QUEM PODE TRABALHAR COM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

gerenciamento de resíduos, setores envolvidos neste mercado, dados do crescimento a importância de reciclar

Você faz idéia de quantos setores estão envolvidos direta ou indiretamente no mercado de resíduos? O que o profissional em gerenciamento de resíduos pode fazer para conter o caos? Afinal, quem pode trabalhar com gerenciamento de resíduos? Abandone agora as crenças limitantes e especialize-se!

Quando falamos de Gerenciamento de resíduos,  já imaginamos lixo. Imediatamente, quadros (com latinhas de alumínio, barracões de sucatas, aterro sanitário, esgoto) se mostram em nosso pensamento de forma automática. Em outras palavras, um monte de retratos de resíduos sólidos formando pilhas de lixo. 

Quando falamos: profissional em gerenciamento de resíduos sólidos, já ligamos a um engenheiro, com capacete amarelo na cabeça. Diante dessa forma de pensar automática, passa sem que a gente perceba, uma série de negócios que este setor reúne. Bem como a diversidade de pessoas, das mais diversas formações (ou não) e classes sociais que este mercado abarca

Portanto, o que temos construído de antemão em nossas mentes sobre este setor, não passa de crença limitante.  

Desfaça estas idéias. O Gerenciamento de resíduos não tem limites e está ligado a todas nossas atividades. Isso sem falar que é a ferramenta capaz de equilibrar os problemas econômicos e socioambientais.  

Para entender um pouco mais o tamanho das possibilidades no mercado de resíduos e quem pode ser um profissional neste setor, continue lendo este artigo. Vou lhe dar novas imagens para o seu arquivo mental.

Você faz idéia de quantos setores estão envolvidos direta ou indiretamente no mercado de resíduos?

É pouco provável que tenhamos um número exato das atividades e empregos que este mercado reúne e gera. Mas antes de mais nada, posso garantir que é um mercado gigante! Além das atividades já diretamente ligadas ao setor de resíduos sólidos como:

  • Catadores, 
  • Empresas de coleta, 
  • Empresas de limpeza, 
  • Usina de triagem, 
  • Compostagem, 
  • Biodigestores, 
  • Tratamento de esgotos, 
  • Usina de reciclagem
  • Aterros sanitários, entre outros.

Temos também, muitas outras atividades além das citadas acima. Enfim, para não alongar a lista, vou mostrar alguns que a maioria de nós, não costuma incluir quando pensamos no mercado de resíduos. Acredito que para alguns leitores, será uma  informação nova.

Você sabia que…

Além de vidro, plástico, alumínio, e outros recicláveis utilizados nas indústrias para fabricação de novos produtos, existem outras formas de reaproveitamento do “usado”? Pois existem! Entre estes podemos mencionar:

  • Restauração de móveis usados; 
  • Vendas de móveis usados;
  • Brechós (compra e venda de roupas, sapatos e acessórios usados);
  • Sebos (compra e venda de livros, discos, cds);
  • Antiquários (compra e venda de objetos antigos);

Ou seja, o mercado de resíduos sólidos também é cultura e história! Está  no nosso dia-a-dia desde a hora que nascemos até depois da nossa morte

Como assim? Vou explicar. Quando nascemos geramos lixo hospitalar, que deve por Lei, ter tratamento ambientalmente adequado. Quando morremos, nossos restos mortais são enterrados ou cremados, isto é também, uma disposição final de resíduos. 

Aliás, atualmente existem regras ambientais para que cemitérios sejam instalados de forma correta. Ou seja, é exigido que a estrutura tenha poços de monitoramento e até malha de drenagem profunda. Surpreendente, não?

Por que tanta preocupação?

A falta de gerenciamento de resíduos, faz com que materiais que poderiam virar matéria prima para um novo produto sejam disperdiçados e acabem poluindo rios, mares, solo e ar. Dessa forma os impactos ao meio ambiente causado por nossa forma de produzir e consumir vem nos conduzindo ao caos e a extinção
Enquanto o mercado que pode colocar os resíduos de volta ao ciclo produtivo não se desenvolve, o meio ambiente é soterrado por lixo.

Esta preocupação pode parecer, aos distraídos, um exagero. Porém, não é. A forma como vivemos desde o início dos tempos até hoje, causou estragos profundos ao meio ambiente. Isto provocou um desequilíbrio imenso em todo ecossistema global, e hoje ameaça todos os tipos de vida no planeta. Todos, inclusive a humana. 

Ou seja, se nosso jeito de produzir e consumir não mudadar agora, não teremos mais tempo. Por isso, desde a década de 70, o mundo se juntou num plano de socorro, para evitar nossa extinção. Este plano se chama sustentabilidade. 

Nesse sentido, é impossível colocar este plano em ação sem profissionais ambientais qualificados.

O que o profissional em gerenciamento de resíduos pode fazer para conter o caos?

A responsabilidade compartilhada e a economia circular, são meios de todos nós comtribuirmos para equilibrar o meio ambiente e evitar que toda vida na terra chegue à extinção
Através da responsabilidade compartilhada e o gerenciamento correto dos resíduos, podemos salvar nossa espécie da extinção.

 

O profissional em gerenciamento de resíduos sólidos controla todas as etapas da geração de lixo. Em outras palavras, está envolvido desde o momento da compra do material, até a disposição final dos rejeitos. 

Por sua vez, este profissional é quem faz o levantamento do tipo e quantidade de resíduos gerados, seus impactos e sua destinação. Uma vez consciente de seu papel diante dos problemas que deve solucionar, vai aproveitar todo o potencial deste processo.  

Através de estratégias integradas e conhecimento dos meios e tecnologias, este especialista consegue conduzir o mercado juntando parcerias, desenvolvimento e lucro. Enquanto aproveita tudo, transforma o lixo em matéria-prima, evitando que resíduos sólidos, gasosos e efluentes continuem envenenando o meio ambiente. 

O profissional em gerenciamento de resíduos sólidos é o trator que abre caminho para uma nova forma de produzir e consumir. Dessa forma,  podemos dizer  que é o construtor de uma sociedade equilibrada e sustentável.

o profissional que se especializa em negócios com resíduos sólidos, é a pessoa capaz de evitar o fim da vida na terra

Como o problema com lixo está em todo o planeta, também existe um mercado ansioso por profissionais que tragam soluções. Este profissional por sua vez, tem que ter competências que  possam transformar todo este processo antigo de produção e consumo . 

Uma vez dominando os segredos do mercado, estratégias e tecnologias, pode controlar todas as fases de produção e disposição final de resíduos. A partir do entendimento do ciclo de vida de cada resíduo, pode desenvolver projetos integrados. 

Com isso, vai conseguir unir sociedade, profissionais, setor público e privado, desenvolvendo e instalando a economia circular. Além disso, a rede de negócios sustentáveis, criada a partir de um bom gerenciamento de resíduos, coloca os produtos dispensados  de volta ao ciclo produtivo. Dessa forma, não vão parar na natureza destruindo as várias formas de vida que existem no planeta.

Ao passo que usa as estratégias certas, este profissional incentiva a economia, cria  empregos em todas classes sociais e gera renda. Como é ele quem determina a destinação correta dos resíduos, consegue preservar os recursos naturais diminuindo os impactos ambientais.  Como resultado, ganha muito bem para fazer esta revolução sustentável. 

Agora, você que tem revolta por ver tanta sujeira nas ruas, águas, tanta miséria e  desperdícios, já pensou em ser este profissional? É você! Ainda mais, quer fazer alguma coisa para organizar esta bagunça? Então, está esperando o que?  Antes que tudo se acabe, torne-se este profissional. Adquira conhecimento imediatamente, desenvolva as competências necessárias antes que o tempo para resgatar a qualidade de vida acabe. 

Nesse meio tempo, de leitura você pode estar dizendo em seus pensamentos: “Isso além de custar caro, deve demorar uns quatro anos pelo menos”. Não permita, de maneira nenhuma, que os pensamentos de desânimo te amarrem na zona de conforto. Até mesmo porque, a vida desse planeta precisa de você, dos seus amigos, vizinhos, de todos nós.

Abandone agora as crenças limitantes e especialize-se!

acreditar que não tem mais jeito, que agora com pandemia além de crise ambiental temos crise sanitária, crise econômica, crise humanitária e tantas outras, não vai mudar o que precisa ser mudado, libertar-se das crenças limitantes é o primeiro passo para começar a arrumar esta casa chamada planeta terra
Acreditar que as coisas são como são e que você é apenas alguém que não pode fazer nada para mudar tudo isso, é crença limitante. Liberte-se.

Agora vou te dar um alerta: Até aqui neste artigo, você viu que o setor de resíduos sólidos é muito difuso. Do mesmo modo que são muitas as possibilidades de negócios, também existe uma procura muito grande por  profissionais capacitados. Por fim, lhe granto que sua vontade de fazer algo que lhe dê prazer, não pode ficar amarrado em argumentos como:

  • “Ah, não é pra mim; 
  • “Não tenho tempo”;
  • “Deve custar caro”
  • “Deve ser preciso faculdade”

Liberte-se!

De uma vez por todas, mande embora estes discursos sem sentindo e tenha uma atitude lógica: Torne-se um profissional em gerenciamentos de resíduos sólidos. 

A fim de lhe ajudar a espantar os fantasmas do “ser ou não ser um salvador do planeta, vou lhe revelar um segredo. Depois deste segredo revelado, você só não será um profissional qualificado e pronto para ação, se não quiser.

Vou lhe dar uma ótima notícia!

Com toda a certeza, você pode ser este profissional que o mercado busca desesperadamente. 

No Virapuru Training Center, temos o treinamento que prepara você para enfrentar os desafios do mercado e resolver problemas com todos os tipos de resíduos. 

Nosso material é resultado de 23 anos de experiência no país mais desenvolvido no gerenciamento de resíduos, a Alemanha. Conteúdo exclusivo e traduzido em língua portuguesa pelo professor Gleysson B. Machado. 

Durante o curso, você participa de mentorias onde vai aprender a aplicar as melhores estratégias para desenvolver negócios sustentáveis. Ao contrário do que se pensa, não precisa ter formação universitária, nem curso técnico na área ambiental, portanto todo mundo pode. 

Além disso, você pode estudar de qualquer lugar do mundo, no horário que for melhor para você. 

Agora não existem mais desculpas. O mercado de resíduos te espera para brilhar. Venha ser um dos grandes cometas da sustentabilidade que estão trabalhando para transformar o mundo!

Quer saber mais?

  • Inscreva-se no nosso canal
  • Assista nossos vídeos
  • acompanhe nossos artigos em nossos portais
  • e não perca nossa live!

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Entre para nossa
lista de contatos

loading...

Mais Virapuru

Trabalhe conosco

CMO / Diretor(a) de Marketing

Tem paixão e expertise em estratégias e projetos de Marketing de Conteúdo? Sabe liderar um time diverso de pessoas, sendo capaz de inspirá-lo ao alcance dos

Continue Lendo »