fbpx

O QUE É GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

O que são resíduos sólidos? O que é o gerenciamento de resíduos? O que é o manejo de resíduos sólidos? O que é o Plano de Gerenciamento de Resíduos Sólidos?

Certamente, um dos maiores problemas de todas as sociedades, é a poluição ambiental. Afinal, toda atividade humana gera resíduos, assim, existe demanda em todo o planeta por soluções ambientais.

O grande desafio para o desenvolvimento deste setor é a viabilização econômica dos projetos, já que tecnologia temos de sobra. Estudos mostram que onde existe mão de obra especializada, o setor de resíduos se desenvolve e emprega muita gente.

Com o mercado desenvolvido, inúmeros empreendimentos deste segmento são implementados. Dessa forma, o mercado se aquece e a economia é movimentada com os lucros deste setor. Tudo isso, acontece ao mesmo tempo que os impactos ambientais são reduzidos.

O que são resíduos sólidos?

No Brasil a Lei 12.305/2010 Art. 3° Inciso XVI – define resíduos sólidos como: material, substância, objeto ou bem descartado resultante de atividades humanas em sociedade, a cuja destinação final se procede, se propõe proceder ou se está obrigado a proceder, nos estados sólido ou semissólido, bem como gases contidos em recipientes e líquidos cujas particularidades tornem inviável o seu lançamento na rede pública de esgotos ou em corpos d’água, ou exijam para isso soluções técnica ou economicamente inviáveis em face da melhor tecnologia disponível;

Ou seja, consideramos resíduos sólidos, todo e qualquer rejeito de consumo e atividade humana. Em geral, estes resíduos são materiais de composições químicas diversas, a maior parte desses, são passíveis de reciclagem.  

Porém, se descartados  de forma incorreta, acabam em lixões e aterros sanitários, gerando problemas, ao invés de renda. Assim sendo, quem determina se este rejeito será lucro ou lixo, é o sujeito no topo dessa cadeia poluidora: o consumidor!

Se o cidadão tem a atitude de separar seu lixo, este deixa de ser problema para se tornar solução. 

Quase 100% dos resíduos são matéria -prima para diferentes produtos. Quando separamos o lixo em casa, evitamos que este material perca valor de mercado ou vá parar em lugar errado.

O que é o gerenciamento de resíduos sólidos?

Podemos definir o gerenciamento de resíduos sólidos como conjunto de soluções para os impactos ambientais. É através do plano de gerenciamento que o lixo pode ser transformado em empregos e lucro. 

Essas soluções integram metodologia e tecnologia para atender as exigências legais para a disposição final ambientalmente adequada dos resíduos. Estas exigências legais podem variar de acordo com as necessidades de cada município, estado, ou país. 

Assim, é preciso fazer o levantamento gravimétrico, estudo que aponta a quantidade, gênero e qualidade dos resíduos produzidos em cada localidade. A partir desses dados, o profissional especializado vai desenhar o projeto com as soluções viáveis e necessárias. 

Estas soluções vão desde tratamento de efluentes líquidos até a reintrodução dos resíduos no ciclo produtivo. Se o profissional que desenvolve o projeto, for treinado com visão empreendedora, vai fazer uma revolução sustentável! Pois conhece o potencial deste mercado.

A gestão integrada de resíduos e gerenciamento de resíduos, se complementam, na lei brasileira. Dessa forma, torna eficaz o processo para redução de impactos ambientais promovendo equilíbrio econômico e social. Veja os trechos da lei :

Lei 12.305/2010 Art. 3° Inciso XI gestão integrada de resíduos sólidos: conjunto de ações voltadas para a busca de soluções para os resíduos sólidos, de forma a considerar as dimensões política, econômica, ambiental, cultural e social, com controle social e sob a premissa do desenvolvimento sustentável;

Lei 12.305/2010 Art. 3° Inciso X Gerenciamento de Resíduos Sólidos: conjunto de ações exercidas, direta ou indiretamente, nas etapas de coleta, transporte, transbordo, tratamento e destinação final ambientalmente adequada dos resíduos sólidos e disposição final ambientalmente adequada dos rejeitos, de acordo com plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos ou com plano de gerenciamento de resíduos sólidos, exigidos na forma desta Lei;

O que é o manejo de resíduos sólidos?

O manejo de resíduos sólidos é um conjunto de atividades relativas aos resíduos que fazem parte do próprio gerenciamento. 

No Brasil ela é sempre encontrada junto aos serviços de limpeza urbana, como no exemplo abaixo:

Lei 12.305/2010 Art. 18.  A elaboração de plano municipal de gestão integrada de resíduos sólidos, nos termos previstos por esta Lei, é condição para o Distrito Federal e os Municípios terem acesso a recursos da União, ou por ela controlados, destinados a empreendimentos e serviços relacionados à limpeza urbana e ao manejo de resíduos sólidos, ou para serem beneficiados por incentivos ou financiamentos de entidades federais de crédito ou fomento para tal finalidade.

O que determinam as leis europeia e brasileira, quanto ao Plano de Gerenciamento de Resíduos?

O gerenciamento de resíduos sólidos perante os órgãos públicos precisa ser comprovado para ter força jurídica. Através de um Plano de Gestão (público)ou Gerenciamento de Resíduos(privado), a entidade demonstra como pretende dar destinação aos resíduos gerados.

Na Europa, a Directiva 2006/12/CE do Parlamento e do Conselho, estabelece o enquadramento legal para o tratamento dos resíduos na Comunidade. Define conceitos-chave, como os de resíduo, valorização e eliminação. 

Estabelece também, os requisitos essenciais para a gestão de resíduos, de um estabelecimento ou empresa que efetuem operações de gestão de resíduos. Determina que estas operações estejam licenciadas ou registradas, bem como a obrigação dos Estados-Membros elaborarem planos de gestão de resíduos.

No Brasil o gerenciamento é da mesma forma, exigido das empresas e instituições geradoras.

Como trabalhar com Gerenciamento de Resíduos Sólidos?

A implantação de soluções precisa de consultores especializados. O profissional que trabalha com Gerenciamento de Resíduos Sólidos precisa conhecer a  legislação ambiental específica e as tecnologias aplicadas. Também é fundamental lançar um olhar empreendedor quando se desenvolve um projeto de gerenciamento.

Diversos negócios altamente lucrativos no setor de resíduos deixam de ser aproveitados por falta de competência do profissional em gerenciamento. Pode ter certeza que consultores especializados conseguem lucrar alto neste mercado

O mercado é imenso e lucrativo, pois a indústria precisa de matéria prima para produzir novos produtos. Dessa forma, reciclar é muito mais barato e viável do que descartar e precisar extrair mais da natureza. 

Para realizar projetos que atendam a demanda do mercado promovendo a redução de impactos ambientais, estes profissionais precisam:

  • conhecer e entender a legislação; 
  • conhecer tecnologias existentes para o setor;
  • saber reconhecer a viabilidade técnica e econômica dos negócios neste mercado.

Não existem cursos nas faculdades tradicionais que treinem profissionais com todas estas aptidões. Mas no Virapuru Training Center, você encontra o melhor e mais amplo conteúdo em língua portuguesa, tudo que se refere ao mercado de resíduos. 

Através do nosso Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos,  você recebe o conhecimento necessário para desenvolver projetos que realmente atendam as necessidades do setor. Com as competências desenvolvidas através das mentorias do Professor Gleysson B. Machado, você vai trabalhar com segurança e sucesso. 

Não preciso dizer que é extremamente fácil trabalhar em um mercado com baixíssima concorrência se você estiver devidamente qualificado, não é mesmo? Conheça nosso Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

Saiba tudo sobre empreendimentos e negócios sustentáveis!

  • Inscreva-se no nosso canal;
  • acesse nossos portais;
  • acompanhe nossos artigos;
  • assista nossos vídeos;
  • participe de nossas lives e workshop

  • https://portalresiduossolidos.com/residuos-solidos/
  • https://virapuru.com/gestao-e-gerenciamento-internacional-de-residuos-solidos-ggirs/
  • https://portalresiduossolidos.com/manejo-de-residuos-solidos/
  • https://virapuru.com/como-ganhar-dinheiro-com-gerenciamento-de-residuos-solidos/
  • https://virapuru.com/como-ganhar-dinheiro-com-coleta-seletiva-de-residuos-solidos/
Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Entre para nossa
lista de contatos

loading...

Mais Virapuru