COMO MONTAR UMA USINA DE RECICLAGEM DE LIXO

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Você já pensou em ser o gestor ou dono de uma usina de reciclagem de lixo? O que você pode fazer para montar uma recicladora de lixo? O que você deve fazer para iniciar um projeto de reciclagem de lixo? Vamos falar sobre reciclagem de resíduos? Saiba Como montar uma usina de reciclagem de lixo. 

Conseguir ganhar dinheiro fazendo o bem é o sonho de muita gente. É também o seu? Trabalhar com usinas de reciclagem de lixo significa que você ganha dinheiro limpando o meio ambiente. De quebra, você gera emprego para quem for coletar os resíduos. Mas apesar de ser o sonho de muitos, somente poucas pessoas conseguem entender como este negócio funciona de fato. Qual o motivo?

Reciclar significa reintroduzir no ciclo produtivo, produtos que foram descartadas e se tornaram resíduos. Ao trabalhar dessa forma, os recicladores contribuem significativamente para que lixo não se acumule nas ruas ou em locais inapropriados. 

Você já pensou em ser o gestor ou dono de uma usina de reciclagem de lixo?

Se você quer trabalhar com gerenciamento de projetos, seja o seu projeto ou não, você precisa desenvolver competências estratégicas. Estacionar seu desenvolvimento em uma zona de conforto é muito arriscado. Imagine alguém mais competente que você chegando na empresa …

Conheça agora algumas das principais competências que um profissional de Gerenciamento de Resíduos precisa ter:

  • Saber fazer o mapeamento do setor de resíduos sólidos;
  • Ter acesso à compradores de diferentes tipos de resíduos;
  • Entender de tecnologias para o beneficiamento dos resíduos sólidos;
  • Conhecer as melhores demandas do mercado e saber como fabricar produtos para suprir essa demanda;
  • Ter noções sobre viabilidade econômica dos investimentos;
  • Conhecer e saber como tirar proveito da legislação ambiental;
  • Ser capaz de gerar emprego e renda para catadores e população de baixa renda;
  • Ter uma ampla capacidade de influência e formação de redes;
  • Entre outras.

Como você tem se preparado?

O que você pode fazer para montar uma recicladora de lixo?

gerenciamento de resíduos sólidos pdf plano de gerenciamento de resíduos sólidos gerenciamento de resíduos sólidos no brasil gerenciamento de resíduos sólidos nas empresas residuos solidos plano de gerenciamento de resíduos sólidos sebrae gestão de resíduos sólidos urbanos gerenciamento de resíduos de serviços de saúde
O Engenheiro Ambiental Daniel Andrade descobre as oportunidades do mercado com o Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos

Além de um bom estudo de mercado onde você identifica seus clientes, a área de resíduos tem um desafio. Nem sempre é possível comprar matéria prima para sua produção. Isso ocorre porque ninguém vai gerar resíduos somente para que você possa tocar seu empreendimento. Então, um grande desafio é garantir acesso a matéria prima.

Estudos mostram que a maioria dos empreendedores têm no lixão sua fonte de material reciclável. Isso significa muitas vezes, trabalhar em situações precárias, expostos ao sol ou frio e sem infraestrutura. São vários os casos de doenças como tétano, hepatite, … que muitas vezes levam os catadores de lixo à óbito. A pergunta é: Existe um caminho mais fácil? SIM, ele existe.

É importante entender que a única coisa que lhe separa de um caminho menos doloroso é a informação. Imagine quanta diferença teria na sua vida se você tivesse as informações da sua velhice durante sua juventude! Quantos acertos a mais você faria? Quantos erros a menos você teria? Agora imagine que você pode obter as experiências de uma outra pessoa. Quanto você estaria disposto a investir no conhecimento de outra pessoa? Isso se torna quase imensurável. Fato é que, conhecimento é poder de fato!

O que você deve fazer para iniciar um projeto de reciclagem de lixo? Vamos falar sobre reciclagem de resíduos?

Sabemos que os resíduos de melhor qualidade são aqueles que ainda não foram contaminados. Se você parar para pensar, a contaminação dos resíduos acontece no caminhão de coleta. E se você conseguisse chegar aos resíduos antes da coleta?

Estamos falando aqui de coleta seletiva. É durante a aplicação de um bom Gerenciamento de Resíduos que você consegue estabelecer a destinação correta os resíduos. Conseguiu entender um ponto estratégico e mágico no processo? A coleta seletiva é na verdade uma excelente oportunidade de ter material com alto valor agregado. Além disso, garantir acesso à matéria prima, significa não ficar mais vulnerável às más gestões públicas.

Vamos conversar um pouco mais sobre isso?

Nossa opinião

Se você pretende trabalhar com reciclagem de resíduos sólidos, é necessário garantir acesso à matéria prima. Para isso, precisa ter uma ligação com os grandes geradores de resíduos. Estes precisam destinar seus resíduos por conta própria, no Brasil ou na Europa. A melhor forma de ter contato com essas empresas é através da prestação de serviços ligados ao Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

“Quem sabe faz a hora, não espera acontecer” Geraldo Vandré

Você vai garantir acesso ao material que você quer, sabendo identificar as empresas que os geram. Além disso, você saberá o que deve fazer para atender as demandas dessas empresas.

Palavras Chave: Reciclagem de Plásticos, negócios sustentáveis, desenvolvimento sustentável, compra e venda de recicláveis,

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Mais Virapuru

Trabalhe conosco

Analista SEO

A Virapuru está contratando um Analista SEO para fortalecer sua equipe de profissionais que trabalham promovendo o desenvolvimento sustentável em todo o mundo. Sobre o Virapuru

Continue Lendo »