top of page

Jornada Sustentável

JORNADA SUSTENTÁVEL

Cadastre seus dados para fazer uma viagem no mundo de oportunidades do setor de resíduos sólidos!

Obrigado por entrar em contato! Salve nosso contato comercial@virapuru.com na sua conta para evitar que nossos emails sejam visto como spam.

COMO TRABALHAR COMO CORRETOR AMBIENTAL

O que é corretagem ambiental? O que faz um corretor ambiental? Quais as formas de fazer compra e venda de resíduos? Entenda mais sobre essa modalidade pouco explorada de negócios com resíduos lendo aqui. 


O lixo é um grande incômodo para muitos. Logo, a imagem que se gera é de ruas sujas e mal cheirosas. As pessoas desviam do lixo e cria-se um certo repúdio para qualquer coisa que tenha ligação com o tema. Talvez esse seja um dos motivos que explicam a quantidade de lixo sem destinação ambientalmente correta.


O que é considerado lixo, na verdade em sua maioria, são matérias-primas que podem ser comercializadas. Deste ponto de vista, o curioso é que a diferença entre lixo e resíduo é a informação.  Se você souber como reaproveitá-lo o lixo vira resíduo, e não algo sem utilidade. 


Por fim, conclui-se que só existe lixo nas vias públicas, terrenos baldios, rios e mares porque a maior parte das pessoas não fazem a separação e destinação correta. De todo lixo que é produzido, 99% são materiais  que podem ser reciclados ou reaproveitados.


Enquanto alguns não enxergam, outros conseguem criar verdadeiras fortunas com a compra e venda de lixo, ou melhor, resíduos. O profissional que trabalha com a comercialização de resíduos é chamado de Corretor Ambiental. 

corretor ambiental, negócios com resíduos

O que é corretagem ambiental?

A corretagem ambiental é quando alguém vende material reciclável e reaproveitável de terceiros e ganha uma comissão por este trabalho. Esta atividade ajuda quem têm acesso ao material, como catadores, que não conseguem comercializar o que recolhem direto para grandes compradores. 


A explicação para isso é simples e óbvia. Os maiores casos de sucesso nessa área são vendedores profissionais que conhecem como o mercado de resíduos funciona e sabem de quem comprar e para quem vender.

Dentro do conceito de corretor, o mais comum é o corretor de imóvel. Porém, a função dele também é exatamente vender algo que pertence a terceiros em troca de comissão. Assim, ao se especializar em seu mercado, o corretor de imóveis consegue vender cada vez mais. 

Este mesmo princípio é aplicado a resíduos, máquinas, equipamentos e usinas inteiras por profissionais na Europa. Apesar de ser novidade em países como Brasil, o mercado de resíduos movimenta bilhões de euros no mundo todo.


O que faz um corretor ambiental?

O Corretor Ambiental é o profissional especializado em vender recicláveis e soluções técnicas para o mercado de resíduos sólidos. Para realizar seu trabalho com qualidade, o profissional precisa entender sobre legislação, tecnologia e negócios com resíduos sólidos. Porque a partir disso é possível desenvolver os argumentos de venda.


O sucesso neste mercado é um sinal claro da competência argumentativa deste profissional. Ou seja, aqui a principal ferramenta é a capacidade técnica do corretor. Por isso, ao mapear o mercado, descobre onde estão os fornecedores e compradores de diferentes tipos de materiais. Saber classificar os resíduos de acordo com regulamentações vigentes e conhecer as destinações adequadas são peças chave para o sucesso.


Quais as formas de fazer compra e venda de resíduos?

Existem várias formas de trabalhar com recicláveis e no setor de resíduos. Contudo, como corretor ambiental, você deve conhecer muito bem o mercado e seus segmentos. Enquanto você vende por comissão, você não corre riscos de ter prejuízo. Com tudo, ao investir capital próprio o risco de não vender é todo seu. 


É necessário se especializar nas demandas dos serviços de coleta, transporte, destinação de resíduos e disposição de rejeitos. Dessa forma, você consegue ter sucesso sem correr riscos de falência como na história de Geraldo Rufino.


Mas como entrar nesse mercado sem ter o conhecimento e a experiência necessária? Assim como na ciência, você pode aproveitar a experiência dos outros para se livrar de problemas comuns dessa área. Ou buscar capacitação para empreender com conhecimento de causa. 


Seu trabalho tem impacto direto na vida de milhares de catadores e pessoas de baixa renda.

Por isso, ao complementar a venda de materiais, você se torna a esperança de quem trabalha duro em lixões, sobretudo daqueles que andam pelas ruas, buscando material e nunca terá acesso a um treinamento profissional. Assim, você pode ser a diferença na vida de milhares de pessoas que vivem à margem da sociedade. Afinal, o que você quer contar aos seus netos no final da sua vida?


Vamos explorar um pouco mais sobre esse tema? Agora que você já conhece a história do catador Geraldo Rufino que virou milionário, está pronto para assistir ao vídeo abaixo:


149 visualizações0 comentário

Posts Relacionados

Ver tudo
bottom of page