fbpx

GESTÃO E GERENCIAMENTO INTERNACIONAL DE RESÍDUOS SÓLIDOS

(0 review)
€ 100,00
course-12

O que é Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos? Como o setor de resíduos está segmentado? Como o setor de resíduos sólidos é regulamentado? Quais as formas de tratamento de lixo que existem? Como é a viabilidade econômica de projetos com resíduos sólidos?

Tudo o que você precisa saber sobre Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos em um curso prático. Você vai ter uma noção geral sobre resíduos sem precisar ir para universidades ou fazer cursos muito longos.

O que é Gestão e Gerenciamento de Resíduos Sólidos?

O principal desafio de quem trabalha com Gestão e Gerenciamento de Resíduos é destinar o lixo cumprindo a legislação ambiental. Para fazer isso, o profissional precisa conhecer os segmentos do mercado, regulamentação, formas de tratamento e a economia dos empreendimentos.

Como o setor de resíduos está segmentado?

Neste capítulo vamos conhecer os segmentos do mercado de resíduos sólidos. Vamos falar sobre armazenamento, coleta, transporte, separação, destinação e disposição de resíduos. Além disso, vamos entender mais sobre os produtos e serviços prestados nestes diferentes segmentos.

Você vai poder falar sobre as divisões deste mercado com qualquer pessoa sem precisar fazer uma faculdade de 5 anos. Será como pegar um atalho confortável de uma longa e dura caminhada.

Quais as formas de tratamento de lixo que existem?

É melhor o tratamento mecânico ou biológico? Aqui você aprenderá mais sobre as diversas tecnologias mundiais de reciclagem, triagem, transporte, armazenagem, disposição, entre outras.

Se você pensa em se desenvolver tecnicamente em uma dessas tecnologias, esse capítulo é absolutamente necessário para sua vida profissional. Você não precisa passar anos estudando algo para no final perceber que não era aquilo que queria de fato.

O benefício deste conhecimento não é simplesmente conhecer as tecnologias. Aqui você economiza anos de estudo perdidos que não poderão ser mais recuperados. Quantas pessoas você conhece nessa situação? Engenheiros que não trabalham com engenharia, advogados que não advogam, …

Como o setor de resíduos sólidos é regulamentado?

Alguém com certeza já lhe perguntou: Qual a melhor tecnologia para o tratamento de resíduos sólidos? Não caia na armadilha de responder essa pergunta sem estudar este capítulo. Você pode pagar um preço alto e ser taxado de incompetente.

Quem determina que tecnologias e metodologias devem ser implementadas é a legislação local. Neste capítulo vamos estudar a legislação europeia e a brasileira. Atualmente as duas regiões com legislações mais avançadas do setor de resíduos sólidos.

Bônus: Como é a viabilidade econômica de projetos com resíduos sólidos?

Como profissional você aprende que apontar tecnologias mesmo que embasadas em legislações ambientais não resolve o problema. O que diferencia você dos outros é a sua capacidade de construir cenários lucrativos com tecnologias eficientes cumprindo a legislação.

Os profissionais mais reconhecidos hoje pelo setor público e privado conseguem resolver essa equação secreta. Você vai perceber isso no mais tardar quando precisar defender suas idéias e projetos diante de um público qualificado. Espero que você se saia muito bem nessa hora.

Neste capítulo, vou te mostrar quais os pontos principais que fazer parte de uma análise financeira de um projeto ambiental. Ninguém nunca mais irá ignorar as soluções apresentadas por você.

“Seu trabalho irá impactar a vida de pessoas, o equilíbrio ambiental e gerar novos negócios. Desejo que você seja uma referência para seus filhos e para a sociedade”. Gleysson B. Machado

Course Features

  • Aulas 47
  • Quizzes 0
  • Carga Horária 50 horas
  • Nível Básico
  • Idioma Português
  • Estudantes 469
  • Certificado Sim
  • Avaliações Sim
author avatar
Sou especialista em transformar problemas ambientais em negócios sustentáveis. O autor do curso estudou na Universidade de Ciências Aplicadas de Frankfurt (Fachhochschule Frankfurt /University of Applied Sciences Frankfurt) onde concluiu sua faculdade e Mestrado em Engenharia Química. Concluiu sua especialização em Tecnologias de Geração de Energia com temas sobre Tecnologia Nuclear, Hidrelétricas, Energia Eólica, Células Combustível, Biodigestores, Termoelétricas em geral, Energia Solar, Petroquímica, Integrated Gasification Combined Cycle e Tecnologias de geração com hidrogênio. Sua segunda especialização envolve o estudo sobre engenharia ambiental com temas como Limpeza de Gases, Resíduos Sólidos e Tratamento de Água e Esgoto. Em sua grade extra curricular se especializou em Estudo sobre Polímeros, Engenharia dos materiais e Automação de sistemas industriais. Desde 2010 atua na área de Engenharia Ambiental com foco em Resíduos Sólidos. Durante esse tempo, criou sites/blogs que hoje são referência em suas áreas como o Portal Resíduos Sólidos e Portal do Biogás. No setor de Saneamento Básico, possui experiência operacional e/ou estudos técnicos sobre os seguintes temas: Coordenação Técnica e Gerencial do processo de elaboração de planos de gestão de resíduos sólidos; Qualificação e Treinamento Técnico para funcionários públicos ou de usinas de tratamento de resíduos; Elaboração e instalação de sistemas de tratamento de Resíduos Sólidos; Concepção e construção de usinas de reciclagem de diferentes tipos de Resíduos Sólidos (Plásticos, pneus, vidros, papel,…); Concepção e construção de centrais de triagem automáticas ou semiautomáticas; Concepção e instalação de Biodigestores ou Usinas de Compostagem para o tratamento resíduos sólidos orgânicos; Tratamento de água de esgoto em combinação com biodigestores; Aproveitamento energético de plantas energéticas para uso em biodigestores; Comércio Internacional
€ 100,00

Leave A Reply