fbpx

COMO VENCER A CRISE TRABALHANDO COM COMÉRCIO DE SUCATAS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O que leva pessoas a catar lixo, a crise? Porque a maioria das pessoas que trabalham com comércio de sucatas não querem mudar de ramo? Qual a melhor forma de empreender no comércio de sucatas?

Hoje com tantas crises ao mesmo tempo, vivemos o “salve-se quem puder”. Embora cada meio de comunicação traga as notícias conforme ditam seus editores, a verdade é que a situação é complicada e muito crítica…

Atualmente o poder de compra diminuiu radicalmente, com isso a qualidade de vida também. Além das centenas de milhares de mortos por coronavírus, o número de mortes por infarto aumentou de maneira absurda. Porque será? A crise econômica apertou geral e as preocupações aumentam todos os dias.

Sem ter como pagar as contas, milhares de empresas estão fechando as portas. A palavra ‘crise’ está no topo do vocabulário. Só no primeiro trimestre de 2021, a taxa de desemprego no país atingiu o recorde de 14,7%.

A partir das projeções do último relatório do FMI, o desemprego ainda deve subir mais 14,5% ainda neste ano. Isso significa que pode ultrapassar a taxa de países como Colômbia e Peru. Uma crise histórica que acabou com a seguridade do cidadão em todos os sentidos.

Agora, adivinha onde a maioria dos desempregados vão garimpar sobrevivência? No Lixo! Com isso, a concorrência no mercado de sucatas e no comércio de recicláveis aumentou em mais de 300% em algumas regiões.

milhares de pessoas vivem dos lixões, deveriam viver da reciclagem

Com o fechamento de empresas,cada dia mais pessoas se tornam catadores. Milhões de pessoas vivem dos lixões quando na verdade deveriam viver de Reciclagem.

“Toda vez que há crise econômica, em que o mercado de trabalho formal diminui, há um crescimento do trabalho informal, principalmente dos catadores autônomos, que coletam material pelas ruas e lixões. ” Notícias G1

O que leva pessoas a catar lixo para sobreviver, a crise?

É verdade que raramente, as pessoas entram para a reciclagem por entender a importância e necessidade desse setor. Com raras exceções, a maioria das pessoas passam a procurar por materiais nas ruas e lixões por falta de opção.

À primeira vista, para ser catador não precisa de nenhum pré-requisito. Além do mais, é uma forma muito rápida de levantar dinheiro. A negociação é simples, se resume basicamente em juntar e vender, os pagamentos pelo material é na hora! Embora seja um mercado que movimenta bilhões, geralmente os catadores são os menos favorecidos na hora de dividir o bolo financeiro.

Talvez isso aconteça porque o valor desses trabalhadores em todo esse processo não é reconhecido. Frequentemente os catadores sofrem algum tipo de preconceito. Podemos dizer que são invisíveis para a sociedade. Porém são a peça mais importante na engrenagem da sustentabilidade que o mundo tanto anseia.

viver de reciclagem para muitos é falta de opção. Mas quando estas pessoas entendem que é lucrativo e beneficia toda a sociedade, a conjectura muda
O Projeto Pimp my carroça promove a valorização dos catadores como profissionais ambientais.

Você sabia…

Que os catadores são responsáveis por coletar 90% de todo material que é reciclável? São também os principais agentes na educação da população no contato porta-a-porta da coleta seletiva; Da mesmo forma ajudam a diminuir os custos dos municípios com serviços de limpeza, conseguem reduzir significativamente a quantidade de material enviado aos aterros. Dessa forma, fazem a economia circular acontecer!

Porque a maioria das pessoas que trabalham com comércio de sucatas não querem mudar de ramo?

Quando o catador entra para o universo da reciclagem, dia após dia, vai descobrindo a riqueza de seu trabalho. Ainda que a sociedade não reconheça, o catador passa de ‘sem opção de trabalho’ para a condição de profissional essencial!

Por fim, trabalhando no lixo, descobrem que o rejeito da sociedade na verdade é uma fonte de renda muito lucrativa. Neste setor, muitos se contentam em apenas coletar e vender. Em contrapartida, aqueles que enxergam a grandeza desse mercado, se tornam grandes empresários no setor de resíduos.

Isso porque descobrem que as indústrias querem aumentar o lucro economizando na matéria-prima. Sendo assim, o comércio de sucatas e de recicláveis alimentam essas indústrias. Diante disso, eu lhe pergunto: quem vai sair de um mercado que tem clientes loucos pra comprar, com lucro certo e possibilidades infinitas de crescimento?

reciclagem é mina de dinheiro

Qual a melhor forma de empreender no comércio de sucatas?

Bom, com certeza, não é encarando esse trabalho como marginal ou última opção. Como você viu neste artigo, há quem se limite e quem avança no mercado de resíduos. Então, com certeza a melhor forma de começar a empreender é conhecendo a importância do setor e o caminho a ser trilhado.

Para que você entenda o comércio de sucatas e alcance os resultados que os grandes empresários conquistaram, conhecimento é indispensável. Antes de mais nada, saber identificar materiais e onde pode negociá-los, é o primeiro passo. A partir de então, você define com qual ou quantos tipos de materiais quer trabalhar.

No comércio de sucatas, comumente são negociadas sucatas ferrosas e não ferrosas. Essa variedade de composição abre muitas possibilidades de negociação. Sem falar que estes materiais são negociados local e internacionalmente. Ou seja, prosperar no comércio de sucatas vai depender somente do seu conhecimento e de suas estratégias.

Mas tem a questão da crise… Que crise, que nada! O segmento de sucatas metálicas movimenta sozinho R $6,38 bilhões por ano! Ou seja, nem as várias formas de crise frearam este mercado. Com ou sem coronavírus, o setor de sucatas continua gerando milhões de empregos diretos e indiretos por todo o mundo.

E tem mais, no comércio de sucatas você pode começar aos poucos, como uma atividade extra, ou mergulhar de cabeça. Mas sem dúvidas, mesmo nesse momento, é um mercado que continua crescendo e que dá retorno imediato. Desse modo, é um caminho seguro para atravessar esse período de crise sem sacrificar sua família e promovendo a sustentabilidade.

saber comprar, saber vender, precificar, são conhecimentos que fazem diferença no mercado de resíduos

Qual a melhor forma de empreender no comércio de sucatas?

Saber o que está fazendo, faz toda diferença no resultado final. Pois ao contrário do que se pensa, um profissional especializado no comércio de sucatas chega rápido ao topo. Ao invés de ficar se batendo, sem saber nada do assunto e acabar na mão dos atravessadores busque antes de tudo, conhecimento.

Com qualificação você vai saber exatamente quais os materiais mais produzidos em sua cidade ou região. Vai saber identificá-los tanto por sua natureza, quanto por seus valores de mercado. Vai conseguir mapear fornecedores, juntar grandes quantidades e negociar com os grandes compradores.

Você deve estar pensando: mas até eu aprender tudo isso, vou levar anos! Acalma teu coração. Com certeza se você se jogar sem conhecer, vai levar mesmo muito tempo até achar a fórmula do negócio. Porém, existe sim a tábua de salvação.

Voc]ê pode sim ganhar dinheiro cuidando do planeta. Não precisa ser milionário para isso. No comércio de sucatas você pode começar a negociar semum real no bolso

Quando falamos de Resíduos Sólidos, seja gerenciamento, comércio, geração de energia e normas ambientais, o Virapuru Training Center é a maior referência. Afinal é o único centro de treinamento em língua portuguesa 100% voltado ao desenvolvimento do mercado de resíduos.

Através de nossos cursos e treinamentos, mais de 5000 alunos trabalham levando soluções aos problemas e impactos ambientais causados por todos os tipos de resíduos. O melhor de tudo, é que além de conhecimento técnico e legislação ambiental, o Virapuru ensina como empreender e enxergar as oportunidades de negócios neste amplo setor dos resíduos.

Desde Comércio de Sucatas até negócios com Biodigestores Comerciais CSTR, o Virapuru dá o mapa da mina e te ensina o caminho das pedras! Quer conhecer nossa grade de cursos e treinamentos e se preparar para empreender na área ambiental com sucesso?

Clique aqui e navegue no Virapuru Training Center.

 

 

 

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Entre para nossa
lista de contatos

loading...

Mais Virapuru