fbpx

COMO FAZER PARTE DA BANCADA AMBIENTALISTA?

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Por que é importante ter uma bancada ambientalista? Qual o objetivo da Frente Parlamentar Ambientalista? De que forma o meio ambiente pode ser considerado um negócio lucrativo? Qual é o perfil de quem entra para a bancada do meio ambiente?

Por que é importante ter uma bancada ambientalista? 

Os políticos brasileiros são eleitos por marketing e não por competências. Quem tem um bom dinheiro para bancar a campanha e tem apadrinhamento, se elege. A consequência disso é uma câmara lotada de pessoas falando bonito e tomando péssimas decisões. Além disso, o nível preocupante da educação no Brasil faz com que não levemos a sério algumas questões. A preocupação com o meio ambiente muitas vezes, é motivo de chacota e de descaso. Nos dias atuais, as pessoas discutem se a terra é plana e dão risada do aumento do plástico nos oceanos. 

A bancada ambientalista brasileira ainda é tímida. Quem tem competência para gerenciar resíduos sólidos, está afastado da política. Infelizmente, pessoas com experiência em resíduos têm que se submeter à leis vindas de quem não tem conhecimento algum. Atualmente temos um pouco mais de 200 parlamentares com algum interesse no meio ambiente, de acordo com o quadro de integrantes da frente parlamentar ambientalista da Câmara.

Qual o objetivo da Frente Parlamentar Ambientalista? 

As Frentes Parlamentares Ambientalistas dos Estados têm como objetivo assegurar  a integração agenda ambiental com a pauta do Legislativo estadual e Distrito Federal.  Além disso, deve apoiar políticas públicas e ações governamentais e da iniciativa privada que promovam o desenvolvimento sustentável.

Porém, não se tem visto uma atuação enfática em defesa do meio ambiente, fomentando a temática da sustentabilidade. Infelizmente o que se tem feito é priorizar outros debates em detrimento ao combate às mudanças climáticas. A manutenção de áreas protegidas e a defesa da Amazônia e de sua biodiversidade também ficam de fora.

Para que o desastre não aumente, existe o embate formado pelas ONG’s e sociedade civil contra o retrocesso presente. Mas, o que precisamos hoje?!

Precisamos de articulação política entre os parlamentares com o foco no meio ambiente. Precisamos de Projetos Sustentáveis, com uma agenda ambiental tamanha que o setor ambiental volte a ocupar um lugar de prestígio.

De que forma o meio ambiente pode ser considerado um negócio lucrativo?

É importante salientar diante da sociedade, como um todo, que o meio ambiente é um negócio lucrativo. É possível prevenir danos econômicos, em decorrência de grandes catástrofes ambientais e fomentar a economia a partir de propostas de Gestão. A  finalidade dessa gestão se encontra no tripé da sustentabilidade e capaz de gerar desenvolvimento tecnológico. A ciência, que tem nos recursos naturais é responsável por um grandioso parque natural de matéria-prima e diversos ramos da indústria.

Para que a agenda ambiental realmente ganhe forças no cenário político, é imprescindível que a bancada cresça em qualidade. Há a necessidade de aporte financeiro no setor, com o cumprimento da legislação socioambiental.

Qual é o perfil de quem entra para a bancada ambientalista?

Há pessoas que adotam o discurso da bancada do meio ambiente para se elegerem e há pessoas que levam essa questão a sério. A verdade é que a política precisa de pessoas que têm profundo conhecimento em gerenciamento de resíduos sólidos. Mas só o conhecimento não é suficiente. É preciso ter vontade de mudar a política brasileira. Precisamos estimular indústrias de reciclagem, logística reversa e economia circular. Precisamos colocar no poder pessoas com capacidade técnica e força de vontade. Quem se habilita? 

No vídeo abaixo, tivemos o prazer de falar sobre esse tema com nossos convidados do programa Quinta Sustentável. Está realmente imperdível. Confira você mesmo clicando no vídeo abaixo!

O Centro de Treinamento Virapuru é especialista em transformar a vida de pessoas que sonham empreender no mercado de resíduos sólidos.

Conheça os cursos que estão disponíveis para matrícula

Acesse agora.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Entre para nossa
lista de contatos

loading...

Mais Virapuru