O que é o gerenciamento de resíduos? O que é o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos? O que faz um Profissional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos? Quanto se pode ganhar com Gerenciamento de resíduos sólidos? O que você precisa saber para ganhar dinheiro com Gerenciamento de Resíduos Sólidos?

No lixo urbano temos simultaneamente um dos maiores problemas urbanos e as maiores oportunidades de emprego e negócio da atualidade. Eventualmente, em muitas cidades, o problema já começa com a coleta. Por exemplo, com veículos velhos e sem condições plenas de uso o lixo é coletado e acaba caindo novamente nas ruas. Para completar, muitas cidades não dispõem de soluções para o tratamento do lixo. Consequentemente são inúmeros lixões à céu aberto. Segundo o site O Estado em 2017 o Brasil ainda tinha cerca de 2.976 lixões.

Enquanto isso, os países de primeiro mundo se tornam cada vez mais ricos não somente pela quantidade de dinheiro. Certamente, a forma como fazem o tratamento de resíduos sólidos os ajuda a exportar tecnologias para países subdesenvolvidos.  Como resultado, os países ricos se desenvolvem e enriquecem mais ainda.

Mas como desenvolver o mercado de resíduos sólidos? Como se qualificar para este mercado? Como conseguir finalmente ganhar dinheiro com gerenciamento de resíduos sólidos? Os privilegiados conseguem perceber que o retorno financeiro é muito maior quando se investe prioritariamente em qualificação própria. O Virapuru Training Center, sediado na Alemanha, tem o melhor Treinamento do mercado com este fim. Você já se imaginou sendo o profissional que vai ganhar dinheiro resolvendo os problemas causados pelo lixo na sua cidade? Conheça o TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS do Virapuru. Essa qualificação pode mudar a sua vida.

Como ganhar dinheiro com lixo? Somente um Treinamento profissional vai poder te fazer enxergar o óbvio para os bilionários deste setor

O que é o gerenciamento de resíduos?

O gerenciamento de resíduos sólidos no brasil é definido por lei da seguinte forma:

Lei 12.305/2010 Art. 3° Inciso X – gerenciamento de resíduos sólidos: conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos, exigidos na forma desta Lei;

De forma equivalente na União Européia é definido o conceito de Gestão de Resíduos da seguinte forma:

DIRECTIVA 2008/98/CE Art. 3° Inciso 9 «Gestão de resíduos», a recolha, o transporte, a valorização e a eliminação de resíduos, incluindo a supervisão destas operações, a manutenção dos locais de eliminação após encerramento e as medidas tomadas na qualidade de comerciante ou corretor;

O que é o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos?

Em diversos países, as empresas públicas e privadas precisam comprovar a destinação ambientalmente adequada dos resíduos sólidos produzidos por sua atividade. Assim, o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos é o documento que comprova a destinação perante os órgãos responsáveis.

Normalmente, este documento deve ser elaborado por alguém que não esteja ligado ao quadro de funcionários da empresa. Este fato cria uma demanda muito grande por profissionais e empresas que prestam este serviço.

Ao elaborar um PGRS você têm acesso à dados importantes que podem demonstrar a viabilidade econômica de muitos projetos. Esses dados são a base para abrir empresas de consultoria, reciclagem, separação de resíduos, compostagem, biogás e muitos outros.

O que faz um Profissional de Gerenciamento de Resíduos Sólidos?

Para trabalhar nesta área conforme a Lei, o profissional precisa oferecer soluções para o lixo urbano e rural. Isso inclui as etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação dos resíduos e disposição dos rejeitos.

Entre as diversas competências necessárias, vale destacar as seguintes:

  1. Como fazer o diagnóstico dos resíduos: Existem normas e regulamentações para fazer a análise quantitativa e qualitativa dos resíduos, a chamada gravimetria dos resíduos sólidos. A classificação correta é decisiva para a destinação e comercialização dos resíduos.
  2. Como fazer o mapeamento do mercado de resíduos: Para destinar de forma ambientalmente adequada, o profissional precisa conhecer as soluções existentes em sua região.
  3. Como criar novos negócios: A interpretação estratégica desses dados permite que você identifique inúmeras oportunidades de negócios altamente lucrativo. Você se torna um expert em soluções em um mundo onde a maioria das pessoas só enxergam problemas. Esse é o sonho de todo profissional ou empresa que ganha dinheiro oferecendo soluções.

Quanto se pode ganhar com Gerenciamento de resíduos sólidos?

A maneira mais rápida para isso é o gerenciamento de resíduos sólidos nas empresas. O processo de contratação é direto, rápido e descomplicado. O que decide se você vai ser contratado ou não é o poder de convicção de suas competências. Você precisa ser capaz de mostrar soluções inovadoras e lucrativas para o contratante.

Acredite: Se você tiver uma visão limitada, só consegue ganhar dinheiro com prestação de serviços de consultoria para elaborar PGRS. Se tiver o devido treinamento, vai interpretar os dados da gravimetria com o mapeamento do mercado e identificar oportunidades. Por quanto você venderia um estudo de viabilidade sobre um negócio com uma usina que dá retorno em 2 anos. Esses valores podem chegar até € 100.000 a depender da qualidade do seu estudo de viabilidade. Agora imagine que a indústria de resíduos é composta de vários empreendimentos como: Usinas de compostagem e biogás além de recicladoras de vidro, de papel, de pneus, de plásticos (e suas subdivisões), aterros e muito mais.

Não há limites de ganho para quem consegue comprovar suas competências. Este é o grande segredo desta área. O desenvolvimento de competências práticas e voltadas ao mercado real.

Ficou curioso? No vídeo abaixo vou te dar mais algumas sacadas. Veja:

O que você precisa saber para ganhar dinheiro com Gerenciamento de Resíduos Sólidos?

O profissional de gerenciamento de resíduos precisa implementar soluções práticas para um mundo de diferentes cenários. Por isso precisa de uma visão flexível e altamente voltada para o mundo dos negócios. Você conquistará seus cliente e conseguirá ganhar dinheiro com lixo quando:

  1. Mostrar aos seus clientes a forma correta de fazer destinação dos resíduos;
  2. Fazer com que seus clientes ganhem dinheiro vendendo seus resíduos mais valiosos;
  3. Reconhecer oportunidade de negócios lucrativos para usinas de triagem, compostagem, biogás, reciclagem;
  4. Mostrar aos donos de aterros sanitários como expandir seus negócios para que não sejam extintos devido ao reaproveitamento de materiais;
  5. Ajudar empreendedores e investidores a montar uma empresa de compra e venda de resíduos;
  6. Conhecer os caminhos para abrir uma empresa de limpeza;
  7. Entre outras.

Quer ganhar dinheiro vendendo soluções em um mercado que a maioria só enxerga problemas? Ficou se perguntando como e onde desenvolver essas competências no seu tempo livre e sem precisar sair de casa? É hora de você conhecer o TREINAMENTO EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS do Virapuru training Center.

O que você tem a perder? O que você já está perdendo por não conhecer os segredos do Gerenciamento de Resíduos Sólidos?

Referências:

  • Lei 12.305/2010 – Política Nacional de Resíduos Sólidos (Link)
  • DIRECTIVA 2008/98/CE DO PARLAMENTO EUROPEU E DO CONSELHO de 19 de Novembro de 2008 (Link)
  • 2.976 lixões continuam funcionando no Brasil Site O Estado 05 de junho 2017 (Link)