RECICLAGEM: Não existe negócio melhor!

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Sustentabilidade, a nova ordem! Quais resíduos sólidos podem ser recicláveis? Porque o comércio e indústria de reciclagem cresce e resiste até mesmo em períodos de crise? Como aproveitar as oportunidades de negócio no mercado de recicláveis?

A indústria de reciclagem é hoje, um setor de negócio altamente lucrativo e pouco explorado. Saiba como entrar nesse mercado de reciclavéis.

Até o final dos anos 80 a indústria de reciclagem era bastante primária no Brasil. A taxa de reciclagem era inferior a 1% dos resíduos descartados. Havia pouca diversidade de materiais recicláveis e o papel era o que mais se reciclava. A passos lentos, na década de 90, esse negócio de mercado de recicláveis começou a se desenvolver.

Com a Política Nacional de Resíduos Sólidos, a reciclagem e todo o mercado que a envolve, passou a ser estratégia para a gestão dos resíduos sólidos no mundo todo. Hoje, o mercado de resíduos sólidos recicláveis, movimenta bilhões na economia global.

Ao contrário dos dados da reciclagem nos anos 80, as indústrias do século 21 são capazes de reaproveitar quase 100% dos resíduos gerados para criação de novos produtos.

Para suprir a demanda desse setor pouco explorado, o mercado está à procura de profissionais capacitados e empreendedores que queiram ganhar muito, ajudar pessoas e salvar o planeta.

Sustentabilidade, a nova ordem!

Diante das diversas alterações climáticas no planeta, a humanidade se viu obrigada a rever seus conceitos de consumo. Afinal, a poluição geral do ar, das águas, do solo e o efeito estufa, são consequências das atividades humanas. Dentre as soluções para conter o processo de extermínio de toda vida na Terra, chegou-se ao conceito de sustentabilidade. Nessa estratégia, a economia circular veio ditar novas formas de consumo.

A economia circular busca redefinir a noção de crescimento, com foco em benefícios para toda a sociedade. Isto envolve dissociar a atividade econômica da lógica da extração, produção e descarte de recursos finitos. O modelo circular engloba a economia, o meio ambiente e a questão social.

reciclagem

Este modelo busca manter produtos e materiais em uso. Assim, em vez de extrair os recursos naturais e gerar resíduos, a produção e o consumo devem ser auto sustentáveis. Nesse ciclo econômico fechado, o desperdício não existe. As matérias-primas provêm da reciclagem em vez da extração, e assim por diante.

A partir desse pensamento, as indústrias desenvolveram meios e tecnologias para processar resíduos descartados e transformá-los em novos produtos. Sendo assim, a demanda por resíduos recicláveis, plástico, papel, alumínio, sucatas e até resíduos da construção civil, vem aumentando diariamente. Tudo o que é coletado e juntado, a indústria compra.

A demanda crescente das indústrias por materiais recicláveis, faz do comércio de recicláveis um setor que resiste e cresce mesmo durante a crise.

Quais resíduos sólidos podem ser recicláveis?

Pode-se dizer que praticamente todo resíduo pode ser reciclado, com poucas exceções. No topo do ranking dos resíduos secos que são recicláveis, estão as latinhas de alumínio . Em 2016, 98,14% delas foram reaproveitadas.

Enquanto a média mundial de reciclagem de latinhas é de 75%, o Brasil reciclou em 2016, 98% do que foi utilizado no mercado de bebidas. Todo esse sucesso acontece principalmente porque o alumínio pode ser reciclado infinitamente e mantém quase a mesma qualidade do material primário. Além disso, sua coleta e compactação são muito fáceis e a quantidade de latinhas é abundante em todo o território nacional.

Em segundo lugar entre os mais reciclados, está o papelão. Afinal, atualmente o Brasil aparece entre os maiores recicladores de papéis do mundo. Assim, conseguindo recuperar, cerca de 60% daquilo que é consumido internamente. Grande parte deste trabalho de reciclagem ainda é feito informalmente, por meio de cooperativas e catadores independentes.

Em terceiro lugar temos o PET que no time dos plásticos é o material que mais se destaca. O sistema brasileiro de reciclagem do PET é um dos mais desenvolvidos do mundo, criando uma demanda constante e garantida. As indústrias recicladoras utilizam o PET para produzir resinas produtos têxteis e novas embalagens.

mercado de recicláveis

 

Embora estes sejam os materiais mais comuns no comércio de recicláveis, ainda temos: resíduos eletrônicos, lixo tecnológico, pneus, lâmpadas, vidros e resíduos da construção civil. Entre outros materiais que também são aproveitados na indústria de reciclagem. Estes são os resíduos secos. Contudo, ainda temos os resíduos orgânicos que podem ser usados para compostagem e até mesmo para produção de biogás e energia.

Porque o comércio e indústria de reciclagem cresce e resiste até aos períodos de crise?

Como visto nesse artigo, toda atividade humana gera resíduos e quanto maior o consumo, mais a indústria precisa produzir. Sendo assim, o mercado de recicláveis é um setor infinito, onde a demanda só aumenta. Por exemplo, agora na pandemia, o plástico passou de vilão do meio ambiente a matéria prima essencial para produção de EPIs.

Por esta análise e conforme a Lei 12305/2010, a coleta e comércio de recicláveis nunca foi tão necessária. Porém para que toda matéria prima dos resíduos sólidos chegue à indústria, o mercado precisa de empreendedores com visão de mercado. Pois infelizmente a coleta realizada por milhões de catadores, ainda é insuficiente para suprir a demanda.

Explorar esse mercado significa lucro imediato e com perspectivas concretas de crescimento. Por isso, a reciclagem possui a particularidade de ser uma atividade econômica bastante rentável com o bônus de gerar empregos e ajudar o meio ambiente. Assim, mais que uma renda extra, o comércio de reciclável possui uma diversidade de atividades e formas de empreender.

Como aproveitar as oportunidades de negócio no mercado de recicláveis?

Existem inúmeras maneiras de ganhar dinheiro com lixo. Seja no comércio de recicláveis, seja no setor de energia, são várias vantagens. Você vai conseguir ajudar os catadores, o meio ambiente e a sua cidade. Depende apenas de você!

negócio de reciclagem

Nesse momento onde o desemprego assombra as famílias, o comércio de recicláveis pode ser uma forma de conseguir renda extra. Ou seja, o caminho para sua independência financeira. Por isso, basta escolher qual material é mais fácil para começar a desenvolver seu empreendimento.

Não é preciso se tornar um catador. Contudo, com uma lista de fornecedores e lista de compradores, você compra e vende sem precisar colocar a mão no lixo. Basta conhecer os detalhes desse mercado e mesmo com pouco ou nenhum investimento, você faz dinheiro na hora.

Para aproveitar essas oportunidades de negócio, você investe primeiro em você. Assim, capacitação e conhecimento lhe darão as ferramentas necessárias para se sobressair no setor de resíduos sólidos.

O curso CORE(Comércio de Recicláveis) do Virapuru Training Center, lhe proporciona esse conhecimento. As informações e as técnicas que o CORE disponibiliza, te ajudam a ganhar dinheiro já durante o curso.

Não dá pra perder tempo! Faça hoje mesmo a sua matrícula e entre para o mercado que mais cresce no planeta. CLIQUE AQUI e garanta sua vaga

A demanda por materiais recicláveis é uma coisa absurda! Com o CORE você vai conseguir negociar com grandes consumidores porque eles precisam de produção. Hoje as indústrias absorvem tudo! A procura por materiais recicláveis é muito maior que a oferta. Como está totalmente vinculado ao consumo, é um negócio que não vai saturar nunca.

Assista o vídeo para saber mais sobre a reciclagem

Veja o que dizem nossos Alunos sobre a reciclagem

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Mais Virapuru

Trabalhe conosco

Designer Gráfico

É criativo e apaixonado pela produção de peças gráficas? Tem experiência em Ilustração e noções de animação para gráficos em projetos de vídeo, gifs animados e

Continue Lendo »
Trabalhe conosco

CMO / Diretor(a) de Marketing

Tem paixão e expertise em estratégias e projetos de Marketing de Conteúdo? Sabe liderar um time diverso de pessoas, sendo capaz de inspirá-lo ao alcance dos

Continue Lendo »