É melhor catar materiais recicláveis nas ruas e lixões sem custo ou comprar de quem cata? Posso confiar no atravessador ou procuro melhores compradores? Qual a melhor estratégia para lucrar com o Comércio de Sucatas? Saiba agora
Os catadores de recicláveis são trabalhadores que coletam materiais recicláveis para venda e que sofrem com diversos problemas durante o seu trabalho. As principais queixas são a falta de segurança no trabalho, o baixo salário, o alto grau de exposição aos riscos ambientais e o mau tratamento dos empregadores. Além disso, os catadores também enfrentam altos custos de equipamentos de proteção individual, como luvas, botas e óculos de segurança. Por fim, outra queixa é a falta de um plano de saúde e de seguro de vida para os trabalhadores. Sem dúvida alguma, trabalhar totalmente exposto nas ruas e lixões, e até mesmo em algumas cooperativas, pode causar doenças físicas e mentais em qualquer pessoa sujeita a essa situação.
Porém, o comércio de sucatas pode ser feito por qualquer pessoa em qualquer lugar do mundo. O mais interessante é que você pode começar treinando na sua própria casa como uma renda extra. Quando adquirir experiência, pode escalar seu negócio para ser, inclusive, sua principal atividade. É possível ganhar muito dinheiro com a atividade de comércio de sucatas. Essa é sem dúvida a maneira mais rápida e lucrativa para conseguir ganhar dinheiro na área ambiental de um modo geral.
Para que a atividade dê certo e você possa de fato lucrar com esse trabalho, é preciso começar pelo planejamento. É preciso ter conhecimentos específicos sobre o mercado, saber qual é o melhor momento para vender os materiais recicláveis, ter acesso aos melhores preços possíveis, conhecer as leis e regulamentos aplicáveis e ter uma boa rede de contatos. Além disso, é preciso ter um bom investimento inicial para comprar os materiais usados ou recicláveis. Neste artigo você vai compreender algumas estratégias fundamentais para ter sucesso com a compra e venda de sucatas.
É melhor catar materiais recicláveis nas ruas e lixões sem custo ou comprar de quem cata?
Em um primeiro momento é realmente tentadora a possibilidade de obter materiais recicláveis a custo zero. Por esse motivo a grande maior parte das pessoas começam a catar diretamente nas ruas das cidades. Nas cidades, tanto as empresas do Comércio como os moradores dos domicílios descartam seus materiais em lixeiras normalmente disponíveis e acessíveis nas ruas. As pessoas catam esses materiais para vender para atravessadores.
Quando se percebe que para se obter uma quantidade de material significativa, será necessário caminhar por vários quilômetros surge o Lixão como alternativa. Nos lixões a céu aberto, todos os materiais descartados na cidade são disponibilizados de forma direta. As pessoas têm acesso a esse material imediatamente após os veículos os depositarem no lixão.
O que se nota aqui, ou melhor o que não se percebe, é que a capacidade do ser humano de coletar é limitada pelo tempo e pelo esforço físico. Portanto, dessa maneira ninguém nunca vai conseguir escalar e ter grandes quantidades de materiais recicláveis para poder vender e lucrar de fato com essa atividade.
A menos que você esteja completamente sem dinheiro para investir, não se deve começar a atividade catando recicláveis nas ruas ou nos lixões. De qualquer forma, independente da situação que você esteja, é necessário fazer um bom planejamento de como escalar a sua atividade de compra e venda de materiais recicláveis. Você só vai conseguir ter grandes lucros se conseguir ter muito material para vender. Além disso, você precisa de bons preços para evitar trabalhar demasiadamente.
Posso confiar no atravessador ou procuro melhores compradores?
As pessoas que ficam muito ocupadas com a atividade de coleta de materiais recicláveis nas ruas e nos lixões, normalmente não conseguem ter tempo para procurar melhores preços e compradores para seus materiais.
Na maior parte dos casos o pensamento que predomina é que se deve trabalhar mais para ganhar mais dinheiro e somente após isso buscar novos e melhores compradores para seus materiais. Esse pensamento acaba criando um ciclo vicioso muito difícil de se libertar.
Não seria melhor reduzir a quantidade de esforço físico para poder investir na busca de melhores compradores e garantir no mínimo a mesma quantidade de dinheiro?
Por outro lado, o atravessador é uma pessoa que faz a ponte entre as pessoas que estão catando nas ruas e os melhores compradores para esses materiais, considerando o formato que eles estão. Como o atravessador também precisa ganhar o seu dinheiro, nunca a pessoa que cata materiais vai conseguir os tão sonhados melhores preços se continuar vendendo para o atravessador.
Qual a melhor estratégia para lucrar com o Comércio de Sucatas?
Para ter sucesso na atividade de comércio de sucatas é necessário ter uma estratégia de crescimento. Se você não tem dinheiro para investir, pode começar coletando materiais, mas não deve abrir mão de dedicar um tempo para pesquisar sobre os melhores materiais e os melhores preços para comercializar. Quem não faz isso, acaba coletando todo e qualquer tipo de material sem mesmo saber se será possível vender esses materiais. Acabam por fim acumulando uma grande quantidade de lixo.
No curso de comércio de sucatas da Virapuru, você aprende a encontrar os melhores compradores de material reciclável de forma estratégica e utilizando apenas o seu celular conectado à internet. Depois disso você aprende a montar uma estratégia para escolher os melhores materiais para coletar, para finalmente entender onde encontrar esses materiais e como consegui-los a um custo muito baixo ou mesmo sem ter que pagar nada por isso.
O curso foi desenvolvido para qualquer pessoa que queira uma renda extra na área ambiental, sem precisar fazer cursos muito extensos e sem perder muito tempo. Acima de tudo, que não queiram conseguir seus materiais em lixões a céu aberto ou nas ruas. A atividade de compra e venda de materiais recicláveis tem retorno imediato e venda garantida. Para conseguir ter lucro com essa atividade você precisa entender como ela funciona de fato.
O certo e o errado com comércio de sucatas
Confira no vídeo abaixo algumas dicas importantíssimas sobre o comércio de sucatas.
Quer ajudar alguém? Copie o link deste artigo e envie por Whatsapp ou email diretamente para a pessoa que você quer ajudar. Afinal, como dizia o mestre:
E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará - Jesus Cristo