COMO GANHAR DINHEIRO COM COLETA SELETIVA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O que é a coleta seletiva de lixo? Quem é responsável pela coleta seletiva de resíduos sólidos? Quais os benefícios da coleta seletiva de resíduos? Entenda os 3 passos para ganhar dinheiro com coleta seletiva de resíduos sólidos. Você pode ganhar muito ao levar a soluções onde ela é necessária.

O cenário é de repulsão é nojo. Em um lixão a céu aberto os catadores tentam separar aquilo que horas antes foi misturado. Em suma, as condições de trabalho são precárias. Assim, no meio de urubus, mal cheiro, ratos e risco potencial de doenças, o catador não tem escolha, pois precisa sobreviver. Porém, se observarmos bem o que acontece em um lixão, vamos entender que a coleta seletiva pode salvar vidas. Sem dúvidas, o desafio é mostrar que a coleta seletiva também é uma atividade lucrativa. Como?

O que aconteceria em um lixão se todo o lixo estivesse devidamente separado e classificado? Imagine uma área gigante com materiais em abundância e um profissional mostrando onde podem ser utilizados como matéria prima. Surpreendentemente, mesmo misturado, o valor dos resíduos é comprovado pela busca diária de catadores em lixões a céu aberto. De fato, o que os catadores fazem é desfazer o erro da mistura. É mais um combate à consequência do que a causa. Dessa forma, seria muito mais lucrativo se evitassem a mistura. Mas como fazer isso na prática?

O que fazer?

Ao analisar o ciclo de vida do produto, o profissional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos dá a resposta. Estrategicamente é mais fácil conseguir este feito em um primeiro momento junto aos grandes geradores. Em paralelo, mas de forma independente se introduz o processo de educação ambiental na sociedade. O que parece complexo está sendo mostrado no TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS do Virapuru Training Center.

Coleta Seletiva de lixo
Como implementar? Todos se perguntam. Ganha o serviço quem souber responder! Quando você vai aprender?

O que é a coleta seletiva de lixo?

Segundo a Lei 12.305/2010, Coleta Seletiva é a coleta de resíduos previamente segregados conforme sua constituição ou composição. Enfim isso implica que os geradores devem separar seus resíduos de acordo com a classificação escolhida.

Para muitos, é quase impossível fazer com que as pessoas façam essa separação em casa. Em vista disso, os que pensam assim acabam por dizer que é algo utópico e prejudicam o mercado. Mas esse pensamento têm uma explicação. Pessoas que afirmam isso, só conseguem contemplar a visão dos resíduos domiciliares. Mas e os grandes geradores?

Como um profissional estrategista treinado pelo Virapuru, você consegue enxergar que é possível implementar isso. Os resíduos dos grandes geradores são diferentes e mais fáceis de serem separados. Com isso, é possível agregar mais valor aos resíduos e viabilizar o investimento em coleta seletiva. Na verdade, para usinas de reciclagem e tratamento de resíduos, a coleta seletiva pode ser vital.

Quem é responsável pela coleta seletiva de resíduos sólidos?

Aqui ocorrem as maiores confusões. Igualmente, o setor privado não consegue enxergar o lucro e portanto não se move. Por falta de argumentos corretos, o setor público tenta fazer coleta seletiva de lixo com cores diversas e fracassa. No Brasil ainda são raros os casos onde essa atividade foi implementada.

Exatamente neste ponto que o Profissional de Gerenciamento de Resíduos pode se destacar. Gerenciamento correto implica saber implementar um sistema de coleta de lixo favorável ao desenvolvimento do mercado de resíduos. Mas onde ter uma referência de como isso ocorre? Sem ter que inventar a roda, basta pensar nos países que já fizeram.

Virapuru Training Center com Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos
O Oficial de Controle Ambiental do Colégio Militar de Brasilia Marcos Medeiros conseguiu implementar acoes importantes do Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Quais os benefícios da coleta seletiva de resíduos?

Na sua opinião, qual a ligação entre coleta seletiva e reciclagem? O que a reciclagem precisa para funcionar? É preciso entender isso de maneira clara.

Qualquer usina de reciclagem, compostagem ou biogás precisa de material para processar. Quanto mais limpo esse material estiver, melhor. Aí é que entra o papel decisivo na metodologia utilizada para a coleta. Um serviço de coleta que mistura tudo, acaba desestimulando todas as usinas. Por outro lado, as próprias usinas se interessam em prestar o serviço de coleta seletiva. Mesmo que ainda não saibam disso. Ninguém melhor do que as usinas para fazer a coleta de forma adequada.

O que fazer para tudo dar certo na coleta seletiva? É preciso ter um agente atuando para misturar os ingredientes que fazem a coisa acontecer. O TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS te prepara para ser esse agente. As oportunidades são gigantes e a visão privilegiada é garantia de sucesso. Se especialize. O mercado precisa dos seus serviços.

coleta seletivo de residuos solidos - Tudo o que você precisa saber para implementar
Que países conseguiram fazer? Que exemplos você pode citar? Se qualifique e leve essas respostas aos seus clientes

Palavras Chave: coleta seletiva e reciclagem, coleta seletiva cores, coleta seletiva no brasil, coleta seletiva de lixo cores

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Mais Virapuru

Trabalhe conosco

Analista SEO

A Virapuru está contratando um Analista SEO para fortalecer sua equipe de profissionais que trabalham promovendo o desenvolvimento sustentável em todo o mundo. Sobre o Virapuru

Continue Lendo »