um mercado que está carente de profissionais e empresas especializadas em soluções ambientais.

Todas as pessoas que buscaram qualificação, estão satisfeitas com seus investimentos. Clique aqui e saiba como se especializar para o setor de resíduos sólidos.

Veja o que dizem nossos alunos :

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Mais Virapuru