QUANTO GANHA UM PROFISSIONAL DE GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

muitas dúvidas sobre o mercado de trabalho, desemprego, condições inadequadas e desvlorização dos profinais de gerenciamento de resíduos. O que pode estar errado?

Porque existem tantos profissionais do setor ambiental insatisfeito? O que acontece quando o profissional ambiental enxerga o mercado de Resíduos?

Com certeza, a questão do gerenciamento dos resíduos sólidos urbanos é um dos maiores problemas em qualquer cidade do mundo.  Esses problemas causados pelo lixo, podem fazer gestores públicos perderem seus cargos se não resolvê-los. Também podem criar problemas jurídicos para empresas e multas altíssimas.

Contudo, antes de entender o problema, tanto gestores públicos, quanto empresários, gastam fortunas com protocolos, advogados e serviços tercerizados. Mas infelizmente, na maioria das vezes, a solução contratada não resolve o problema, apenas disfarça. Isto porque geralmente quem contrata, não tem conhecimento do setor de resíduos sólidos.

Dessa forma, na maioria dos casos, contratam profissionais bacharelados ou mestrados na área ambiental. Porém, nas universidades, não ensinam o setor de resíduos como cadeia produtiva. Ao contrário, são formados, na maioria das vezes. apenas para preencher laudos e documentos.

Estes profissionais por sua vez, acabam seguindo o método e o gerenciamento de resíduos sólidos, acaba se resumindo em serviços de coleta e aterro sanitário. Simultaneamente, desperdiçam além de matéria-prima, oportunidades de negócios lucrativos e totalmente sustentáveis. Por fim, acabam mal remunerados, com contratos tabelados e provisórios. Ou seja, desvalorizados.

Porque existem tantos profissionais do setor ambiental insatisfeitos?

Muito comum encontrar profissionais do setor ambietal procurando empregos que os remunere com justiça e reconhecimento, será que falta alguma coisa na qualificação desse profissionais?

Depois de formado, a maior parte das pessoas têm uma grande preocupação:  quanto vou ganhar para trabalhar como um profissional da minha área?

Esta preocupação com “encontrar um emprego”, ter um “salário x”, acaba deixando para segundo plano, preocupações mais essenciais. 

Veja bem, se um recém formado se perguntar outras coisas como: O que o mercado procura? Quais minhas competências e entendimento deste setor? O que posso desenvolver neste segmento? Certamente, já teria outra visão do seu campo de atuação. Mais ou menos, a mesma diferença de posicionamento entre :

  • “Estou desempregado” 
  • “Estou disponível para o mercado de trabalho”. 

Você consegue perceber as  diferentes sensações que um e outro jeito de se ver e se colocar provocam?  Neste contexto, podemos então concluir: seja qual for sua área, o mercado paga, conforme o que você oferece. 

Infelizmente na área ambiental, como em tantas outras, boa parte dos profissionais estão procurando emprego. É uma cena muito comum: Pessoa com olhar entre a esperança e a angústia, jovem, pastinha de currículos embaixo do braço, porta a porta, numa interminável procissão. 

São inúmeros os casos de profissionais qualificados com bacharelado, mestrado ou mesmo doutorado que estão em busca de emprego. Sem falar na lista de reclamações desses profissionais. 

As mais são :

  1. Insatisfação salarial;
  2. Funções que não correspondem à qualificação; 
  3. Condições de trabalho inapropriadas.

Porque a insatisfação é quase generalizada?

O mercado de resíduos sólidos precisa de pessoas que consigam solucionar problemas! Na maioria dos casos, o profissional da área ambiental não consegue visualizar a dimensão e diversidade de empreendimentos deste setor. 

Com isso acabam limitados a produzir documentos e manter o padrão aprendido na faculdade: tem que destinar os resíduos sólidos urbanos para aterros; tem que tratar de forma diferenciada os resíduos perigosos.  Dessa forma, vão receber por este trabalho limitado, ao mesmo tempo que desperdiçam a oportunidade de impulsinar o grande e lucrativo mercado que existe a partir do gerencimento de resíduos!

O que acontece quando o profissional ambiental enxerga o mercado de Resíduos?

quando o profissional é realmente qualificado tem competências desenvolvidas e consegue solucionar problemas com visão emreendedora, passa a não precisar de empregos e a definir o quanto quer ganhar por seus serviços

Quando o profissional de gerenciamento de resíduos entende seu papel, ele compreende que não precisa de “emprego”. Sabe que o setor de resíduos não se resume a licenças ambientais, protocolos aterros e incineradores. Muito ao contrário,  sabe que é um mercado ilimitado e muito lucrativo.

Se você é ou quer ser um profissional da área ambiental, precisa desenvolver competências no gerenciamento de resíduos entender a  aplicação de estratégias. Isso porque, são muitas áreas ligadas diretamente a este mercado. 

Ainda que não esteja completamente desenvolvido em todos os países, o mercado de resíduos é uma tendência  mundial. No Brasil, embora a Política Nacional de Resíduos Sólidos, tenha dado corpo, voz e objeto legal a negócios sustentáveis, o mercadonainda está bem cru. Mas a lei dá toda a receita para destinar  de forma ambientalmente adequada , ou melhor sustentável, os resíduos do Brasil. Digo sustentável lembrando que este conceito significa equilibrar o meio ambiente promovendo a economia e o social.

Por isso posso garantir: O profissional que se destaca neste mercado é consciente. Conhece o setor, recebe a demanda  para resolver algum problema ambiental. E o que ele faz? Resolve problemas com um gerenciamento de resíduos sólidos que aproveita todas as possibilidades de empreendimentos sem desperdiçar nada.

Antes de tudo, o profissional que resolve verdadeiramente os problemas com o o lixo no mínimo faz o estudo do que e quanto de resíduo é gerado. A partir do estudo gravimétrico consegue: 

  • Mostrar soluções ambientalmente adequadas;
  • Estabelecer um cronograma de implantação das ações.
  • Desenvolver e acelerar o crescimento do mercado de resíduos.

Emprego para quê? Prestando serviços, este perfil de  “consultor empreendedor ambiental”, consegue atuar em todos os setores, seja público ou privado. O profissional do gerenciamento de resíduos sólidos a nível internacional, também consegue trabalhar em qualquer país do mundo. 

Ainda não te respondi a pergunta de quanto ganha um profissional internacional de gerenciamento de resíduos sólidos?

Direto ao ponto! 

Com estratégias e conhecimento de mercado, aliados à visão empreendedora no setor de resíduos, este profissional determina quanto quer ganhar. 

O profissional que trabalha em um mercado com poucos concorrentes consegue estabelecer quanto vale seu trabalho. Também sabe que está oferecendo soluções adequadas e lucrativas, logo, o mercado também o reconhece.  

Imagine quanto ganha um gerente de empresa de reciclagem,  compostagem,  triagem  e tratamento de resíduos que consegue:

  • identificar compradores, 
  • identificar fornecedores 
  • conhece e sabe indicar tecnologias
  • e de quebra, se encarrega da manutenção da usina.

Isto sem falar nas comissões e parcerias que pode promover agregando mais rendimentos.  

Mesmo trabalhando de forma independente, um consultor ambiental tem seu trabalho valorizado pelas empresas que contratam seus serviços. Esta certeza da capacidade de resolver problemas com inteligência de mercado, traz uma credibilidade imensa.

Quando empresários percebem esta competência, confiam e  entregam o controle do gerenciamento de resíduos das suas empresas a este profissional. Quem consegue resolver problemas com resíduos aplicando a logística reversa, economia circular, entre outras estratégias, faz a revolução sustentável acontecer. As empresas pagam e valorizam, os consumidores apoiam, os gestores aderem e o planeta agradece.

Quer saber como ser um profissional com competências desenvolvidas e treinadas?

O Virapuru Treining Center tem tudo para te capacitar sem precisar de faculdade e sem perder tempo.  

Inscreva-se no nosso canal;

Assista nossos vídeos e participe da nossa live

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Entre para nossa
lista de contatos

loading...

Mais Virapuru