NEGÓCIOS DO GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Aeconomia circular é o conceito oposto a economia linear. Para que realmente aconteça a mudança o gerenciamento de resíduos é fundamental e indispensável

Como negócios ligados ao gerenciamento de resíduos podem acabar com endemias? Quais os setores envolvidos no gerenciamento de resíduos? Quais os negócios do gerenciamento de resíduos?

A falta de gerenciamento de resíduos sólidos, além de causar sérios danos ambientais, também complica a saúde pública. Isto sem falar no desperdício de oportunidades de negócios que podem ser gerados.

 “Todos têm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado. Bem de uso comum do povo e essencial à sadia qualidade de vida, impondo-se ao poder público e à coletividade o dever de defendê-lo e preservá-lo para as presentes e futuras gerações”. 

Bases da Constituição Federal Brasileira,artigo 2251 

Para começar, quero pedir que você leia outra vez, o trecho acima. 

Então, agora desfaça todas as idéias que você tinha a respeito. Leia novamente se for preciso. Se todos têm direito a um meio ambiente equilibrado, porque precisamos de cloro na água? Porquê, temos surtos de dengue? Porquê pandemia? Qual a relação do gerenciamento de resíduos com estas situações?

Pois é, parece pergunta de gente que gosta de confusão, mas não é . Afinal precisamos olhar a verdade por trás deste quadro. Por mais que as pessoas queiram usar da natureza, como se tudo fosse nosso, a coisa não é bem assim! 

Você conhece bem a rotina: Visita de agentes da dengue (o pessoal que cuida para acabar com o mosquito). Dependendo do aumento dos casos da doença,  eles batem no seu portão e no de todo mundo. 

Isto acontece porque infelizmente não temos uma cultura ambiental. O agente da dengue na verdade não existe por causa do mosquito, mas po nossa falta de consciência. Os maiores criadouros de mosquito Aedes Aegypti, estão no lixo jogado fora de qualquer jeito e em lugares errados, sem gerenciamento nenhum.

Os mosquitos, entre outros insetos e animais, vem para as cidades, por não terem mais seu ambiente natural. Você deve estar dizendo, “ afinal, o quê dengue tem haver com negócios do gerenciamento de resíduos. Acertei?  

Minha resposta: Tudo!

Quer saber porque negócios do gerenciamento de resíduos estão ligados com tudo isso? Continue lendo este artigo.

Como negócios ligados ao gerenciamento de resíduos podem acabar com endemias?

a falta de gerenciamento de resíduos causa muito mais que prejuízo ambiental. Causa prejuízos à saúde pública. Sem gerenciamento e destinação ambintalmente adequada, os resíduos descartados se tornam criadouros de animais e insetos transmissores de doenças, como o mosquito da dengue e leishmaniose
O resíduo descartado sem gerenciamento, é o ambiente perfeito para o mosquito da dengue criar a família dele e destruir a sua.

 

A fim de não “bagunçar o meio de campo”, vamos usar a situação da dengue para explicar tudo isto . Todo mundo sabe que o mosquito da dengue também pode passar também outras doenças. E o pior é saber que um inseto tão pequeno e delicado pode matar qualquer pessoa, de qualquer tamanho. 

Muitos banalizam, mas contra fatos e pesquisas, não há argumentos. Este insetinho achou moradia e parque de diversões nos resíduos do consumo dos seres humanos, tão frágeis diante do mosquito. Seria  engraçado, se não fosse trágico.

Então vamos lá. Se o melhor lugar para o mosquito criar a família, somos nós que construímos, então precisamos parar de deixar isto acontecer. Se cada resíduo dispensado for destinado do jeito certo, não irão parar em terrenos baldios, por exemplo. Imagine: a pessoa toma uma água e ao invés de jogar em qualquer lugar a garrafa , ou o copo plástico, vai e coloca em um ecoponto

Pronto! Um PET a menos na natureza  para virar casa para o mosquito da dengue. Porém, para existir um ecoponto de materiais recicláveis, é preciso que alguém cuide de construir e recolher os materiais recicláveis depositados no mesmo. Certo? Aqui começa a gigante cadeia produtiva dos negócios com resíduos. 

Quem é a pessoa por trás do ecoponto?  O que ela faz com aquele material?

Exatamente isso!

Existe toda uma cadeia produtiva e sustentável a partir do que é gerado nas nossas atividades humanas.

Pode parecer ilusão, mas há diversos caminhos para colocar os resíduos de volta ao ciclo produtivo. Aliás, se tratado do jeito certo, ao contrário de destruir, o lixo constrói o equilíbrio entre produção e consumo.

Sem dúvidas, o desenvolvimento desse mercado, está nas mãos dos profissionais em gerenciamento de resíduos. Desde que estes estejam capacitados para realmente realizar o que precisam fazer, é claro. 

Se estiverem prontos profissionalmente, vão fazer acontecer uma série de empreendimentos. Vão conseguir juntar as forças do poder público e do setor privado no mesmo projeto. Seja como consultor ambiental, gestor público, profissional em gerenciamento de resíduos, ou mesmo empreendedor. 

Com o mercado desenvolvido, o mosquito da dengue vai encontrar no máximo, uma poça de água, um vaso com plantas, para tentar se reproduzir. Pois quando as pessoas entendem o processo de desenvolvimento do setor de resíduos, nada se desperdiça. Tudo é matéria-prima.

Quais os setores envolvidos no gerenciamento de resíduos?

no mercado de resíduos sólidos você transforma resíduo em dinheiro, problemas em soluções e muda o rumo da história da humanidade para um roteiro sustentável
O profissional qualificado tem espaço em qualquer país do mundo

 

Nossa, só de tentar listar tudo, sem esquecer nenhum setor, dá uma canseira! Pois a lista é muito grande mesmo. Vamos tentar, ainda que a gente esqueça alguns,  colocar pelo menos os principais aqui:

  • Indústria de produtos (utilização de embalagens);
  • Transporte (de matéria-prima e de produto), toda a logística do vai e vem;
  • Distribuidor (lojas mercados, mercearias, atacadistas/varejistas);
  • Consumidor (compra o produto e descarta seus resíduos);
  • Empresa de coleta;
  • Empresa de limpeza;
  • Catador;
  • Barracão de sucata;
  • Usina de triagem;
  • Usina de reciclagem;
  • Indústria têxtil;
  • Venda de usados (brechós, sebos, antiquários, móveis,carros, máquinas, etc);
  • Artesanato com resíduos recicláveis;
  • Reutilização;
  • Aterros sanitários;
  • Engenharia;
  • Educação;

Aqui, já temos uma lista bem longa. Se colocar tudo que o mercado de resíduos envolve, esta lista fica quilométrica.  Assim  fica aqui o desafio para que você busque mais setores relacionados. 

Quais os negócios do gerenciamento de resíduos?

Através do gerenciamento de resíduos, você pode realizar uma série de negócios ambientais e sustentáveis com altoa lucratividade, ajudando pessoas e o meio ambiente
Um consultor ambiental com visão empreendedora é o profissional indicado para desenvolver o mercado de resíduos.

Antes de tudo, vou deixar claro que qualquer pessoa pode ser um profissional na área ambiental. Mas vale lembrar, que só fazem sucesso neste mercado, os profissionais que sabem o caminho das pedras. 

Não adianta ter a coragem de um herói de tv para encarar os desafios. Para  resolver os problemas, ajudar pessoas, gerar renda e salvar o planeta, antes de tudo, você tem que estar qualificado. 

Afinal, o mercado precisa de profissionais capazes de criar empregos. Desde já vale lembrar que para criar postos de trabalho, o profissional precisa saber , quais são os problemas, ao mesmo tempo que conhece as tecnologias e a legislação. 

O profissional que sabe qual a melhor solução é sobretudo, o profissional que desenvolveu suas competências, que investe em conhecimento.  Este profissional sabe quais são as soluções para os problemas com resíduos.

Em resumo,  o mercado de resíduos sólidos tem oportunidade de trabalho para quem quiser, independente da condição financeira.

Se você está capacitado, pode escolher de que forma quer trabalhar neste mercado. Também decide o quanto quer ganhar e de onde quer trabalhar.

Antes que você reclame…

Vou te dar mais uma lista onde você pode escolher qual a função que melhor te serve para fazer negócios com o gerenciamento de resíduos.

Você pode se tornar um consultor ambiental, bem como, corretor de resíduos, empreendedor, investidor, gestor; 

Você pode estar dizendo: “mas é só isso”? Antes de tudo, muita calma, não deixe ideias erradas apagarem  sua vontade. Principalmente, porque cada um dos setores listados aqui, envolve uma grande quantidade de negócios que estão ligados um ao outro.

Lembra da lista lá no começo do artigo? Então, junte agora estas listas  e veja por fim, como tudo está envolvido de algum jeito, com o gerenciamento de resíduos. Em outras palavras, tudo é negócio que nasce num bom projeto de gerenciamento de resíduos! 

Portanto, praticar medidas que preservam o meio ambiente, que desenvolvem a economia e que beneficiam a todos, são ações para o desenvolvimento sustentável. Sustentabilidade por sua vez, é um acordo mundial, dessa forma, todo negócio deve ser pensado já voltado para a gestão dos  resíduos sólidos.

Você quer conhecer  cada atividade deste setor?

Vou lhe dar um passo a passo:

  • Inscreva-se no nosso canal;
  • Assista nossos vídeos;
  • Acompanhe nossos artigos;
  • Participe da nossa live.

Descubra o universo  sustentável, seja um profissional internacional em gerenciamento de resíduos sólidos. O Virapuru Training Center tem treinamentos únicos. O conteúdo aplicado foi tirado da experiência em países da Europa e foram traduzido para língua portuguesa. Só depende de você, venha desenvolver suas competências e se torne um cometa da sustentabilidade.

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Entre para nossa
lista de contatos

loading...

Mais Virapuru

trabalhar com sucatas pode ser de duas formas: com sucesso sabendo o que está fazendo e conhecendo o mercado, ou fadado ao fracasso, sem conhecimento, sem informação
+OPORTUNIDADES

COMO TRABALHAR COM SUCATAS

Quais as formas de trabalhar com sucata? O que é preciso para trabalhar com sucata? Existe curso que ensina como funciona este mercado? O que você

Continue Lendo »