fbpx

OPORTUNIDADE DE RENDA EXTRA NO MERCADO DE SUCATAS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Você pode fazer renda extra de verdade com o mércio de sucatas Como funciona o mercado de sucatas? Qual a relevância do setor de sucatas no mundo? Onde está a oportunidade no comércio de sucatas? Como aproveitar as oportunidades no comércio de sucatas? O que é preciso saber para ganhar dinheiro com compra e venda de sucatas?

Na agenda brasileira a reciclagem já está há muito tempo. Inclusive a reciclagem no segmento de sucatas ferrosas ou outras ligas metálicas, é realizada há milhares de anos, sem que a maioria de nós sequer perceba.

Desde que os empresários começaram a fazer da sucata um bem de valor econômico real, estes materiais passaram a movimentar uma cadeia que envolve milhões de pessoas. Com crescimento contínuo, a sucata, mais do que nunca, tornou-se um bem muito valioso.

Esta nobreza atribuída à sucata, é justamente por se tratar de um insumo estratégico para o setor siderúrgico produzir aço. Também é fonte de recursos renováveis para usufruto de toda a sociedade. Ao mesmo tempo, é responsável pela sobrevivência de uma multidão de pessoas que atuam neste segmento.

O mercado de sucatas é formado por milhares de micros, pequenas e médias
empresas. As associações de catadores, cooperativas, assim como outros, têm neste material uma oportunidade de trabalho, geração de renda e sustento familiar.

Como funciona o mercado de sucatas?

No início da cadeia produtiva, que alimenta todo o setor das siderúrgicas, estão os
catadores, cooperativas, micro empresários e empresas de pequeno e médio
porte do setor de sucatas. Estes atuam na coleta, triagem, beneficiamento e venda de materiais recicláveis, gerando, assim, centenas de milhares de empregos e renda.

São inúmeros os segmentos que integram o mercado de sucatas, e todos eles, uns menos, outros mais, geram lucro
Todo material reciclável, inclusive as sucatas, devolvidos ao ciclo produtivo, transformam a realidade social, econômica e ambiental. São matérias-primas da sustentabilidade.

Primeiro, os catadores coletam, selecionam e vendem o que recolhem para os pequenos depósitos. Os depósitos fazem a triagem dos materiais recicláveis organizando separadamente o que é metal ferroso e não ferroso.

O mercado de sucata se desenvolve principalmente conforme as características locais. Seu crescimento se dá na rota tecnológica existente em cada região. Desse modo, variam bastante de país para país a forma de organização e o número de empresas participantes.

Segundo dados do Instituto Nacional das Empresas de Sucata de Ferro e Aço, existiam no Brasil até 2013, mais de 5.000 empresas neste setor. Dessas 4.315 são micro e pequenas empresas com menos de 10 pessoas empregadas formalmente. São mais de 1.500.00 pessoas envolvidas direta e indiretamente na atividade de coleta, seleção, preparação e distribuição de materiais metálicos recicláveis. Desse total, mais de 600.000 são catadores.”
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas/2013.

Qual a relevância do setor de sucatas no mundo?

Em todo o mundo, existe um ciclo contínuo envolvendo a sucata. Este por sua vez, engloba uma imensidão de agentes, incluindo as siderúrgicas que através das chamadas usinas integradas produzem aço a partir da fabricação de ferro-gusa.

Estes dois materiais, ferro e aço, são produzidos em indústria siderúrgica. Para a produção do aço é utilizado o minério de ferro (que não é o ferro puro). O ferro puro chama-se ferro gusa, que depois recebe uma pulverização com magnésio para no final formar o aço líquido.

Nas siderurgicas sucatas ferrosas e não ferrosas dão origem a novos produtos
Nas siderurgicas sucatas de materiais ferrosos e não ferrosos, são derretidos e viram matéria-prima para novos produtos.

O aço é um material muito utilizado no nosso dia a dia. Está em praticamente tudo: estruturas metálicas, telhados, reboques, grades, manutenção de máquinas, portões, aparelhos de ginástica, brinquedos, entre outros.

Não é à toa que a sucata ferrosa desperta a atenção da indústria siderúrgica mundial. Pois é um importante insumo dos processos de produção de ferro e aço, sendo facilmente manipulado nas aciarias elétricas em expansão por todo o mundo. Dessa forma, torna muito mais barato o custo de produção para novos produtos.

Isto explica a valorização e a demanda por sucatas cada dia mais crescente em todo o planeta. Ou seja, as siderúrgicas dão preferência às sucatas do que ao minério bruto. Até mesmo porque, além de impactar o meio ambiente, o minério ferro tem que passar por um processamento caríssimo para ser utilizável.

Onde está a oportunidade no comércio de sucatas?

Embora exista uma demanda imensa por sucatas, o Brasil no cenário mundial é muito pequeno. Representa apenas 2% das exportações mundiais. Ou seja, produz, consome e descarta, sem retornar estes resíduos ao ciclo produtivo na mesma proporção.

Em outras palavras: temos um desperdício muito grande dessa matéria prima, que embora secundária, tem grande valor de mercado. Imagine que, de tudo que é produzido e consumido, reciclamos apenas 49% do aço descartado, isto numa visão mais otimista.

Podemos dizer então que 51% desse material está por aí poluindo quando poderia estar movimentando a economia e gerando renda. Veja a grande oportunidade de conseguir no mínimo renda extra comercializando a sucata esparramada por todo canto.

Como aproveitar as oportunidades no comércio de sucatas?

Para trabalhar com comércio de sucatas você não precisa de grandes investimentos. Aliás pode começar sem um centavo e no mesmo dia já começar a ganhar. É isso mesmo! Com latinhas de alumínio, panelas velhas, eletroeletrônicos, brinquedos, pedaços de fios e outros objetos acumulados em desuso na sua casa, você pode fazer dinheiro imediatamente!

Sabe tudo que ttem acumulado, tomando espaço na sua casa? faça o bota fora, separe por espécie e venda na sucata.
Tudo que toma espaço na sua casa, pode virar dinheiro!

Vou lançar um desafio. Quer testar o potencial de geração de renda do comércio de sucatas? Então vou lhe dar uma única dica: Separe tudo que está tomando espaço e sem uso, é impotente que seja de ferro ou qualquer outra liga metálica; procure um sucateiro ou ferro velho e descubra quem paga melhor por seu material. A prova real: você vende e recebe na hora.

O preço de cada material apresenta diferenças conforme a oferta e procura. Mas sempre dá dinheiro! Por isso, quem entende os segredos e a malícia do comércio de sucatas, acaba fazendo dessa atividade sua principal fonte de renda. Mas cuidado! Para trabalhar com resultados positivos e crescentes, é fundamental começar investindo em conhecimento.

O que é preciso saber para ganhar dinheiro com compra e venda de sucatas?

Antes de mais nada é preciso saber:

  • O que é o comércio de sucatas;
  • Como funciona o comércio de sucatas;
  • Como trabalhar com sucatas;
  • Quais materiais podem ser comercializados no mercado de sucatas.

Conhecimento é a chave mestra que abre todas as portas! Você pode se especializar e se tornar um Profissional do Comércio de Sucatas e alcançar independência financeira. E antes que você pergunte, existe curso para se especializar em comércio de sucatas, sim.

No Virapuru Training Center, você encontra cursos e treinamentos para escalar em conhecimento e desenvolvimento de competências para o empreendedorismo ambiental. Com o curso COSU, comércio de sucatas, você vai descobrir como vencer a crise trabalhando com comércio de sucatas.

O curso é totalmente online e você pode fazer as aulas no seu melhor horário, em qualquer lugar do mundo usando apenas seu celular. O melhor de tudo, é que você pode aplicar as técnicas ensinadas imediatamente e descobrir como ganhar dinheiro com compra e venda de sucatas.

Quer saber mais?

Inscreva-se no nosso canal
Assista nossos vídeos
Leia nossos artigos
Nos acompanhe em nossas redes sociais.

 

 

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Entre para nossa
lista de contatos

loading...

Mais Virapuru