Economia Circular: Transformando lixo em dinheiro

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Qual a importância do comércio de recicláveis na economia circular? 3 passos para transformar lixo em dinheiro! Como vender direto para as indústrias e aumentar o faturamento? O que são commodities? Como o comércio de recicláveis pode ajudar pessoas? Como se preparar para empreender?

Todos sabem que a geração de resíduos e os impactos ambientais que se desdobram há tempos, é uma preocupação mundial. Os efeitos colaterais desse processo são miséria, doenças, desequilíbrio climático e desperdício de recursos em todos os sentidos.

Encontrar soluções para esses problemas, levou vários países a métodos que acabaram criando a “economia circular”. A ideia é ter o máximo de reaproveitamento de produtos, materiais e outros componentes, mesmo quando se acredita que eles são apenas resíduos. Com isso abre-se uma infinidade de oportunidades para transformar lixo em dinheiro, ajudando pessoas e o meio ambiente.

É na segregação e comercialização dos resíduos sólidos que começa o processo da economia circular. Aqui está o mapa da mina, onde o lixo é transformado em dinheiro.

Qual a importância do comércio de recicláveis na economia circular?

Essa nova estratégia, a economia circular, tem como base conceitos de redução, reutilização, recuperação e reciclagem de materiais e energia. O propósito dessa prática é fazer a atividade econômica passar a contribuir para a saúde geral do sistema produtivo.

Nesse contexto, é de fundamental importância que a economia circular funcione em qualquer escala, grandes e pequenos negócios, organizações e indivíduos. Através da logística reversa, as empresas ficam responsáveis por coletar e encaminhar seus produtos que já foram vendidos e consumidos para a reciclagem.

Porém a falta de ações integradas para que a logística reversa aconteça de forma simplificada e direta, transforma os catadores em personagens fundamentais na economia circular. Dessa forma, o comércio de recicláveis se apresenta como setor primeiro e fundamental nesse processo.

A economia circular tem metas que visam reverter a sobrecarga ambiental, conter a escassez dos recursos naturais e combater a miséria.

3 passos para transformar lixo em dinheiro

Apesar do comércio de recicláveis movimentar bilhões na economia global, nem todos inseridos nesse setor conseguem obter lucro de fato. Isso acontece porque, infelizmente, poucos enxergam as infinitas oportunidades de negócios, dentro desse segmento. Assim, mesmo bilionário, o mundo da reciclagem é um mercado pouco explorado.

Transformar lixo em dinheiro é desencadear o processo da sustentabilidade e tudo que a envolve. Como transformar lixo em dinheiro e ajudar pessoas.

São muitas as formas de transformar lixo em dinheiro e tudo começa na coleta e triagem dos resíduos sólidos. Empreender nesse setor pode ser mais lucrativo que investir em segmentos como a construção civil, por exemplo. E para começar a ganhar dinheiro com a reciclagem de resíduos, você não precisa de muitos requisitos.

Vou lhe mostrar aqui, três passos para você começar a trabalhar no comércio de recicláveis. Com essas três dicas, você já vai reduzir muito a margem de erros, e vai empreender com sucesso.

Primeiro passo: descobrir quais os melhores materiais para reciclar, e assim saber quais dão mais lucro e qual o resíduo mais produzido próximo a você.
Segundo passo: saber quem compra, o que compra, quanto paga e onde se localiza, e com isso, dê o terceiro passo.
Terceiro passo: comece a juntar e vender os seus resíduos.

Quando você começa a vender os materiais recicláveis, você consegue lucro imediato. Quanto mais material você juntar, mais você ganha. As indústrias compram tudo que é produzido e possível de ser reciclado.

Conhecer o mercado, saber precificar seus materiais, formar listas de fornecedores e compradores te ajudam a conseguir volume para negociar com essas indústrias.

lixo em dinheiro

Como vender direto para as indústrias e aumentar o faturamento?

Muitas das pessoas que trabalham com comércio de recicláveis não conseguem mais que a sobrevivência. Isso ocorre porque a maioria trabalha individualmente e comercializa apenas o que consegue coletar. E mesmo que trabalhem 24 horas por dia, a capacidade é limitada e gera baixa quantidade de material.

A falta de conhecimento e empreendedorismo, tornam-se uma crença limitante que os submetem ao trabalho exaustivo sem perspectivas de crescimento. Quando associados à cooperativas, os catadores conseguem melhorar a renda e ter um pouco de qualidade de vida. As cooperativas juntam a produção de todos, assim conseguem alcançar quantidade para negociar com grandes compradores, gerando rendimentos mais significantes.

Partindo do princípio que reinvestindo o dinheiro da venda de seus recicláveis na compra de materiais de outros catadores, você ganha quantidade. Dessa forma, a perspectiva de negociação e lucro muda completamente.

Isso porque os grandes compradores têm uma demanda imensa por materiais recicláveis, logo precisam de quantidade. Assim, estamos falando de Toneladas de resíduos recicláveis. Se você consegue juntar quantidade comprando de terceiros, ao invés de vender para um atravessador, vai vender direto para as indústrias.

Dado ao volume dessas negociações, você se torna um corretor de materiais recicláveis. Com uma lista de fornecedores e compradores, você consegue manter quantidade para suprir a demanda das indústrias em qualquer país do mundo. A partir desse ponto, você decide onde quer chegar, quanto quer ganhar e onde prefere morar. E pode inclusive entrar para o mercado internacional de commodities.

As commodities são bens de consumo mundial e por isso, são comercializadas em todo o mundo em bolsas de valores – países que produzem determinada commodity a exportam para outros países e sua comercialização é global.

O que são commodities?

O termo commodities vem da língua inglesa e, no sentido literal, significa apenas “mercadorias”. Antigamente, ele era usado exatamente para este sentido. Mas, conforme o mercado global foi se desenvolvendo, ele foi ganhando novas características. Passou- se então a utilizar especificamente para mercadorias que são produtos básicos. São “mercadorias” que funcionam como matéria-prima para outros produtos.

Além dessa definição, uma commodity tem entre suas principais características:

  • Produção em larga escala;
  • Capacidade de ser estocada;
  • Pouca industrialização e alto nível de comercialização;
  • Padrões de qualidade mundiais;

As commodities têm grande importância mundial. Por isso, elas têm uma cotação baseada em sua oferta e demanda. Dessa forma, a referência para a determinação de preços é a Bolsa de Chicago, onde se concentram as negociações de commodities. Logo, não existe diferenciação no preço de commodities entre um produtor e outro, com exceção dos custos de exportação, logística, tarifas portuárias e o prêmio da exportação.

Como o comércio de recicláveis pode ajudar pessoas?

Entre os benefícios financeiros mais importantes da reciclagem, a geração de empregos e renda é a principal. Além de ser uma engrenagem que movimenta a economia circular.
Hoje a tecnologia tem permitido que vários materiais possam ser reciclados e assim gerarem receitas. Dessa forma, empreender e investir na captação dessa infinidade de materiais que o mercado absorve.

Instruir sobre a qualidade dos materiais coletados e pagar valores justos dentro das tabelas de mercado, reduz a exploração desses trabalhadores. Afinal, sem dúvidas é uma maneira de diversificar e valorizar o trabalho dos catadores.

No Brasil, quase todo material que é devolvido ao ciclo produtivo, passa pelas mãos dos catadores. Mesmo assim, a realidade é incoerente: embora sejam eles os agentes principais desse processo, são os menos remunerados.

Incentivando o comércio de recicláveis e das cooperativas é possível promover uma renda mais significativa para que os catadores possam sustentar suas famílias. Mesmo trabalhando em regime informal.

Inúmeras são as provas que a reciclagem ajuda na criação de empregos e no apoio a milhares de famílias em todo o mundo. Porque essa indústria é particularmente útil para pessoas com educação limitada e em situação de vulnerabilidade. Mas também é um setor com infinitas possibilidades de lucro.

A grande sacada de negócios sustentáveis é poder ajudar pessoas e gerar renda salvando o planeta.

Economia circular

Como se preparar para empreender?

Diante de todas essas informações sobre o mercado de resíduos sólidos, acredito que seu “eu” empreendedor se sentiu atraído. Até mesmo porque, trabalhar com sustentabilidade traz inúmeros benefícios em todos os sentidos. Aproveitar a oportunidade de participar desse mercado quase sem concorrência só depende de você.

Todos os segredos e detalhes do comércio de recicláveis estão à sua espera. Assim, você frente investindo primeiro no seu conhecimento. Vários estudos comprovam que profissionais capacitados alcançam melhores resultados. Ou seja, conhecimento é poder.

Através da capacitação, você desenvolve as competências necessárias para empreender com toda segurança. Afinal, a qualificação facilita enfrentar os desafios do dia a dia e abre o caminho das oportunidades.

E onde você pode aprender mais sobre como a economia circular transforma lixo em dinheiro?

E para que você saiba aproveitar ao máximo cada oportunidade, o Virapuru Training Center criou o curso CORE(Comércio de Recicláveis).

No CORE você vai descobrir como trabalhar ou empreender nessa área que resiste até mesmo a crise. Assim, você vai aprender:

  • Negociar de forma correta seu material reciclável;
  • Criar sua lista de compradores;
  • Criar sua lista de fornecedores;
  • Precificar seu material;

O curso CORE é para você que deseja aprender a identificar oportunidades de lucro produzindo benefícios sociais e ambientais. Ou seja, é para você que quer estudar a área de reciclagem para identificar o melhor negócio em qualquer região do planeta e se tornar um consultor. E também, para quem tem um desejo muito grande de atuar na área da economia circular e sustentabilidade.

Seja qual for o seu projeto com resíduos sólidos, o curso Comércio de Recicláveis te dá as ferramentas e te aponta o caminho. Além disso, precisa ter faculdade ou amigos influentes para fazer seu negócio com sustentabilidade prosperar. Você precisa de conhecimento. CLIQUE AQUI e garanta seu passaporte para o futuro.

O Virapuru Training Center te ajuda a realizar o sonho de fazer alguma coisa para o planeta e as gerações futuras.

Veja o que dizem nossos alunos.

 

Autora: Cláuvia Figueiroa
Jornalista – MTB3998

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Mais Virapuru