Como funcionam as usinas de reciclagem de lixo

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O que são usinas de reciclagem e como participam na economia circular? Como montar uma usina de reciclagem? Quanto investir para trabalhar no comércio de recicláveis?

Há quase um século o mundo discute o que fazer para diminuir os impactos ambientais causados pelo excesso de lixo. Mas esta discussão não surgiu por acaso. Entre outros fatores, as mudanças climáticas que afetam o ecossistema e, claro, sobretudo a produção de alimentos comprometendo a vida na terra, levaram a humanidade a questionar o comportamento de consumo. 

Embora a implantação de soluções avance a passos lentos, pois resolver este problema global depende da consciência de cada um.  Alcançamos por fim uma série de propostas estratégicas que chamamos de desenvolvimento sustentável. 

Dentro dessa estratégia a economia circular desponta como a alma do consumo consciente. Surge assim uma nova forma de consumir e empreender onde indústrias recicladoras são parte fundamental no processo de reconstrução do equilíbrio no planeta. Quer entender um pouco mais sobre este processo e fazer parte deste plano de reconstrução? Leia este artigo e comente no final.

 

O que são usinas de reciclagem e como participam na economia circular? 

Conforme as estratégias propostas dentro do conceito de desenvolvimento sustentável, usina de reciclagem de lixo é a melhor maneira de aproveitar o lixo.  As usinas de reciclagem de resíduos, têm a função de transformar os materiais recebidos em matéria-prima para as indústrias transformarem em novos produtos. 

Dessa forma, todos os meios envolvidos no processo de reciclagem de resíduos, acabam criando um sistema de geração de empregos diretos e indiretos que muda também o cenário social. Veja como se movimenta toda essa cadeia produtiva: 

  • O resíduo do consumo é descartado;
  • O serviço de coleta ou catadores, recolhem este resíduo sólido;
  • Este resíduo vai para a usina de reciclagem onde é feito a triagem dos materiais;
  • Após a triagem, compactados ou não, estes recicláveis vão para a indústria;
  • Na indústria são transformados em um novo produto e devolvidos ao mercado.

Através de toda essa jornada, fecha-se o ciclo produtivo, realizando toda a metodologia da economia circular. 

reciclagem de lixo

Você sabia…

Que as usinas de reciclagem podem trabalhar com diversos materiais ou apenas com um gênero, vai depender da demanda, da localização e da produção local? 

Entre os diversos produtos triados nas usinas de reciclagem de resíduos, podemos citar alguns mais comuns, como: 

  • Papéis/Papelão
  • Plásticos 
  • Vidros
  • Metais
  • Pneus
  • Materiais eletrônicos e tecnológicos
  • Entulhos de construção

A matéria-prima no setor de reciclagem de resíduos é abundante e a indústria não cessa a demanda. Portanto, investir nesse mercado que cresce mesmo na crise, é lucro certo! O melhor de todos os bônus é ganhar dinheiro ajudando pessoas, salvando o meio ambiente e colaborando para o desenvolvimento sustentável. 

 

Como montar uma usina de reciclagem de lixo?

A nova Política Nacional de Resíduos Sólidos, homologada em 2010, traz, portanto, uma revolução em termos ambientais: os prefeitos não podem mais ficar omissos ao lixo, pois se tornou obrigatória a coleta e proibido descartar em lixões. 

A lei também é clara quanto à inclusão social de milhares de pessoas que ganham a vida nos lixões. Afinal, isso é concretizado através da promoção do emprego formal, com carteira assinada e demais benefícios. Outro grande diferencial é o incentivo à logística reversa.

Dessa forma, como estratégia para a gestão dos resíduos sólidos,  a reciclagem de lixo é um setor econômico bastante rentável e essencial. Sobretudo, considerando que toda atividade humana gera resíduo, nunca haverá escassez de matéria-prima neste mercado. E mais, boa parte desses insumos podem ser adquiridos gratuitamente. 

Diferente de comprar e vender recicláveis, porém dentro do mesmo segmento, uma usina de reciclagem de lixo precisa de estrutura física. Porém, esta necessidade varia conforme o tipo de resíduos que você pretende trabalhar. Para dar início a este projeto sem margem para erros, conhecer o mercado de resíduos sólidos é um diferencial. 

Por isso, a capacitação é indispensável! Afinal, com certeza a junção de vontade e conhecimento de causa, não pode ter outro resultado que não o sucesso. Assim, saber fazer estudos de gravimetria, saber onde estão fornecedores e compradores é pré-requisito para empreender do jeito certo. 

Não basta ter terreno, ter máquinas, ter galpão. Antes de tudo é preciso adquirir conhecimento.

Quanto investir para trabalhar com comércio de recicláveis?

No caso de usinas de reciclagem, os investimentos e custos de instalação são variáveis. Assim, depende, primeiramente, de uma análise  quanto ao porte da usina, se pequena, média ou grande. 

A partir disso, é preciso avaliar se o imóvel será alugado, ou próprio. Entretanto, quanto aos equipamentos, você pode começar apenas com uma esteira para triagem e comprar outros equipamentos reinvestindo seu lucro.

Contudo, se você quer apenas ser um corretor de recicláveis, primeiramente, vai precisar apenas de um telefone, lista de fornecedores e lista de compradores. Você ainda pode trabalhar com gerenciamento de projetos. 

Mas seja qual for a área que você escolher trabalhar dentro do amplo setor de comércio de recicláveis, inicialmente, desenvolver competências estratégicas é o maior diferencial. Portanto, as principais competências que um profissional de Gerenciamento de Resíduos precisa ter são:

  • Saber fazer o mapeamento do setor de resíduos sólidos;
  • Ter acesso à compradores de diferentes tipos de resíduos;
  • Entender tecnologias para o beneficiamento dos resíduos sólidos;
  • Conhecer as melhores demandas do mercado;
  • Ter noções sobre viabilidade econômica dos investimentos;
  • Conhecer e saber como tirar proveito da legislação ambiental;
  • Desenvolver técnicas de vendas e finanças;

Como dito neste artigo, o setor de reciclagem envolve uma diversidade de atividades que são grandes oportunidades de negócios. Por isso, a flexibilidade de investimentos para empreender, também é uma característica das atividades sustentáveis. 

Veja o caminho que os resíduos percorrem até chegar na indústria e se tornar um novo produto. Assim, escolha a atividade que estiver ao seu alcance e ajude a transformar a realidade socioambiental com muito lucro. 

Saiba mais sobre como se especializar em negócios sustentáveis. O Virapuru Training Center tem tudo o que você precisa para se tornar um profissional de sucesso.

Assista ao caso de sucesso de Francisco, Cometa da Sustentabilidade Virapuru

https://www.youtube.com/watch?v=m2hS1roqrQI

Para se especializar aprendendo as técnicas usadas nos países desenvolvidos, CLIQUE AQUI e abra as portas do conhecimento no setor de recicláveis!   

gerenciamento de resíduos sólidos pdf plano de gerenciamento de resíduos sólidos gerenciamento de resíduos sólidos no brasil gerenciamento de resíduos sólidos nas empresas residuos solidos plano de gerenciamento de resíduos sólidos sebrae gestão de resíduos sólidos urbanos gerenciamento de resíduos de serviços de saúde
O Engenheiro Ambiental Daniel Andrade descobre as oportunidade do mercado com o Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos

“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer” Geraldo Vandré

Quer se especializar e fazer a diferença ? 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Mais Virapuru

Trabalhe conosco

Designer Gráfico

É criativo e apaixonado pela produção de peças gráficas? Tem experiência em Ilustração e noções de animação para gráficos em projetos de vídeo, gifs animados e

Continue Lendo »
Trabalhe conosco

CMO / Diretor(a) de Marketing

Tem paixão e expertise em estratégias e projetos de Marketing de Conteúdo? Sabe liderar um time diverso de pessoas, sendo capaz de inspirá-lo ao alcance dos

Continue Lendo »