fbpx

O QUE VOCÊ PRECISA SABER SOBRE BIODIGESTORES ANAERÓBIOS

Neste artigo, vamos nos aprofundar nas questões relacionadas aos biodigestores anaeróbios.  Para se tornar especialista nesta tecnologia, há que adquirir certas informações primordiáis. Mas, não se preocupe! Se você chegou até aqui, está no lugar certo para adquirí-las. 

Assim sendo, os biodigestores anaeróbios são um método de tratamento de resíduos orgânicos. Que se baseiam no princípio da degradação da matéria orgânica. Além disso, os biodigestores geram biogás, biofertilizantes e também energia elétrica, como resultado deste processo. Portanto, esta tecnologia visa a minimização de impactos ambientais. E também, gera produtos que de alto valor agregado e demanda de mercado.

Leia a seguir, informações sobre o funcionamento e a aplicações desta tecnologia, sua viabilidade econômica, dentre outras.

O que são biodigestores anaeróbios?

O biodigestor é uma central de tecnologia que acelera a decomposição de matéria orgânica. Desse modo, pode servir como unidade de tratamento de resíduos orgânicos.

Além disso, este processo resulta em biogás e biofertilizantes. Por sua vez, o biogás pode ser utilizado para geração de energia. Enquanto, o biofertilizante é excelente para preparação do solo para a agricultura. Portanto, podemos dizer que biodigestores são tecnologias que aceleram o processo de degradação da matéria orgânica gerando biogás e biofertilizantes.

Nesse sentido, os biodigestores utilizam o princípio natural de degradação da matéria orgânica. Que ocorre de forma espontânea na natureza. Neste processo, as cadeias longas de moléculas presentes na matéria orgânica são quebradas gradualmente. Assim, chegam à forma mais simples do carbono, resultando em metano e dióxido de carbono, além de outros gases. Por fim, o que não se degrada por completo fica diluído na água da própria matéria.

Biodigestores anaeróbios: solução para tratamento de resíduos orgânicos e geração de biogás e biofertilizantes.

Ademais, é importante ressaltar que, os biodigestores utilizam este princípio de forma otimizada. Ou seja, fornecem condições de meio ideais para este processo. Sendo, então, a solução perfeita para o tratamento de resíduosIsso ocorre justamente em um momento em que o mundo precisa resolver os diversos problemas causados pela poluição ambiental. Consequentemente, quanto mais problemas ambientais, maior a demanda por este tipo de solução.

Para que servem os biodigestores anaeróbios?

As 3 principais funções do biodigestor determinam como estes serão utilizados. A depender da demanda e do cenários, estes serão utilizados para tratamento de resíduos orgânicos, geração de energia, produção de biofertilizantes ou todas as funções juntas.

Por não precisar de aditivos, se torna uma solução extremamente interessante para liquidar os problemas com resíduos. A princípio todo resíduo orgânico pode ser tratado. Contudo, a tecnologia precisará se adaptar às condições de meio e aos tipos de resíduos (substratos) utilizados.

Quando um projeto é voltado para a geração de energia ou produção de biofertilizante, o substrato utilizado é visto como um elemento de negócio. Há de se observar as condições de viabilidade técnica e econômica para a realização do projeto.

Como calcular a viabilidade econômica de biodigestores anaeróbios?

Ademais de todos os benefícios dos biodigestores anaeróbios descritos, há ainda os vantagens financeiras que eles  promovem. Logo, é na questão financeira que o biodigestor se torna uma vedete com grandes potenciais de ganho. Isto porque, os produtos resultantes do seu processo são indicados para a produção de energia. Além de servirem como insumo agrícola.

Os biodigestores anaeróbios geram várias fontes de renda, desde o tratamento de resíduos orgânicos até biogás e energia.

Deste modo, por serem extremamente flexíveis, os biodigestores têm diferentes fontes de renda. O que irá depender do cenário em que forem idealizados. A saber, as fontes de renda mais comuns são:

  • Tarifas para tratamento de resíduos orgânicos
  • Comercialização de energia térmica e elétrica
  • Comercialização de biofertilizantes
  • Venda de créditos de carbono no mercado internacional
  • Diminuindo custos operacionais em diferentes atividades da agroindústria

Como se especializar em biodigestores anaeróbios?

Apesar de ter um princípio claro, a engenharia para seu dimensionamento e funcionamento é algo bastante complexo. O processo de degradação ocorre devido a ação de milhares de bactérias que agem de forma interdependente e paralela.

O estudo do substrato é decisivo para a viabilização técnica do empreendimento. O estudo do cenário vai determinar o sucesso econômico do projeto. A viabilidade técnica e econômica vai atrair parceiros, investidores e aumentar a demanda por projetos.

O Treinamento NEGÓCIOS COM BIODIGESTORES COMERCIAS é voltado para futuros consultores demonstrarem soluções para resíduos, energia e biofertilizantes. Você será a figura principal em um mercado que pede soluções urgentes frente a inúmeros desastres ambientais.

Imagine ter segurança e qualidade de vida que você e sua família merecem. E ainda ser reconhecido profissionalmente trabalhando no que ama. Quando as empresas com problemas ambientais lhe procurarem, você perceberá que não precisa mais se preocupar em encontrar um emprego.

Não adie mais o seu sucesso pessoal e profissional. Não procrastine sua felicidade e de sua família. Não coloque sua segurança financeira em risco por falta de competências profissionais. Conheça nosso treinamento NEGÓCIOS COM BIODIGESTORES COMERCIAS.

Deixe um comentário

Entre para nossa
lista de contatos

loading...

Mais Virapuru