COMO TER SUCESSO COM MERCADO DE RESÍDUOS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O que é mercado de resíduos? O que é ser bem sucedido no mercado de resíduos? Como ser bem sucedido no mercado de resíduos começando do zero? O que é preciso fazer para construir uma carreira no mercado de resíduos?

A compra e venda de recicláveis deveria ser regra e não exceção. Diariamente, os aterros sanitários recebem toneladas de materiais descartados que deveriam servir como matéria prima. Nesse planeta, todo o dinheiro, tempo e energia gastos vão parar no lixo. A humanidade está mais próxima de colonizar o planeta Marte do que de resolver o problema da geração de resíduos. Onde foi que erramos?

Há quem diga que ninguém tem mais tempo para nada na vida moderna. O trabalho monopoliza todo o tempo das pessoas. Por causa disso, ninguém consegue fazer algum movimento para mudar o futuro. Mas será que é tão difícil deixar o lixo separado em casa?

Todo problema começa a ser resolvido dando o primeiro passo. No que se refere aos resíduos sólidos, tudo tem início na separação. Se em cada residência o plástico fosse separado do vidro e do papel e consequentemente dos resíduos orgânicos, talvez a realidade fosse outra. Não haveria lixões e os vendedores de sucatas poderiam lucrar mais com a melhor qualidade das mercadorias.

Dessa forma, o mercado de resíduos se tornaria mais lucrativo do que é hoje. Provavelmente isso atrairia ainda mais empresários para a área da sustentabilidade. Você não acredita que é possível ter sucesso no mercado de resíduos? Então leia o nosso artigo e dê o primeiro passo para uma nova vida!

O que é mercado de resíduos?

De uma forma simples, o mercado de resíduos é formado pela compra e venda de materiais recicláveis. A grande vantagem que ele oferece é o fácil acesso à mercadoria. Todos os habitantes do planeta descartam produtos o tempo todo e isso pode se tornar uma fonte de renda. Em contrapartida, a grande dificuldade é manter a qualidade do que se compra e se vende.

Em uma lixeira são depositados todos os tipos de resíduos, orgânicos ou não. Essa mistura faz o preço da sucata cair muito, ou pode até mesmo impedir a venda. Quantas oportunidades de negócios foram perdidas por conta desse falso comodismo ao longo da história? Quem quer entrar nesse mercado, não deve permitir jamais que resíduos orgânicos e recicláveis se misturem.

Como já falamos, no mercado de resíduos, tudo começa na separação dos materiais. Depois que o plástico é separado do vidro e do papel, é preciso pensar na destinação. Deve-se procurar quem compre ou recolha sucatas. É neste momento da comercialização, que o lixo passa a ser dinheiro no mercado de recicláveis.

Quando a transação financeira é feita, muita gente começa a visualizar o caminho das pedras. Quem consegue ganhar dinheiro com uma pequena quantidade de materiais descartáveis, descobre que pode conseguir mais.

Com certeza, a pessoa bem sucedida no mercado de resíduos é aquela que estabelece um objetivo e consegue cumprir. Mas a grande verdade é que quando alguém é bem sucedido nesse setor, o resto da humanidade também colhe os frutos.

Resíduos sólidos recicláveis são comprados a toneladas pelas indústrias no mundo todo

 

Nesse tipo de negócio, o empresário pode determinar o quanto quer ganhar. O lucro dele é diretamente proporcional à qualidade de vida da população. Quanto mais o lixo é negociado, menores são os impactos ambientais.

Como ser bem sucedido no mercado de resíduos começando do zero?

A compra e a venda de resíduos é algo simples quando é feito em pequenas quantidades. Quem pretende trabalhar em larga escala, precisa, em primeiro lugar, garantir o fornecimento constante desses materiais, que devem ser de boa qualidade. É preciso pensar diferente e também investir na compra de resíduos de outros catadores.

A chave para o sucesso está no planejamento. É preciso encontrar o jeito mais fácil de ter acesso aos resíduos. Saber para quem vender e como negociar seus materiais. Você pode até não acreditar, mas o comércio de recicláveis, é um dos poucos setores onde você precifica seus materiais.

Por exemplo, no agronegócio, que é o principal PIB do Brasil, quanto mais se tem para vender, mais o comprador pechincha para pagar. No comércio de recicláveis acontece exatamente o oposto: Quanto mais material você tem, mais você pode ganhar na hora da venda.

O que é preciso fazer para construir uma carreira no mercado de resíduos?

A partir da separação do lixo, já começa a identificação dos materiais com maior valor agregado, neste momento, a possibilidade de inúmeros negócios a partir dos resíduos, pode ser visualizada. É possível acumular resíduos, encontrar compradores e ter uma fonte de renda extra, ou se tornar um empresário de sucesso neste setor. Só depende de onde você quer chegar.

Para alcançar o sucesso sem ter prejuízos com possíveis erros é preciso se capacitar. O conhecimento é algo que se constrói. Nenhuma pessoa que tem sucesso hoje no mercado de resíduos, nasceu conhecendo o melhor caminho para percorrer. E você não precisa cometer os mesmos erros que os outros. Basta saber onde buscar o conhecimento que o mercado exige.

O Virapuru Training Center é especialista em formar empresários do setor de resíduos sólidos. Pensando em fomentar o mercado de resíduos, o curso CORE foi criado para atender todas as pessoas que querem empreender neste segmento. Já pensou em receber a melhor qualificação do mercado? Pois o core te ensina o caminho para ganhar dinheiro com recicláveis, ajudar pessoas e o meio ambiente.

Clique aqui e garanta sua vaga

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Mais Virapuru

Trabalhe conosco

Designer Gráfico

É criativo e apaixonado pela produção de peças gráficas? Tem experiência em Ilustração e noções de animação para gráficos em projetos de vídeo, gifs animados e

Continue Lendo »
Trabalhe conosco

CMO / Diretor(a) de Marketing

Tem paixão e expertise em estratégias e projetos de Marketing de Conteúdo? Sabe liderar um time diverso de pessoas, sendo capaz de inspirá-lo ao alcance dos

Continue Lendo »