fbpx

COMO GANHAR DINHEIRO COM COMPRA E VENDA DE SUCATAS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O que pode atrapalhar a lucratividade no comércio de sucatas? Como são regulados os preços no mercado de sucatas e materiais recicláveis? Como funciona esse negócio de “commodities”? Como aumentar seu lucro no comércio de sucatas? Como você pode se tornar um especialista no comércio de sucatas?

Nesse último ano, a crise causada pelo coronavírus derrubou vários segmentos da economia no mundo. Simultaneamente, no comércio de sucatas e de materiais recicláveis, aconteceu justamente o contrário. A procura desesperada das indústrias por essas matérias-primas causou uma alta super positiva nos preços desses resíduos.

Em contrapartida, o número de catadores aumentou 300% em algumas regiões. Ou seja, há muito mais pessoas nas ruas atrás de sucatas e outros materiais com valor no mercado da reciclagem. Porém, é apenas uma multidão que começa neste nicho sem conhecimento algum. Isso por acreditarem que basta catar e vender.

A maioria das pessoas começam a recolher recicláveis por falta de opção.

O comércio de sucatas é um setor que mesmo com a oscilação dos preços de mercado, continua em expansão. Infelizmente, a maioria dos pequenos sucateiros e catadores, quase sempre, não sabem o tamanho desse mercado. Se quer, imaginam quanto o comércio de sucata movimenta por ano na economia mundial.

Essa falta de conhecimento e foco apenas na sobrevivência, faz da maioria dessas pessoas, integrantes do “bolsão da miséria”, que tristemente aumenta no Brasil e em outros países menos desenvolvidos.

O que pode atrapalhar a lucratividade no comércio de sucatas?

Primeiro, relembrando o que disse no início deste artigo, o comércio de sucatas vem entre uma crise e outra, se mantendo forte e em crescimento constante há muitos anos. Então, imediatamente surge a pergunta: “se é sólido, e tão lucrativo, porque poucas pessoas alcançam uma posição de destaque no comércio de sucatas?”

Bom, antes de qualquer coisa, a primeira trava do sucesso para qualquer um é o pensamento de que é um trabalho para quem não tem mais opção. Depois vem a crença limitante de que “fazendo para sobreviver, já está bom”!

Outro grande influenciador de fracassos, é a falta de conhecimento. Juntando todos estes ingredientes o resultado é: muito trabalho para pouco lucro. E isso acontece não só com catadores, mas também com pequenos e médios sucateiros.

Seja por impostos, multas ou mesmo por não saberem para quem vender, como comprar, como driblar as altas e baixas dos preços do mercado, micro e pequenos empresários veem seus rendimentos diluídos. Dessa forma, as pessoas que se tornam empresários de sucesso no comércio de sucatas, são aquelas que entendem do ramo.

Estes profissionais fazem sucesso, conseguem saber quando é hora de vender e o quanto precisam ter para conseguir preços melhores. Sabem também quais os produtos que estão em alta, quais estão com valor muito baixo para venda. Dessa forma, conseguem trabalhar aproveitando os melhores momentos do mercado.

Como são regulados os preços no mercado de sucatas e materiais recicláveis?

Sucatas, ferros velhos e outros materiais recicláveis são comodities na bolsa de valores de londres

Embora boa parte dos envolvidos no comércio de recicláveis e sucatas, não saibam, estes materiais são negociados no mercado internacional. Inclusive nas bolsas de valores. Antes de qualquer coisa, vale entender uma classificação básica para sucatas e recicláveis no mercado mundial de commodities:

As commodities de sucatas e materiais recicláveis (aparas de papel, sucata de ferro, plásticos e outros), são classificadas como mercadorias primárias, ou matérias-primas, que têm seu preço cotado e negociado de forma global.

Isto significa que os materiais coletados pelos catadores têm preços, são negociados em vários países e estão sujeitos às variações que as indústrias praticam ao redor do mundo, sendo cotadas em dólar ou euros.

Como funciona esse negócio de “commodities”?

As commodities são a base da economia global. Em poucas palavras, as commodities são matérias-primas essenciais para o consumo humano e que podem ser estocadas sem que percam a qualidade. Basicamente, elas são classificadas em: agrícolas, químicas, minerais, financeiras, ambientais e energéticas.

ferro, sucata, chaparia, sucata miúda, laão, alumínio entre outras ligas, são muito disputadas no mercado mundial

Sua principal característica é ser pouco processada, sendo utilizada na produção de produtos de maior valor agregado. Elas são produzidas em larga escala como o café, a soja, a carne, o petróleo, etc. E comercializadas no mercado mundial. Sucatas e recicláveis fazem parte dessa lista.

Portanto, são produtos que chamam a atenção de grandes investidores sendo que os preços e a demanda costumam variar. Essas ações (lotes de mercadorias), são negociadas na bolsa de valores.

Assim, os preços das commodities são padronizados e apresentam oscilações diárias as quais estão baseadas na oferta e procura internacional. No caso das sucatas e recicláveis os preços são ditados pela Bolsa de Valores de Londres.

O investimento em commodities podem ser realizados através de contratos futuros ou opções com o produto desejado. Basicamente, este ativo confere ao investidor o direito de comprar ou vender a commodity sob preço e quantidade em uma data futura estabelecida.

Como aumentar seu lucro no comércio de sucatas?

tudo é sucata, tudo vale dinheiro

Como você pode ver, o mercado internacional influencia totalmente nas altas e baixas dos preços no mundo todo. Ou seja: Muita oferta de produto e pouca procura=preços baixos; muita procura e pouca oferta de produto=preços altos.

Isso falamos no sentido geral, mas existem fatores que começam na triagem das sucatas e recicláveis que também interferem nos preços. Acompanhe:

  • Tipo de material
    Ferroso, não ferroso, bens móveis, veículos, máquinas e equipamentos, papel, borracha, plástico, etc.
  • Estado do material
    Se limpo ou sujo, misturado com outro tipo de material que não são do mesmo gênero, superado tecnologicamente, quebrado, acidentado, etc.
  • Quantidade
    Quantidade existente disponível ou estimativa da quantidade a ser disponibilizada num período a ser definido semanal / quinzenal /mensal.
  • Local
    Onde se encontra o material disponível (endereço e acesso ao mesmo), pois a maioria dos compradores em grandes quantidades, buscam ou pagam o frete.

Além de todas essas observações, você também pode fazer como os grandes investidores da bolsa. Comprar muito quando os preços estão em baixa, armazenar e vender suas sucatas quando os preços de mercado estiverem em alta.

Agora, se você quer descobrir os segredos do comércio de sucatas, e garantir seu lugar de destaque nesse mercado, vou lhe dar outra dica: Antes de qualquer coisa, invista em conhecimento! Especialize-se e tenha informações privilegiadas.

Como você pode se tornar um especialista no comércio de sucatas?

Sucesso é você quem costrói

Antes de responder a pergunta desse subtítulo, vou lhe fazer outra pergunta: O que é um especialista? Tenho certeza que a sua resposta foi: A pessoa que sabe de tudo em determinada área. Portanto aí vai a resposta para o subtítulo, invista no seu conhecimento!

Descubra o ritmo dessa dança do mercado, saiba quais os melhores materiais e quais os mais vendidos. Desenvolva estratégias de compra e venda, descubra os grandes compradores. Saiba onde encontrar material de qualidade, desenvolva suas competências para o comércio de sucatas.

Para se tornar um especialista no comércio de sucatas vem para o Virapuru! No Virapuru Training Center, você encontra cursos e treinamentos que te conduzem na jornada do desenvolvimento profissional. Afinal é o projeto mais ambicioso de transferência de conhecimento no mundo!

No Virapuru Training Center, todo nosso conteúdo é voltado para o desenvolvimento de novos consultores e empreendedores ambientais. Aqui você encontra informações precisas sobre negócios sustentáveis e lucrativos para desenvolver as competências necessárias e escalar seus negócios.

Entre para o universo dos Cometas da Sustentabilidade, especialize-se! o Virapuru ajuda você. Inscreva-se no nosso canal no YouTube, participe de nossas lives, leia nossos artigos, acompanhe nossas redes sociais e fique informado com o melhor conteúdo!

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Entre para nossa
lista de contatos

loading...

Mais Virapuru