fbpx

    0 Comentários

  1. Esclarecedora e produtiva. Esta aula reduz significativamente os erros ao se iniciar um negócio com recicláveis.

  2. Simone Duarte
    março 30, 2020

    Saber que podemos levar soluções para o problema antigo do lixo para a Sociedade não tem preço. O Virapuru trainning Center faz com maestria esse papel disseminador da metodologia Nacional de Resíduos Sólidos, que é de fácil acesso a todos. A Lei 12.305/10 é resgatada com o empoderamento de Política Nacional com esse convite para nós Empresários e Cidadãos cumprirmos nosso papel social de utilizar a Lei para fazer negócios no mercado de resíduos e resolver o problema do lixo negligenciado a décadas.

  3. Pude observar nesta aula, uma atitude sustentável “raiz” usando este termo em voga! Ou seja, em um tempo não muito distante , fazíamos o Reuso ou o ” R” de Reutilizar. Havia um desconto no preço total quando levávamos os cascos da cerveja ou refrigerante. Este hábito caiu com o advento do plástico. Este é um exemplo de logística reversa (varejo-consumidor e consumidores-varejo-indústria)antes mesmo de haver este conceito.

  4. Bastante didática! Como sempre uma linguagem simples o que torna a comunicação clara e compreensível. Nesta comparação aprendi que devo observar os aspectos geográficos locais e a viabilidade econômica para então instalar um bio digestor ou uma compostagem.

  5. Celso Luchezzi
    fevereiro 23, 2020

    Gleysson
    Terminei o curso.
    E achei excelente!!!
    Parabéns pelo trabalho!

    Celso Luchezzi

  6. Olá Gleysson,

    Aula dinâmica e ensino prático, o modelo de aula usado é fantástico, Prof. Gleysson interage com alunos dando várias sacadas e exemplos de situações que vamos passar no dia a dia como Profissional de Comércio de Reciclagem. Fato é que a teoria se apresenta na prática e vivencia. Dos cursos que fiz, os do Virapuru aproveitei 100%. Obrigado equipe Virapuru e Prof. Gleysson.

  7. 1 – O que te trouxe a esse curso?
    Esse curso é uma grande oportunidade em parceria com Prof. Gleysson para aumentar meus conhecimentos com o comercio de resíduos recicláveis. Sou aluno do PROFISSIONAL INTERNACIONAL EM GERENCIAMENTO DE RESÍDUOS SÓLIDOS, onde mudou minha vida e visão sobre o “LIXO”

    2 – Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis?
    Quero aprimorar as técnicas de mapeamento e assim gerar muitos negócios.

    3- Você já tem experiência ou algum contato com a área?
    Tenho alguns meses de experiência e o pouco tempo já mudou minha vida. Vou lutar para ser o melhor na área de resíduos e poder ajudar as pessoas e o meio ambiente.

  8. Boa Tarde

    O Video não carrega.

    Att

  9. Celso Luchezzi
    fevereiro 2, 2020

    Opa!
    Estou super dentro.

  10. Admin bar avatar

    Obrigado por nós transmitir tamanho conhecimento, estas aulas foram imprescindíveis para eu tomar um rumo no meu sonho de empreender.

  11. Marcelo Barros Martins
    janeiro 27, 2020

    Bom dia ,boa tarde e boa noite, muito bem professor , então as legislações tem que estar de acordo com a legislação de maior conceito,ou seja ,se a lei municipal estiver de acordo com a lei federal,e estiver em desacordo com a lei estadual ,pode ser aplicada normalmente, conforme a lei federal tirando esta por base ,ou no caso pela hierarquia das leis terá que se obedecer qual ? A estadual que esta em desacordo, ou a federal que seu contexto é de maior impacto.

  12. 1 – O que te trouxe a esse curso?
    A eficiência dos recursos, a proteção climática e ambiental desempenham um papel cada vez mais importante. A indústria de resíduos e reciclagem faz uma contribuição indispensável para isso. Eu quero aprender mais sobre este comércio de potencial gigante.

    2 – Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis?
    No meu trabalho, represento empresas brasileiras de reciclagem na Alemanha. Como representante de vendas, medio a conclusão das transações em nome da empresa e conduzo as negociações com os cuidados necessários.

    3- Você já tem experiência ou algum contato com a área?
    Tenho um ano de experiência e represento uma empresa do Brasil na Alemanha. Mas quero conquistar outros clientes, investir dinheiro e tempo em meu trabalho e conhecimento.

  13. Cristina Sato
    janeiro 22, 2020

    Aula com dicas importantes para elaborar, de forma clara e objetiva, uma lista de compradores de material reciclável, e como isso é possível utilizando as redes sociais.
    Conhecimento é primordial para que possamos identificar cada etapa do ciclo de vida do produto e montar uma estratégia de sucesso. Vi como podemos nos inserir nesse processo sem ter que ficar na mão de atravessadores. Precisamos mostrar para o comprador que temos competência, conhecimento!

  14. Buscando uma nova forma e olhar destro desse mercado. Todos sempre falou que pra ganhar dinheiro nesse mercado que deveria investir em espaço, e da forma que o mercado colocar sempre fico preço nu ciclo coleta = atravessador e nunca gostei muito desse formato e quando você falou que existe a possibilidade de ir direto as fabricas isso muito encantou eu realmente acredito que a porte ganha muito mais. Estou em São Paulo – Capital – não estou conseguindo entrara no grupo do WhatsApp 11 95974-8182.

    • Me formei em Gestão Ambiental a pouco tempo, como não fiz estágio, entendo que a capacitação no comércio de recicláveis será o ponta pé inicial para adquirir vivencia e aos poucos poderei me encaixar dentro da Gestão Ambiental e fazer valer o meu diploma.

  15. No vídeo é mencionado que podemos baixar a tabela, mas buscamos a onde a tabela para baixar???

  16. PAULO DÁLIA TEIXEIRA DÁLIA
    janeiro 9, 2020

    Quero agradecer o Professor Gleysson por todo o conhecimento que me foi transmitido de forma prática e objetiva neste curso, que como o mesmo diz, é um treinamento, no qual quando comecei tinha apenas conhecimentos superficiais no comércio de recicláveis adquiridos a partir de conversas com catadores e representantes de uma cooperativa de catadores próxima a minha cidade.
    O que me fez a fazer o CORE, foi a necessidade que senti de adquirir maiores conhecimentos na área de resíduos sólidos para poder implementar políticas públicas de forma correta na cidade que estou como prefeito, uma pequena cidade do interior da Paraíba chamada Juripiranga e, com isto, possibilitar a geração de emprego e renda através do desenvolvimento de uma visão empresarial no nossos catadores e também atrair possíveis investidores para nosso município quando o mercado de recicláveis estiver estabelecido.
    O CORE me trouxe conhecimentos que permitem que eu consiga hoje fazer uma análise no ciclo de vida dos produtos e através dela poder identificar em que etapa podemos fazer ações de incentivo ao desenvolvimento do seguimento definido, permite também a identificação dos compradores e fornecedores de forma mais ampla e rápida, objetivamente, além de nos trazer conhecimentos de precificação dos materiais recicláveis pelo melhor preço do mercado.
    Todos os conhecimentos adquiridos no Curso Comércio de Recicláveis vai permitir que eu possa ajudar aos nossos comerciantes de recicláveis a terem uma visão mais empreendedora do segmento, fazendo com que desenvolvamos na nossa cidade um comércio que gerará emprego e renda para várias pessoas e que tem um grande potencial a ser explorado.

  17. Cristina Sato
    dezembro 24, 2019

    Olá, Gleysson!
    Assisti a aula 1 e não tive como não comparar com a época da faculdade: completamente diferente! Direto ao ponto e com informações muito relevantes, de quem sabe como as coisas funcionam na prática. Fiz minhas anotações, que “bateram” direitinho com os slides bônus.
    Depois de 3 décadas apenas agindo como uma apaixonada pelo assunto, separando material reciclável em casa, no escritório, e tentando conscientizar família e amigos… agora sei que estou no caminho certo!
    Abraços

  18. Gleysson,o q me motivou a fazer o curso é q a tempos faço a separação de todo luxo na escola em q trabalho ,encaminho a um amigo q vende a atravessadores ,o orgânico vai pro sítio meu pai alimentar porcos , meu interesse é devido a ligação q tenho com a mãe Terra ,sempre morei na roça ,sempre amei TD q Deus criou nesta face da Terra, admirar essa formas de vida pra mim é ver Deus , é estar ao lado de Deus , precisamos fazer algo q seja pra reverter o quadro alarmante em q estamos chegando , acredito na educação ambiental para nossas crianças , mudança de hábitos ,comportamento , quero recolher lixo ,destinar de forma correta esse lixo ,fazer minha parte e tudo mais q Deus me permitir fazer !!!

  19. Luciana Campos de Oliveira
    dezembro 18, 2019

    Eu também aceito!

  20. Cristina Sato
    dezembro 12, 2019

    O que te trouxe a esse curso? O desejo de poder trabalhar com algo em que realmente acredito e pratico há cerca de 3 décadas: a reciclagem.
    Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis? Por acreditar que este é o futuro do planeta. Além disso, é um mercado com enorme potencial e em franca expansão, e nele estão pessoas engajadas na questão do meio ambiente, que considero primordial.
    Você já tem experiência ou algum contato com a área? Nunca tive experiência, mas conheci pessoas do meio que sãorealmente comprometidos com a reciclagem, como o Wlaudemir e o Thiago. Procuro expandir esse círculo ainda mais e estreitar os laços.

  21. Incrivel o Treinamento ‘Profissional Internacional em Gerenciamento de Resíduos Sólidos’. Realmente proporciona multi visões para o mercado de trabalho. As conexões sempre voltadas para a sustentábilidade efetiva para a sociedade planetária. O professor Gleysson propicia a temática com fundamentação de primeiro mundo nas soluções sistemicas, no que envolve a efetividade do ciclo de vida do produto e a melhor destinação dos recursos sólidos… Maravilha!!!

  22. Excelente aula,

    parece óbvio agora que tive acesso ao conteúdo.

  23. Fiz o CORE, apesar de trabalhar no setor de resíduos sólidos hospitalares há cinco anos, desconhecia as inúmeras oportunidades profissionais neste segmento. Foi neste encontro com informações relevantes e profissionais e pessoas pró-ativas que passei a deslumbrar inúmeras opções de contribuir para a Sustentabilidade. Recomendo este e demais cursos do Virapuru. Regina Lima.

  24. Fiz o CORE, apesar de trabalhar no setor de resíduos sólidos hospitalares há cinco anos, desconhecia as inúmeras oportunidades profissionais neste segmento. Foi a partir deste encontro com informações relevantes e pessoas pró-ativas que passei a deslumbrar inúmeras opções de contribuir para a Sustentabilidade. Recomendo este e demais cursos do Virapuru! Saudações Sustentáveis! Regina Lima.

  25. Fantástico, o núcleo de todo o negócio está no domínio do ciclo do produto, daí sim, buscar fornecedores e compradores.
    Já agendei visitas as cooperativas para estudar na prática como funciona o negócio. Quais produtos trabalham , fornecedores, compradores, coleta seletiva, etc.
    Na verdade é super fácil fazer uma lista de compradores, acredito que o problema maior seja trabalhar junto aos fornecedores.
    Parabéns professor ??
    Obs: Não consegui entrar no grupo do whats, nem recebi o e-book do curso.
    Whats 51991823015

  26. Admin bar avatar

    Wlaudemir tem toda razão, o cenário atual nos mostra escancaradamente o desequilíbrio do sistema atual. Corrupção, ineficiência ganância geram esse cenário que ao meu ver é extremamente oportuno para nós, profissionais em gerenciamento de resíduos sólidos. Podemos escolher a área que queremos atuar então fazemos a grande diferença.
    Bem vindos à 4° revolução industrial.

  27. O que te trouxe a esse curso? – Venho buscando conhecimento na área da logística reversa nos desde que iniciei meus estudos na área da logística.
    Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis? – Gerar lucro através dos resíduos e da logística reversa é o ponto cego para a Economia Circular, assim meu objetivo é gerar lucro para viabilizar uma economia circular nas cidades e empresas.
    Você já tem experiência ou algum contato com a área? Conhecimento acadêmico com resíduos, profissionalmente tive uma pequena experiência com pós venda e pós uso de equipamentos com defeito, ou que finalizar a vida útil do produto.

  28. PAULO DÁLIA TEIXEIRA DÁLIA
    outubro 31, 2019

    Bom dia Professor Gleysson!

    Nesta primeira aula, aprendi que quando temos conhecimento dos tipos de materiais compõe um determinado produto e observando o ciclo de vida do mesmo, podemos identificar quem são os fornecedores e compradores de cada etapa.
    Verifiquei ainda, que a reciclagem é o elo entre o consumidor e a indústria de processamento, que é importante estudar através da balança comercial o que está sendo importado e exportado na localidade escolhida, para através destas informações se definir o segmento que devemos atuar, sendo preferível a especialização em um tipo de produto e com o estudo do ciclo de vida definir qual etapa atuar.
    Aprendi também que através da identificação dos produtos que estão sendo importados, pode-se identificar uma possibilidade de negócios, que com a elaboração de um projeto bem estruturado através de um bom mapeamento de fornecedores e compradores, definição das viabilidades técnicas e ecônomica e segurança jurídica, buscar um investidor e com a concretização do investimento gerar emprego e renda para uma região.
    Pretendo com a continuidade deste curso e de outros que pretendo fazer, obter os conhecimentos que serão necessários para o desenvolvimento de projetos e ações nos diversos segmentos de resíduos sólidos.
    Atenciosamente,
    Paulo Dália Teixeira

  29. Aula prática e objetiva! “Dando a vara e ensinando a pescar…” Rs Excelete aula, professor!!!

  30. PAULO DÁLIA TEIXEIRA DÁLIA
    outubro 27, 2019

    Muito boa aula preparatória. Me despertou a vontade de ser um cometa da sustentabilidade, contribuindo assim para um meio ambiente melhor, entendendo que a capacitação é o melhor caminho para que isto aconteça.

  31. Saudações professor Gleysson!
    Tenho formação técnica e superior na área química. Trabalho como operador RT e auditor interno do SGI em uma multinacional.

    O que te trouxe a esse curso?
    Busco informação sobre a área de recicláveis.

    Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis?
    Vejo nesta área uma oportunidade de ter minha independência financeira.

    Você já tem experiência ou algum contato com a área?
    A resposta para essa pergunta me trás uma certa saudade. Quando criança eu e meu irmão caçula recolhíamos papelão onde morávamos e com o dinheiro comprávamos doces.
    Hoje em dia o contato que tenho com a área está relacionado com a ISO 14001. Sou auditor interno na empresa onde trabalho.

  32. olá, muito bom dia ,hoje com um pouco mais de conhecimento vem aqui postar minha opinião sobre o mapeamentos regionais da destinação final e adequada para os resíduos sólidos, você teria que saber qual seria o produto e em qual ciclo você estaria tentando comprar ou vender este produto, Primeiramente quem tem? quem compra? valor de mercado ? achando isso vc estará com os dados comerciais das pessoas certas para destinar seu produtos, sendo importante sempre procurar agregar valor ao mesmo dentro dos ciclo que se encontra, sempre procuro pegar em um ciclo e negociar em outro…de´dependendo do ciclo muda os valores agregados, como o mapeamento feito vc saberá quem vende ,quem compra e dará a destinação certa ganhando dinheiro!!

  33. A prefeitura de Salvador revogou o Decreto Nº 25.316/2014, deixando de responsabilizar os grandes geradores pela destinação ambientalmente adequada. Um retrocesso que seguimos enfrentando no sentido de abrir mercado de resíduos sólidos. Estou animada com este assunto. Me sinto na responsabilidade de atuar para avançarmos nesse processo. Grande abraço!

  34. Adorei a aula, professor! Importante lançar luz ao tema para que possamos nos situar diante do mercado. Parabéns pela atitude!!!

  35. PAULO DÁLIA TEIXEIRA DÁLIA
    outubro 17, 2019

    Bom dia Professor !
    Me chamo Paulo Dália Teixeira, estou hoje como prefeito de Juripiranga/PB, uma pequena cidade do interior, situada a 74 km da capital João Pessoa, na divisa da Paraíba/Pernambuco.
    O que me trouxe a este curso foram alguns vídeos que assisti seu relacionados a reciclagem e gerenciamento de resíduos sólidos, como estamos em um processo para eliminarmos o nosso lixão, entendo ser fundamental a minha capacitação para conduzir melhor o processo, buscando melhorar a condição de vida dos nossos catadores e o nosso meio ambiente.
    Também pude observar que o trabalho com reciclagem é um ramo muito promissor desde que conduzido com conhecimento e isto me fez buscar fazer este curso, para em um futuro próximo buscar desenvolver atividades empreendedoras neste seguimento.

  36. Boa noite professor, gleysson” e todos que aqui esteve juntos com esse exemplo de professor que nos deu uma luz da forma de como nós ser humano ter uma visão que poucos tem esse profissional que é o gleysson, de uma forma bem explicida nos encinando um melhor mercado para saída da crise e tornando-se um empreendedor no comércio de recicláveis,hoje a minha mente e outra com respeito a preservação e meio ambiente.

  37. Pendente? Haaá agoraaa entendiii!!! Achei porque ainda estou dinossauro digital nada acontecia, sou aluno 0919, Aguardando instruções para confundir ainda mais a minha cabeça digital.Sucesso.

  38. Olá, aceito o desafio.

  39. Bem eu venho aqui agradecer pelo curso e pela oportunidade de obter conhecimentos tão importantes para meu futuro como pessoa e profissional…sou de são joaquim da barra sp…

  40. Nas aulas do Curso Comércio de Recicláveis, do Virapuru Training Center são ministradas, a partir da Alemanha pelo Professor Gleysson B. Machado, somos orientados a fazer análise do ciclo de vida do produto para observar o que existe de descarte dentro da cadeia produtiva, você constroi e desconstroi (faz uma engenharia reversa), e descobre os resíduos gerados em cada fase do processo e das empresas que participam da fabricação. Perante isso, você começa a registrar e fazer a lista de compradores e fornecedores, principais dificuldades das cooperativas de catadores, encontrar para quem vender e depois que vende conseguir mais material. Indentificamos também os grandes geradores, Em fim você gera o levantamento das matérias primas e insumos envolvidos na fabricação do produto.
    Quando você estuda o mercado do comércio de recicláveis, acaba fazendo um diagnóstico identificando as demandas da cidade, faz um mapeamento registrando a existência ou a carência por exemplo: de cooperativas de catadores ou de suas dificuldades; projetos futuros como implementação de usinas de reciclagem; usinas compostagem para produção de adubo e ou geração de energia com biodigestores; usina de material eletrônico; usina de reciclagem de material de construção civil; geração de energia com o gás metano dos aterros sanitários.
    #gestaoambiental #comerciodereciclaveis #residuoreciclavel #residuosolido #lixo #tratamentodelixo #saneamento #reciclagem #materialreciclavel #materiaprimaabundante
    Contudo, para isso faz-se necessário um estudo mais aprofundado e específico de: gravimetria quantitativa e qualitativa dos resíduos gerados pela população dessa região; análise de viabilidade econômica; economia circular. Com esse projeto em mãos você pode buscar investidores comprometidos com a sustentabilidade.
    Diante do exposto os alunos do Curso Comércio de Recicláveis não vê dificuldade em obedecer e implementar a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos para solucionar a problemática de destinação correta e adequada dos resíduos e acabar com os lixões. Conseguem visualizar que o resíduo é na verdade – Matéria Prima em Abumbância – e que, dependendo da tecnologia usada para sua destinação adequada, pode-se gerar muitos negócios e empregos com benefícios para todos os atores envolvidos. Vislumbra sim, possibilidades e oportunidades de negócios dentro dos pilares sócio, econômico e ambiental da sustentabilidade. #gestaoambiental #comerciodereciclaveis #residuoreciclavel #residuosolido #lixo #tratamentodelixo #saneamento #reciclagem #materialreciclavel #materiaprimaabundante

    • Bom dia Antonio, ficamos muito felizes em ver o quanto você tem aproveitado esse conhecimento para te fazer crescer cada vez mais no mercado de resíduos sólidos.
      Quanto ao aprofundamento em Gravimetria, nós temos um curso específico para esta cadeira, na qual você verá com detalhes todos os processos envolvidos, que vai desde a metodologia até a logística. Fique à vontade para continuar seu processo de aperfeiçoamento e somando junto à sociedade, no universo dos resíduos sólidos!

  41. Nas aulas do Curso Comércio de Recicláveis, do Virapuru Training Center são ministradas, a partir da Alemanha pelo Professor Gleysson B. Machado, somos orientados a fazer análise do ciclo de vida do produto para observar o que existe de descarte dentro da cadeia produtiva, você constroi e desconstroi (faz uma engenharia reversa), e descobre os resíduos gerados em cada fase do processo e das empresas que participam da fabricação. Perante isso, você começa a registrar e fazer a lista de compradores e fornecedores, principais dificuldades das cooperativas de catadores, encontrar para quem vender e depois que vende conseguir mais material. Indentificamos também os grandes geradores, Em fim você gera o levantamento das matérias primas e insumos envolvidos na fabricação do produto.
    Quando você estuda o mercado do comércio de recicláveis, acaba fazendo um diagnóstico identificando as demandas da cidade, faz um mapeamento registrando a existência ou a carência por exemplo: de cooperativas de catadores ou de suas dificuldades; projetos futuros como implementação de usinas de reciclagem; usinas compostagem para produção de adubo e ou geração de energia com biodigestores; usina de material eletrônico; usina de reciclagem de material de construção civil; geração de energia com o gás metano dos aterros sanitários.
    #gestaoambiental #comerciodereciclaveis #residuoreciclavel #residuosolido #lixo #tratamentodelixo #saneamento #reciclagem #materialreciclavel #materiaprimaabundante
    Contudo, para isso faz-se necessário um estudo mais aprofundado e específico de: gravimetria quantitativa e qualitativa dos resíduos gerados pela população dessa região; análise de viabilidade econômica; economia circular. Com esse projeto em mãos você pode buscar investidores comprometidos com a sustentabilidade.
    Diante do exposto os alunos do Curso Comércio de Recicláveis não vê dificuldade em obedecer e implementar a PNRS – Política Nacional de Resíduos Sólidos para solucionar a problemática de destinação correta e adequada dos resíduos e acabar com os lixões. Conseguem visualizar que o resíduo é na verdade – Matéria Prima em Abumbância – e que, dependendo da tecnologia usada para sua destinação adequada, pode-se gerar muitos negócios e empregos com benefícios para todos os atores envolvidos. Vislumbra sim, possibilidades e oportunidades de negócios dentro dos pilares sócio, econômico e ambiental da sustentabilidade. #gestaoambiental #comerciodereciclaveis #residuoreciclavel #residuosolido #lixo #tratamentodelixo #saneamento #reciclagem #materialreciclavel #materiaprimaabundante

  42. Hoje dia 03/10/2019; já com menos de três meses já sou capaz de construir uma lista fornecedor de resíduos más tudo isso com os conhecimentos que adquirimos aqui com nosso professor gleysson”onde achávamos que é difícil com a dotoria do gleysson mim sinto pronto para por a mão na massa.

  43. Admin bar avatar

    Interessante que nenhuma das pessoas entrevistadas, incluindo a vereadora, conheciam a Lei Municipal de Goiânia, de nº 9.498, de 19/11/2014, que foi regulamentada pelo Decretos nº 728, de 14/3/2016. Lá está bem claro quem são os grandes geradores de resíduos sólidos de Goiânia. Uma simples leitura seria suficiente para se evitar a confusão que estavam fazendo.
    Taí uma oportunidade de negócios, fazer consultorias para implantação dos PGRS´s e intermediar o contato com o poder publico de forma profissional.

  44. Matéria publicada no site metropoles.com no ano de 2018, destaca que o Centro-Oeste do país é a pior região do Brasil no descarte de lixo. A matéria cita a Lei Federal nº 12.305/10, e mostra alguns índices que devemos nos adentrar. Convido todos a leitura da matéria e reflexão.
    Link : https://www.metropoles.com/brasil/na-contramao-centro-oeste-e-a-pior-regiao-no-descarte-de-lixo-urbano.

  45. Admin bar avatar

    Sem duvida esse é um ponto critico na implementação da Lei 12305/10 no Brasil.
    Provavelmente, é isso que explica porque ela já tem mais de nove anos e ainda não foi implementada de forma abrangente no país.
    Dizem que o conhecimento traz a luz e também responsabilidades, e é isso que está acontecendo com todos que estão nesse treinamento.
    Nosso desafio agora é aceitar essa responsabilidade e mudar a realidade que está ai.
    Eu serei um dos Cometas da Sustentabilidade!

  46. sim, aceito.
    hj morrera um dinossauro digital, Eu.
    obs. não tem nenhuma orientação em baixo do vídeo.

  47. Vou seguir sua sugestão, meu plano sera´com REE, malandrinho eu já estou atuando nesta área.
    Penso que terei alguma dificuldade nas redes sociais, tenho pouca habilidade com as mídias sociais, tipo dinossauro digital, nem sabia que existias algumas das redes que citou no vídeo da introdução.

  48. Curso ótimo,muito bom mesmo.

  49. Atualmente sou catador de material reciclável formalizado MEI. Tenho habilidade em vários tipos de destinação final adequada de recicláveis, porém tenho uma expertise diferenciada em e-waste – REE, pratico nesta área logística reversa e manufatura reversa.
    Há algum tempo venho acompanhado você no youtube, fiz algumas economias para adquirir o programa PIGRS. com essa aquisição pretendo melhorar minha posição de mercado e acelerar meus conhecimentos e rentabilidade.
    Meu sonho de consumo é poder destinar adequadamente o lixo espacial, no momento vou ficar com os pés no chão, quem sabe com seu direcionamento posso realizar meu sonho. (nossa acho que viajei nesta ultima frase).
    Atuo na Região Metropolitana da Baixada Santista somos aprox. 1.76 Mi. de habitantes, esta região temos vários seguimentos de geradores de resíduos o pós consumo, comércio, serviço, porto, aeroporto, eventos, hotelaria, bares, restaurantes, feiras livre e não posso deixar de citar as praias, tem uma geração incrível de coco verde, pescados, óleo de fritura entre outros.
    Na minha infância tive Daniel Azulai como ídolo, este um grande formador de caráter e transferidor de conhecimentos sem igual. Gleysson considero você o Daniel Azulai da sustentabilidade.
    Obrigado. Sucesso..

  50. Olá professor boa noite, eu já assistiro premeiro vídeo aula por motivos de muito trabalho conseguir hoje tenho a honra de comentar, sobre o que eu aprendir aqui, hoje eu tenho um conhecimento que não tinha sobre o ciclo de vida de cada material e sabendo o real valor que tem como materia prima, más isso sor tornou-se real para mim através do profissional que você é também o metado de ensino que passa para nós alunos a minha visão hoje é outra, tudo isso através do Virapuru hoje sim já to sintindo um proficional do comércio de recicláveis.

  51. Aguardando aprovação, para participar desse seleto grupo.

  52. • Sou engenheiro civil, com vasta experiência em obras de grande porte, hidroelétricas, barragens, pontes, saneamento, empresário na área de serviços no setor de infraestrutura e tendo como foco empreender em sustentabilidade (Unidades de Tratamento de Resíduos, Urbanos, Construção Civil, Hospitalar, Industrial e etc.) com o objetivo de criar riquezas com reciclagem (indústria reversa), Biofertilizantes, Biogás, Energia Elétrica, Crédito de Carbono e tudo que possa servir de matéria prima para algum outro produto.

    • Obter conhecimento na área de Comércio de Recicláveis para que possa agregar valor a cadeia de negócios ao qual estarei envolvido nos próximos anos.
    • A minha experiência anterior foi baseada em gerir negócios de engenharia baseado na técnica e no melhor retorno do capital investido e para me reciclar fiz 2 MBA na FGV ligados a gestão de empresas tendo como foco principal a gestão de pessoas e financeira.
    • Estou muito feliz de participar desse grupo de estudo por ter pessoas com propósitos nobres de criar riquezas (tangíveis e intangíveis) em todos os níveis.
    • E acreditando que essa é a minha missão de vida como também dos colegas desse curso.

  53. Fabio Ferreira lima
    setembro 23, 2019

    bora para o desafio!!! quero participar

  54. Admin bar avatar

    Me sinto uma lagarta”macho” entrando num casulo. Quero sair desse curso totalmente modificado e capacitado.

  55. Determinada vez me perguntaram porque não fazia o mestrado em Eng. de Minas, eu respondi: que eu não estava ficando doido para tal empreendimento.
    Se tivesse feito o mestrado teria aprendido Inglês e mexer muito bem com computação, então perdi uma oportunidade, por isso cheguei a conclusão que não podia perder a segunda chance.
    Nunca imaginei que esses pequenos detalhes, mas importantísimos para podermos nos comunicar, seria ensinado.
    O que aprendi dispensa comentários, estou deveras satisfeito.

  56. Sou péssimo de Marketing, mas paulatinamente vejo a enorme diferença entre mim e um colega que terminamos juntos o curso de Engenharia de Minas.
    Enquanto eu fico até chateado quando me elogiam na área de desmonte de rochas, ele praticamente mora no Facebook e é conhecido de Norte a Sul e de Leste a Oeste, mostrando as uas habilidades.
    Uma ótima oportunidade de quebrar barreiras.

  57. Vou tentar a medalha de ouro nesse desafio.

  58. Vou aceitar o desafio, pois é a forma de melhorar os conhecimentos e romper barreiras nas redes sociais.

  59. Aqui em Pára de Minas o PMIGIRS segundo a Lei12.305/2010 art 4 diz que o se o resíduo descartado passar dos 50kg ele não é mais considerado como residencial.
    Tendo em vista o artigo 21 que fala sobre a coleta seletiva, aqui também já há a ASCAMP que é uma associação de catadores de material reciclado de pará de minas na qual recebe todo o resíduo seco da cidade.

  60. Aqui em Pára de Minas o PMIGIRS segundo a Lei12.305/2010 art 4 diz que o se o resíduo descartado passar dos 50kg ele não mais considerado como residencial.
    Tendo em vista o artigo 21 quer fala cobre a coleta seletiva, aqui também ja há a ASCAMP que é uma associação de catadores de material reciclado de pará de minas na qual recebe todo o resíduo seco da cidade.

  61. Fantástico este curso CORE, prático e eficiente…, ajuda-nos muito na caminhada inicial… Gostaria que ele ficasse disponível sempre, para que os alunos (ex-alunos) possam consultá-lo sempre que precisar…., seria a cereja do bolo!!!, show

  62. Admin bar avatar

    Esse é meu desejo já estou me empenhando.

  63. Admin bar avatar

    Não construo paredes para pendurar medalhas ou certificados, mas sim para abrigar e dar sustentabilidade dos nossos sonhos .

  64. Admin bar avatar

    Estou dentro. De corpo alma e coração. Estou aqui para vencer barreiras.

  65. Admin bar avatar

    Olá carissima parceira.
    Sou o Paulo Cardinali de Santa Cruz da esperança SP. Estou iniciando o PIGRS e lendo os comentários te encontrei.
    Sou desta área e pode contar conosco.

    • Admin bar avatar

      Meu primeiro desafio está.sendo sair da caixinha.
      Difícil definir apenas uma área de atuação, mas estou decidido e focado. Sou um cometa.da sustentabilidade.
      Contém comigo.

  66. A ação do Governo do Estado, por meio da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos (Semarh), levou o RN ao posto de Estado brasileiro que mais avançou em gestão de resíduos sólidos. Esse resultado foi obtido por meio do trabalho de estruturação das regiões, através da implantação de consórcios públicos e da elaboração dos Planos de Resíduos Sólidos, tanto na esfera estadual quanto nas municipais.

  67. Admin bar avatar

    Que show de aula coisas que eu tem no celular e no notebook e não usava é tudo gratuito muito obrigado professor!!

  68. Admin bar avatar

    Desafio aceito!

  69. Admin bar avatar

    Bom dia!O segmento quer eu quero é usina de triagem de reciclagem e fazendo PGRS !!

  70. Estou começando o treinamento à mil, Já de olho no próximo treinamento de biodigestor CSTR. Terminei a gravimetria dos resíduos urbanos do meu município e estou começando elaborar o PMGIRS.Na gravimetria 56% dos resíduos São orgânicos passíveis de produção de energia.Segue esta porcentagem em grande maioria dos municípios norte mineiros. Além disso minha paixão pela biodigestao anaeróbia aliada ao amor ao campo me permitiu adquirir uma área para criação de vaca leiteira em confinamento,para produção de biogás e biofertilizante.Sou engenheira química,mas quero atuar como consultora e projetista em resíduos orgânicos e de quebra mostrar aos municípios que é possível fazer e ser a diferença neste planeta que anseia pela sustentabilidade.

  71. Admin bar avatar

    Aguardando aprovação para me juntar aos Cometas da Sustentabilidade!

  72. Curso espetacular, recomendo a todos

  73. Se preparar e mostrar-se ao mundo, pois eles estão nos esperando!!!

  74. Serei o melhor de mim!!!

  75. Bom dia professor Gleysson e toda turma!
    Estou me sentindo num universo tão vasto de oportunidades, que sinceramente, dá vontade de desenvolver todas as áreas de atuação.
    Mas vou continuar me capacitando para achar uma área onde podemos ser efetivo na preservação da Terra, atuar socialmente e obter ganhos financeiros, fechando assim o tripé da sustentabilidade.
    Que maravilha!!!

    • Admin bar avatar

      Olá carissimoa parceiros, sou o Paulo Cardinali de Santa Cruz da esperança SP. Estou iniciando o PIGRS e lendo os comentários te encontrei.
      Sou desta área e pode contar conosco.

  76. Admin bar avatar

    Show de bola Gleysson, eu já uso o Google drive e o foto, mas não nesse nível de compartilhamento.
    Para capturar telas eu uso um aplicativo que é um add-on do Chrome que é muito bom e facílimo de usar. Quem quiser experimentar pode ir nesse link e baixar. Usem a opção Google Chrome para instalar.
    https://app.prntscr.com/pt-br/download.html

    Um outro aplicativo que é muito útil para quem faz cursos online é o Videospeed Controler. Voce consegue aumentar a velocidade de reprodução do video, de forma que consegue assisti-lo, sem perder a qualidade da imagem e do som, conseguindo com isso reduzir o tempo gasto no estudo.
    https://www.techtudo.com.br/tudo-sobre/video-speed-controller.html
    Aproveitem que é tudo gratuito!

  77. Admin bar avatar

    Muito bom, tô gostando muito da metodologia proposta. Vamo que vamo!

  78. Admin bar avatar

    Excelente iniciativa motivacional, vou buscar os meus prêmios!

  79. Admin bar avatar

    Gosto de desafios mestre, tô dentro!

  80. Admin bar avatar

    Comecei o treinamento a mil e já tenho um objetivo: sair do treinamento com uma empresa de consultoria para Elaboração de PGRS´s, mas não é somente isso. O CORE me deu as bases para comercializar resíduos recicláveis e após o PIGRS vou definir com mais certeza toda a abrangência da minha atuação nesse mercado.

  81. Mais uma aula terminada com muitas anotações e pesquisa de campo. A área dos resíduos requer conhecimento e aplicabilidade, estou criando a lista de produtos classificando cada categoria para montar plano de ação com viabilidade econômica e de logística.

  82. ok! desafio aceito

  83. Olá Boa noite, venho aqui a confirmar minha opinião sobre o curso de comércio de recicláveis junto au virapuru” e professor gleysson, desde do dia que eu comecei a companha o curso, hoje estou informando dos conhecimento que não tinha, e que mais chamau atenção foi a maneira é metado de informação pratico por parte do professor, e conhecendo também forma do ciclo de vida do produto, para indústria, que eu prendir, eu hoje to hábito para comércio de recicláveis.

  84. Admin bar avatar

    Estou muito entusiasmado. Já estou mudando algumas estratégias. Realmente, como é que nunca pensei nisso!!! Ótima didática, excelentes estratégias de ensino. Professor Gleyson, vc está no lugar certo. Obrigado pela sua dedicação. Bora pro próximo curso.

  85. Admin bar avatar

    Uma grande característica do gleyson é dar mais do que esperamos, pensando no indivíduo para o mundo dos negócios.

  86. Curso excepcional!
    Resolvi estudar resíduos sólidos e comecei com o pé direito, esse é o segundo curso que faço, incomparavelmente melhor.
    Achei que ia receber umas dicas sobre resíduos sólidos e sua comercialização, mas aprendi sobre ciclo de vida do produto, processos de reciclagem, como usar a Balança Comercial para identificar meu nicho de mercado, sobre o desafio de tornar o produto reciclado mais barato que a matéria-prima, a importância da gravimetria, identificar meu fornecedor/comprador, dicas de publicidade, de autopromoção, sobre pesquisar o valor de mercado da matéria-prima antes de precificar, a importância de identificar o ponto de satisfação do meu parceiro para estabelecer uma negociação ganha x ganha…e não parou por aí, uma das maiores lições para humanidade foi compartilhada pelo Professor Gleysson durante o curso, a importância do exercício de gratidão, lição deixada na terra pelo nosso bom Deus. O mundo carece desse exercício.
    Coincidência ou não, sou grata de participar desse novo mundo, um mundo de respeito, de ética e justiça.
    “Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio”, como disse Heráclito, não há quem entre e saia deste curso sendo a mesma pessoa, é uma experiência de mudança de visão.

  87. Fazendo uma lista de fornecedores: identificar o resíduo; identificar a indústria geradora; pesquisar; listar e contactar.
    Meu melhor cliente poderá ser meu fornecedor.
    Precisamos lembrar de identificar o ponto de interesse da outra parte, q pode estar oculto, para a partir daí realizar uma negociação ganhaXganha, onde todos os envolvidos se beneficiam com a operação.

  88. Fazendo uma lista de compradores: identificar o produto; pesquisar o insumo; identificar a indústria; pesquisar; listar e contactar. Conteúdo passado sempre de forma simples, prática e didática.

  89. Professor Gleyson!
    Já fiz vários cursos na área de resíduos sólidos e atuei também na implantação do PGIRSS do Município, participava também como membro do Lixo e Cidadania, mas enfim acabei desmotivada pela prática desleal de politicas públicas e o monopólio na área dos resíduos.
    Ai então depois de 6 anos, ou seja mês passado comecei a visualizar pelo yotub seus videos o que me chamou atenção e então resolvi fazer o curso.
    Esse curso foi de extrema importância, percebi que despertou algo na minha pessoa que sempre tive vontade e votei a acreditar que isso é possível o desejo a vontade de fazer algo para a melhoria do planeta e consequentemente na vida das pessoas que na maioria das vezes não tem esse conhecimento essa visão de como tudo pode ser melhor! Para isso acontecer depende de cada um de nós.
    A integração do grupo pessoas engajadas que buscam compartilhar o conhecimento e assim ajudar uns aos outros formando assim uma rede do bem.
    Professor pretendo por em prática conhecimento adquiridos com seus ensinamentos e do grupo que participo. Para isso vou começar escrever o plano de ação e mapear o tipo de resíduos a trabalhar .
    Acreditando também que a fé o amor move montanhas! E o que da sentido a vida são os nosso atos e ação. Sou grata por ter adquirido esses conhecimentos para ser usados da melhor maneira possível.
    Deixo meu muito obrigada ao professor e toda equipe que nós disponibilizou esse curso.

  90. Olá. Meu nome é Ayrton Moreira.
    Atuo na área de compostagem orgânica por meio de máquinas automáticas.
    Pretendo atuar na industrialização de resíduos de todos os tipos.
    Ainda não tenho qualquer experiência nesta área (comércio de recicláveis) e pretendo adquirir conhecimentos neste curso.
    Também quero aproveitar este curso para estabelecer uma rede de contatos com pessoas atuando nesta área. A união faz a força. Neste caso, 1 + 1 = 3, 4, 5, etc…

  91. Temos que saber o minimo necessário das leis para poder ter um planejamento certo com argumentos para poder debater se for questionado a respeito do estivermos falando…

  92. Uma outra coisa que podemos combater ou melhor cobrar dos vereadores e prefeitos de nossa região, vamos tentar fazer audiéncias publicas , como os clubes de serviços em nossos municipios,nos bairros , cobrem seus vereadores que cobrem o prefeitos, como á presença das autoridades competentes, acredito que esse seja o caminho , não temos escolha ou fazemos ou fazemos, ano que vem terremos eleições municipais então será a hora de cobrar, oq nos é de direito

  93. Excelente aula.

    Professor Gleysson tem uma ampla visão do assunto e é qualificado para ensinar. Estimula não só a participação contínua dos alunos, como a execução de tarefas individuais e fala uma linguagem universal, fazendo com que até as pessoas que nunca tiveram acesso a esse tipo de conteúdo, entendam com facilidade, chegando até a acreditarem que tudo é muito simples. Estou surpresa.

    Se me permitem, a única questão que levanto é a cerca da extensão das vídeo-aulas, acredito que a qualidade seria preservada com a compactação do vídeo em até uma hora, #ficaadica.

  94. como faço para postar o slide do ciclo de vida do papel?

  95. Boa noite professor glaysson,
    parabéns pelo conteúdo muito bom.

  96. Oi, Sou Ieda Mendonça, resido em Bambuí-MG, Brasil. Sou presidente de uma associação de Educação Ambiental. Recentemente participamos de uma chamada pública para gerenciar um centro de Educação Ambiental, que inclui o fortalecimento dos catadores que ainda não estão organizados e ainda como um ponto de entrega voluntaria de materiais recicláveis limpos e secos. Os catadores que se associam tem a oportunidade de conhecer outros materiais mais complexos e como agregar maior valor aos mesmos e estudos para a formação de uma cooperativa para a usina de triagem a ser instalada por aqui(sonho). depois falamos mais.

  97. Bom dia, prof. Gleyson!
    Sou de Recife/PE, aqui me deparei com um grande problema e gostaria de ajudar e se possível ainda ganhar algum dinheiro com isso. Temos num bairro próximo uma associação de pescadoras de mariscos, eles retiram a carne do marisco e não sabem o que fazer com a casca, são verdadeiras montanhas desse resíduo, elas fazem artesanato, mas não tem uma demanda suficiente para a quantidade de resíduo gerado diariamente e o que já se tem estocado.
    Entendi como fazer o ciclo de produtos como papel, plástico, metal e etc, mas não sei como pesquisar o ciclo de vida de um material como esse, como por exemplo também não saberia pesquisar o ciclo de de vida do caroço do açaí. Como devo buscar isso na internet.
    Teria algum conhecimento do que podemos fazer com esse resíduo, acredito que esse material deva ser muito rico em cálcio.
    Grata,

    Patricia Rolim

  98. Gostei do curso, me fez aprimorar técnicas que eu conhecia e aprender técnicas que eu desconhecia, excelente explicações e demonstrações. Ele nos faz sentir que podemos fazer.

  99. Bom dia.
    Me chamo Edson sou de Araguaína no Tocantins sou formado em zootecnia.
    O que me vez participar deste curso foi a buscar por conhecimento em uma área que aqui no meu estado e pouco explorada e que tem um grande potencial devido a sua logística e também a grande quantidade de material quer se pode reciclar.
    Como já comentei aqui na região tem um grande potencial, fiz parte de uma ONG que assessorou um pequeno grupo de catadores e vi o potencial que a região possui só que eles estão muitos desorganizado precisando de ajuda para que possam conseguir atingir seus objetivos.

  100. bom dia professor sou edson de araguaina no tocantins so agora tive como iniciar o curso

  101. olá me chamo Wagner Falcão caribé, sou paulistano morando em Brasília, a necessidade de aprender a negociar resíduos sólidos e gestao empresa de reciclagem de lixo eletrônico. Acredito que ter conhecimento na área que se pretende empreender com quem tem o know-how é fundamental. Estou em um projeto em que o foco principal é recolher o resíduo eletrônico de escolas, condomínios, batalhoes bombeiros etc. E promover como contra partida conscientização e ensinar os adolescentes basico de reciclagem, eletrônica, robótica.

  102. Final do curso, muito conhecimento compartilhado, mas para mim o grande segredo está no ciclo dos produtos de onde são gerados os potenciais compradores das matérias primas, quer elas sejam simples ou semi-processadas.
    Também ficou esclarecido que não precisamos nos preocupar com os compradores, pois eles compram tudo. Assim, o lado que será preciso trabalhar é o do fornecedor, quer com coletas seletivas, cooperativas, associações. Muito trabalho a ser desenvolvido.
    Grata pela oportunidade.

  103. Olá, sou profissional da área ambiental, trabalho atualmente com monitoramentos e analises ambientais. Sou interessado em resíduos pois acredito ser um ramo ambiental muito pouco explorado no Brasil e que precisa de ações para reduzir a produção em larga escala de resíduos.
    Este curso é uma forma de aprender mais sobre e também poder dar inicio a algumas atividades

  104. Boa Noite! Professor Gleysson mais um dia de aula consegui assistir Webinário 02. Fiz a lista dos prováveis compradores dos materiais a serem comercializados, falta entrar em contato para realmente ter uma certeza da venda. Com pouco tempo disponível para dedicação mais estou fazendo possível para acompanhar as aulas e o movimento no grupo do wast.
    Esta sendo de grande valia as trocas de experiencias e conhecimento.
    Sem mais para o momento.
    Atenciosamente;
    Nelie
    Saudações sustentáveis!

  105. A paz do SENHOR JESUS a todos…
    Meu nome é Jorge Ricardo Andrade e estamos pesquisando segmento para empreender e observamos algumas áreas com grande demanda e que exigem soluções a curto, medio e longo prazos, no que se encaixa perfeitamente esta. Fomos atraídos por um anuncio e verificamos o grande potencial deste curso, pelo que estamos aqui. Não temos nenhuma experiencia neste setor, no entanto trazemos grande experiencia do segmento de produtos para saúde e gestão de pessoas/processos. Estamos muito otimistas quanto ao curso e desejamos bom desempenho todos.

  106. Boa tarde a todos!
    Me chamo Endrius, sou formado em administração e tenho o sonho de empreender em algo que seja bom para o mundo, uma área que eu possa realmente fazer a diferença para o meio ambiente e para o planeta, e pesquisando pela internet encontrei o Gleysson B. Machado em um vídeo no you-tube sobre biodigestores e desde então comecei a segui-lo. Foi aí que conheci o trabalho dele e o curso. Espero que eu consiga empreender nessa área com os conhecimentos que irei adquirir aqui.

  107. Conheci o curso porque no meio de nossas pesquisas na net, meu marido me mostrou um vídeo seu sobre reciclagem. Comecei a assistir todos e por fim entrei no site da virapuru para ver se os cursos eram acessíveis.
    Minha cidade não trata devidamente o lixo, assim como a maioria das cidades da Bahia. Pensei que seria uma boa oportunidade de mudar de vida, fazendo o que gosto e transformando o lugar onde vivo.
    Nunca trabalhei na área, sou bancária há 15 anos, formada em Contabilidade e Pós-Graduada em Pessoas, minha experiência é praticamente doméstica: estou implantando a Coleta Seletiva no Condomínio onde moro e atuo como voluntária de duas Ongs que cuidam de animais de rua, pra isso distribuí pontos de coleta de tampinhas plásticas em vários estabelecimentos da região.
    Estou estudando Resíduos Sólidos e quero me capacitar para desenvolver um trabalho com qualidade.

  108. Percebi quê o ciclo de vida perpétua a materia prima e a balança comercial nos revela oportunidades de novas demandas do mercado de recicláveis. Muito esclarecedora está aula.Gotei muito.

  109. Boa noite, me chamo Marina Morais, sou formada no curso Tecnologia em Gestão Ambiental, já atuei na área como consultora ambiental com licenciamento Ambiental e elaboração de estudos e PGRSs, fui Coordenadora de Educação Ambiental na Secretaria de Meio Ambiente do Município de Maceió-Al, atualmente estou afastada dessa área mas meu objetivo é voltar com mais conhecimento e profissionalismo e encontrei nos cursos do Virapuru a chave para abrir as portas dessa nova jornada, o sonho de trabalhar com Resíduos Sólidos surgiu desde a época da faculdade, estava adormecido, agora re surgiu com toda força e pretendo me tornar especialista nessa área, para que eu possa dar a minha contribuição para a diminuição dos impactos ambientais, pensando não só nos que estão aqui agora mas também nas futuras gerações, tendo em vista a problemática que envolve a grande geração de resíduos sólidos decorrente de um mundo cada vez mais consumista. Meu maior objetivo é cumprir minha missão aqui na terra, acredito que todos nós temos, que é tornar esse mudo melhor dando a nossa contribuição, seja como for. Parabéns Mestre Gleyssom, com certeza você encontrou a sua, tem transformado vidas com seus cursos espetaculares. Gratidão a você, mas primeiramente a Deus por ter te encontrado.Saudações Sustentáveis.

    • olá me chamo Wagner Falcão caribé, sou paulistano morando em Brasília, a necessidade de aprender a negociar resíduos sólidos e gestao empresa de reciclagem de lixo eletrônico. Acredito que ter conhecimento na área que se pretende empreender com quem tem o know-how é fundamental. Estou em um projeto em que o foco principal é recolher o resíduo eletrônico de escolas, condomínios, batalhoes bombeiros etc. E promover como contra partida conscientização e ensinar os adolescentes basico de reciclagem, eletrônica, robótica.

  110. O que te trouxe a esse curso?
    Busco uma oportunidade de trabalhar por conta própria. Cansei de ser gado de empresa, ganhar pouco e trabalhar muito.
    Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis?
    Acho interessante poder ganhar dinheiro e ajudar a limpar o planeta. minha cidade é muito suja.
    Você já tem experiência ou algum contato com a área?
    Praticamente zero.

    • Bom dia, Sou técnico de meio ambiente, tenho 10 anos de experiência na área de resíduos sólidos, Ambev, Cebrace e Petrobrás. Hoje como todos sabem o desemprego é grande e estou tentando buscar um desafio novo com o curso trabalhar por conta própria.
      Espero que com o curso eu consiga conhecer bem mais o mercado e juntar com a minha bagagem para abrir minha empresa.

  111. O aprendizado principal foi entender que para garantir uma coleta seletiva de qualidade devemos recorrer a fornecedores classificados como PJ (Pessoa Jurídica) porque estes, fornecem material para reciclagem não contaminados ( ou mais puros que possível), facilitando a sua introdução no processo fabril. O lado pratico da aula é muito interessante, professor e alunos discutem problemas e apresentam soluções ali na hora recorrendo as ferramentas de pesquisa da mídia ou com base na troca de experiências durante o curso.
    Esta aula funcionou pra mim como se fosse um ISO 9001 dos resíduos destinando-os para a reintrodução ao processo fabril. Posso aplicar o conceito de Gestão da Qualidade do resíduo q vou entregar ao meu cliente, o comprador. E tenho certeza que ele vai agradecer e fidelizar-se.

  112. Ola, sou formado em contabilidade mas meu sonho sempre foi ter uma fábrica, de alguma coisa, após sair da empresa onde trabalhava comecei a pesquisar várias e várias fábricas que eu deveria investir minha vida. Então eu vi a possibilidade de reciclar plásticos, mas logo que eu vi um vídeo do Glaysson resolvi seguir seu conselho, de aprender a comprar e a vender para depois, com a experiência, montar a minha própria fábrica e estou tentando comercializar à 2 meses, não consegui muita coisa ainda, por isso resolvi fazer o curso, pois quero ser fera no ramo. Meu projeto de vida

  113. Bom dia professor, bom dia a todos.
    O ramo da reciclagem e o ramo da renovação e conservação da natureza.
    Sustentabilidade com retorno financeiro, esse é o verdadeiro salário de quem cuida da natureza.
    Trabalho há 15 anos com reciclagem de forma autodidata.
    Quero sim me especializar nesta área de forma consciente.

  114. Admin bar avatar

    É com muita satisfação e encantamento que tenho acompanhado as aulas do Prof. Gleysson,
    Sabe por que?
    Porque ele nos incentiva a buscar, a pesquisar a pôr a mão na massa!
    E através desta busca é possível identificar nossos potenciais fornecedores e compradores.
    Assim como a necessidade agregar valor e garantir a qualidade e a quantidade do produto reciclado e proporcionando maior eficiência do sistema produtivo.
    Estamos inseridos em um treinamento onde os alunos interagem entre si buscado soluções para oferecer matéria prima de qualidade.
    Estamos no profissionalizando essa em,
    #residuossolidos #lixo #tratamentodelixo #saneamento #reciclagem#residuos #gerenciamentoderesiduos #catadores #materialreciclavel#reciclaveis

  115. Boa noite!
    Sempre me senti incomodado em ver tanta riqueza ser descartada e ainda por cima contaminando a nossa nave mãe.
    Algumas vezes já falei para outras pessoas e para mim mesmo, que se eu for embora e não fizer nada para mudar isto, ficarei muito frustrado.
    Mas Deus me deu a oportunidade de conhecê-los . Vamos melhorar esta questão, tenho muita vontade e fé em Deus!!!!

  116. Boa noite.. acabei de entrar. Anciosa

  117. Boa Tarde
    Vou começar a responder da ultima pergunta para a primeira para melhor compreensão.
    Começei a me interessar pela área de resíduos sólidos logo no começo que criaram a a Politica Nacional dos Residuos Sólidos, meu pai trabalhava no Instituto Ambiental do Paraná e comentou que seria uma área boa de trabalhar pois tinha poucas pessoas, fiz um TCC de pos-gradução em Gestão Estratégica sobre o tema e aonde fiquei conhecendo o Senhor e seu site. Trabalhei em Transportadora de Coleta de Resíduos da Saude durante dois anos.
    Sai da área, mas sempre com interesse pelo tema recebendo os seus e-mails e vendo seus videos. Estava querendo voltar para esta área e no seu vídeo de divulgação do Curso o senhor me encorajou, principalmente quando fala para quem quer começar este é melhor curso.

  118. Na verdade chega a ser difícil vc comentar as aulas é uma melhor que a outra, vamos falar desta , o ciclo dos produtos é a base do ensinamento do conhecimento quando entendemos este ciclo tudo fica mais fácil achar comprador , onde agregar valor ao produtos , vc consegue fazer uma tragétoria desta mercadoria,com conhecimento impar de onde buscar este produtos, quem fabrica , quem consome, quem recicla,tem em suas mãos este ciclo que vai facilitar este mesmo produto voltar e voltar á ser usado varias veses….

  119. Olá Prof Gleysson boa tarde,
    Acredito que consiga responder todas as perguntas de uma só vez.
    Sou Advogado militante na Área Ambiental, e gostaria de ter outros negócios neste segmento. E adquirir mais conhecimento, muito ajudará a errar menos, após a elaboração do Plano de Negócios.
    Atuo também com palestras na área, e, visualizo a aquisição de informações e conhecimento como investimento imprescindível para este fim.
    Espero que este seja o primeiro de outros cursos na Virapuru para que meus objetivos sejam alcançados.

    Muito obrigado pela oportunidade!!

  120. Gratidão professor , por mais uma aula incrível, esse pulo do gato que você deu quando colocou o PGRS como uma das portas para a entrada nesse mercado foi fundamental , fui uma luz no fim do túnel pra mim, agora sei por onde começar!!

  121. Olá professor,
    Realmente sua proposta foi certamente cumprida.
    Os ensinamentos aqui são muito ricos e são para levarmos a diante buscando excelência no que foi proposto.
    Abriu muito minha mente e estou revendo os ensinamentos para memorizar mais ainda pois temos muito o que descobrir e fazer pelo nosso planeta e pelo próximo. ..
    É um divisor de águas.
    Antes do curso não tinha visão deste mundo,depois do curso vejo uma gama de oportunidades. ..
    Muito satisfeito com o curso.
    Obrigado.

  122. Com apenas uma aula, com o óculos da sustentabilidade, e com a mente aberta, consegui enxergar um campo muito maior do que eu imaginava. Imagina o que vem pela frente? Sei que daqui pra frente irei a campo com muito mais “expertise” e confiança na execução do meu trabalho.

  123. Admin bar avatar

    Olá!
    Ficou bem claro na abordagem da aula a metodologia aplicada para elaborar uma lista de potencial comprador e fornecedor. (Aula prática)
    A cada conteúdo apresentado o Professor Gleysson B. Machado tem explicado a importância em sermos empreendedores, pois nos passa positividade, perseverança, criatividade e proatividade.
    Começamos a ver possibilidades onde ninguém mais enxerga e trazer soluções atraentes para todos nós.
    Relata sobre a impotância do:
    Networking;
    Qualidade do material e quantidade.
    Só tenho a agradeço por compartilhar toda sua experiência @Gleysson B. Machado.

    #residuossolidos #lixo #tratamentodelixo #saneamento #reciclagem #residuos #gerenciamentoderesiduos #catadores #materialreciclavel #reciclaveis

  124. Qual melhor lugar para se vender o ouro, que costuma pagar mais, como por exemplo, nocaso do papel que grandes empresar pagam melhor.

  125. Boa tarde amigos(as), sou Eduardo formado em Tecnólogo em Processamento de Dados. Muitos anos atuando na área de TI, muitas pessoas tentando puxar o meu tapete (falo de boca cheia: Sempre busquei ser o melhor) por eu ser o caro que incomodava colegas da mesma profissão. Um dia decidi mudar de área e comecei a buscar oportunidades, nichos de mercado. Tudo o que eu enxergava como possível oportunidde eu analisava, estudava e montava plano de negócio. Em paralelo a tudo o que eu analisava eu praticava a coleta seletiva. Nunca me passou pela minha cabeça que a coleta seletiva seria uma oportunidade de negócios. Um certo dia precisei fazer descarte de alguns eletrônicos e ai percebi que faltavam PEV’s na região de SP/capital. Foi ai que comecei a estudar esse mercado, entende-lo e falei: “Vou me aprofundar nisso”. Nesse meio tempo de estudo surgiu uma oportunidade para a minha esposa para ser transferir para Manaus/AM. Dei uma pausa nesse negócio, pois eu não sabia como seria esse mercado em Manaus. Me deparei com uma cidade completamente abandonada na questão social, coleta seletiva, tratamento de esgoto, ou seja, o mar se abriu para que eu pudesse me aprofundar nesse negócio. Iniciei o treinamento de PIGRS, montei meu TCC e já parti para o treinamento CORE.
    Além de ser um profissional PIGRS quero me aprofundar nos nichos de mercado de resíduos, como o treinamento CORE. Enxergo que esse mercado tem espaço para muitos. Aqui em Manaus/AM não enxergo as pessoas como concorrentes. Pelo contrário, enxergo como parceiros de negócio.
    Quero ser o cara que vai mudar Manaus e traze-la para o mapa de cidades que mais recicla no país. Tenho um longo caminho pela frente.
    Estou adquirindo experiência nessa área através dos grupos de Whatsapp, treinamentos Virapuru, pesquisas, etc.

  126. Admin bar avatar

    Hoje, 5 de agosto de 2019, teve uma reportagem do André Trigueiro no JN que relatou sobre os 9 anos da Lei de resíduos sólidos e ainda não foi aplicada na maior parte do país!
    A Lei 12.305/10 dita que, através dos planos de gestão integrada dos municípios e gerenciamento de resíduos sólidos nas empresas, praticando acordos setorias com responsabilidade compartilhada com logistica reversa, respeitando o ciclo de vida de cada produto, destinando os recicláveis para empresas a fins, incluindo a questão social e consequentemente, fazendo a destinação final de menor volume de resíduos ao aterro municipal com a devida tecnologia para evitar dano ambiental ao máximo, evoluindo a prática para nível estadual e federal é aplicar Lei na íntegra.
    Fazer valer a PNRS é condição urgente para melhorias sócio-culturais, ambientais e econômicas.

  127. Admin bar avatar

    Muito diferente de tudo que imaginava esta aula!
    Para esta aula vou citar uma frase que ouvi hoje, resumi bem o conteúdo.
    “A mente é igual um paraquedas so funciona se estiver aberta!”

  128. Admin bar avatar

    Muito importante a abrangencia das Leis ambientais internacionais. Serve de exemplo!

  129. Admin bar avatar

    Pelo atual governo não podemos esperar atuação positiva na área ambiental. Somos nos que devemos atuar em pró da sustentabilidade! Criando soluções onde abrir oportunidade. ‘
    Comendo a pizza pelas beiradas’. Juntos somos maiores!

  130. O interessante das duas aulas q já consegui assistir, além da informação relacionada ao tema é a didática empregada. Linguagem fácil de entender, dinâmica e descontraída. Ficou claro como construir a lista de compradores a parti do estudo do CVP e a lista de contatos destes possíveis compradores através de pesquisa nas redes sociais, Linkedin, Facebook, Instagran, Twitter e Google. Ah, com o exercício da aula I, aprendi a usar o Google Drive, amei.
    Já estou treinando o dever de casa : montar a lista de compradores.
    Obrigada.

  131. – Boa Tarde!
    – Professor Gleyssom
    – Iniciei esse curso com grandes expectativas e buscando não me decepicionar pois, esse foi o primeiro curso que compro online. Na área de comércio de recicláveis não tinha experiência, o que via era os catadores na rua e pessoas no lixão da cidade catando e indo vender em um local de compra e venda desse material. Não tinha idéia que essa era a pior forma de obter esse material, pelo contrário achava que essa era a única forma. Pude ver no curso que estava errado, e descubrir a melhor forma que é buscar direto no grande gerador que se torna o meu fornecedor o material que estiver precisando, com uma qualidade bem superior do que nesses locais que geralmente os catadores pegam. Tenho ainda que buscar mais, pra crescer mais em conhecimento. Mais esse aprendizado mudou totalmente a minha forma de pensar sobre o assunto.

  132. – Boa Tarte!

    – Professor, estou muito feliz com o conteúdo do curso. Fácil entendimento e com dicas que valoriza e muito o trabalho daqueles que estão nesta área de comércio de recicláveis.
    – Dicas de como trabalhar, buscar um tipo de material, não querer abraçar tudo, agregar valor ao material são algumas das dicas que podemos aprender nesse curso. E ter produto valorizado no mercado.
    – Que possamos colocar em prática o aprendizado e ter sucesso nesta área promissora.
    – Obrigado!

  133. – Boa Tarte!

    – Professor, estou muito feliz com o conteúdo do curso. Fácil entendimento e com dicas que valoriza e muito o trabalho daqueles que estão nesta área de comércio de recicláveis.
    – Dicas de como trabalhar, buscar um tipo de material, não querer abraçar tudo, agregar valor ao material são algumas das dicas que podemos aprender nesse curso. E ter produto valorizado no mercado.
    – Que possamos colocar em prática o aprendizado e ter sucesso nesta área promissora.
    – Obrigado!

  134. – Bom Dia!
    Achava que a forma como tinhamos de conseguir o nosso material era por meio do catador mais pude ver que essa é a pior escolha hoje com essa aula.
    – Conteúdo muito pratico e com uma direção fantástica de como conseguir os nosso fornecedores que na verdade está nos grandes geradores. o que precisamos é saber qual material queremos e ir até o grande gerador que na verdade está na pessoa juridica que são as empresas e não a pessoa fisica com achava.
    – Fora a grande sacada que temos acerca de como ter contato com esses grandes geradores e como obter o material deles.
    – Muito bom estou tendo muito conhecimento.
    – Conhecimento é poder!
    – Obrigado Professor!

  135. O que te trouxe a esse curso?Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis?

    Bom dia professor Gleysson!
    Eu estou aqui movida por interesse primeiramente capitalista, um mercado promissor com oportunidade lucrativas – sempre quis ter meu próprio negocio e fazer dinheiro.

    Segundo, motivos social ter uma empresa cuja missão esteja vinculada ao beneficiamento meu e de minha comunidade, “seu sucesso é o meu sucesso” acredito fielmente na lei da atracão.

    O terceiro e principal motivador por entrar nessa jogada sustentável esta vinculada em ajudar a mãe natureza e o meio ambiente, reconheço que Ela é o motivo de minha existência e se tiver que dedicar uma vida por ela em grande agradecimento por toda essa beleza e bem estar que me proporciona acredito que estarei mais que realizada em cumprir essa missão de vida.

    Você já tem experiência ou algum contato com a área?
    Começo do zero nessa área.

    • Bem , estava procurando uma oportunidade de ganhar muito dinheiro, queria alguma coisa nova que não tivesse muita concorrência, então comecei a procurar, enviei vários currículos e fui chamado por uma empresa para fazer um teste, tinha umas oito pessoas fazendo o mesmo teste, Eu tinha quê fazer uma sondagem de como estava às empresas que colhetam lixo na minha região, foi ai que comecei a estudar sobre os “Lixões” que hoje estão com os dias contados, fui pesquisar e descubri o VIRAPURU, um centro de treinamento que ensinava a ser uma espécie de GESTOR em resíduos sólidos, achei caro um curso de quase 5 mil reais, comecei acompanhar o professor juntei a grana toda e foi paixão a primeira vista, achei ele muito sincero em suas colocações, transmitia segurança mesmo, e cá estou eu querendo contribuir com o planeta e querendo ficar rico, me indentifiquei com está matéria, consegui colocar minha expertise em prática fui contratado pela empresa, hj já não me atendê mais, agora estou dedicando todas minhas manhãs em buscar conhecimento e poder compartilhar com as pessoas que fazem este curso Brasil afora…juntos poderemos vencer a questão de logísticas em todo território nacional, se eu tenho um produto vocês podem comprar , se eu tenho um comprador vocês podem ter o produto…espero ajudar e ser ajudado!!

    • Minha bondosa mãe, quê Deus à tenha em sua presença, sempre me falou ” insista, persista e nunca desista” foi assim quando era adolescente e é até hoje, não sou desistir, EU acredito em uma força maior e acho quê fui escolhido, quero ajudar e ser ajudado, compreender e ser compreendido, tenho fácil comunicação, sou honesto, não faço com ninguém oq não quero pra MIM, sendo assim estarei a disposição de todos, UM cara legal, se você tiver um pouco de SORTE tu fica rico agora com esse ensinamento e sua SORTE você fica milionário…sei somar para dividir…

  136. Olá Gleysson,
    A aula foi muito esclarecedora,conseguir visualizar métodos e entender os processos.
    Estou me preparando cada vez mais para melhorar minhas competências…

  137. Boa noite, Professor
    Achei a aula de hoje reveladora!
    Muito bom o conhecimento passado, agora vou poder procurar meus compradores, sem sair de casa. Show.

  138. Aprendi muito com a aula de hoje. Aula objetiva e repleta de informações preciosas. Entendi a importância do ciclo de vida do produto e como ele influencia toda a área de negócios com resíduos sólidos. Precisamos olhar para o ciclo de vida com uma visão empreendedora com atenção para cada etapa e estudá-lo dentro da nossa região e área de atuação.

    Obrigada professor Gleysson, seu conhecimento realmente liberta!

  139. Admin bar avatar

    Olá!
    Tudo bem?
    Sou Adriana do Carmo Lima, Formada em Engenharia Sanitária e Ambiental, Pós-graduada em Engenharia de Segurança do trabalho. Comecei a acompanhar o Professor Gleysson Machado lá no Portal dos Resíduos Sólidos, não me recordo ao certo, mas foi logo que comecei a minha graduação por me identificar com a área de resíduos sólidos.
    Desde então venho acompanhado o conteúdo que é apresentado no Virapuru. O que chamou minha atenção para ingressar no curso foi a segurança que o professor transmite ao falar que é possível entrar neste mercado dominado pela minoria.
    No entanto tenho observado que precisamos de mais pessoas qualificadas neste mercado para enfrentar esse grande desafio da gestão dos resíduos sólidos.
    Precisamos de uma gestão sustentável que envolva o conceito de integração entre as etapas do fluxo dos resíduos, assim como os aspectos ambientais, sociais, políticos e econômicos.
    O meu objetivo em ser um Profissional em comercio de recicláveis é de melhorar o processo da reciclagem, as condições de trabalho dos catadores que é a classe que mais sofre coma as condições precárias de trabalho.
    Sonho em ver vidas transformadas, através de uma poderosa ferramenta que TODOS temos e só nos falta aprender a utilizá-la para alcançar nossos mais íntimos objetivos.
    Até o momento não atuava no setor de resíduos, ou seja, não tenho experiência prática sendo meu contato somente com catadores.
    O curso Profissional em Comércio de Recicláveis tem me levado a reflexões que nem a faculdade, ou mesmo materiais e artigos tinham trazidos.

    Em breve serei um Profissional Internacional de Resíduos Sólidos!!!!

  140. A aula sobre como fazer uma lista de compradores de material reciclável do treinamento Comércio de Recicláveis do Virapuru Training Center é dinâmica e bastante prática, entendi a importância do grau de pureza do material. O principal aprendizado foi que ao analisar do ciclo de vida do produto observei que, ao segmentar e preparar o material para que fique com melhor qualidade (maior grau de pureza) agregando valor, conseguiremos melhor preço e melhores compradores. O que mais chamou atenção é que aprendi na prática como construir uma lista de compradores de uma região. Com essas informações podemos fazer uma validação e viabilidade do negócio e empreender. Pode-se tomar, com segurança, a decisão de investir em equipamentos (máquinas) que possam agregar valor aos materiais e aumentar de receita.

  141. Informações valiosas sobre Balança Comercial, marketing. Novo pra mim, ainda estou digerindo.

  142. Boa noie, Professor
    Essa primeira aula foi muito esclarecedora, pois deu uma ideia geral de como funciona as coisas. Pela primeira vez, eu entendi como a balança comercial, pode influenciar diretamente na minha vida.Muito bom o conhecimento!
    Att:
    Marcia Garrido

  143. Elucidativa, muito esclarecedor. Como o conhecimento torna as coisas bem mais simples, mesmo sendo bastante trabalhoso no início. Parabéns!

  144. Uma dica melhor que a outra eu já tinha tentado entre em contato com essa empresa Klabin e não obteve sucesso mais depois dessa dica do prof.gleysson eu vou conseguir com certeza e quanto ão vidro o pessoal não gosta de trabalhar mesmo eu tenho perguntado nas ruas ao catadores

    • A 2ª aula de comércio de recicláveis de forma clara, aprendi a fazer a lista de compradores de materiais recicláveis e sei encontrar os melhores compradores sem dificuldades. o que mim chamou atenção como no toque de mágica no curso, foi que aprendi fazendo na pratica de fato, através das orientações do nosso Professor Gleysson. E o mais relevante do aprendizado é que até posso escolher o lugar que quero viver para fazer negócio e quem sabe ganhar mais dinheiro.

  145. Olá Boa noite, eu asistir o vídeo aula hoje, e fiquei estarrecedor de todos conhecimentos que o curso de mercado de recicláveis, e professor gleysson” nos passa de conhecimento para um mercado tão grande e produtivo que e más também contribuindo para meio ambiente, e pra vida humana, estou cada vez mais empogado com tonto conhecimento.

  146. Aula importantíssima e muito proveitosa. Aprendi na prática como podemos usar as redes sociais para expandir nossos negócios. Eu tinha uma certa resistência com o Linkedin, agora percebi o quanto ele é importante para encontrar compradores e fornecedores. Também nunca tinha usado o google drive para fazer lista profissional. Muito bacana esses despertar para a importância de estudar o Ciclo de Vida do produto como também conseguir fazer a gravemetria das grandes industrias.

  147. BALANÇA COMERCIAL= EXPANSÃO DE PENSAMENTOS.É MUITO LIBERTADOR ESSAS INFORMAÇÕES.

  148. Estou ingressando nesta área do Comércio de Recicláveis. Já na primeira aula do Curso de Comercio de Recicláveis da Virapuru, de forma muito prática, técnica e imediata, aprendemos como pesquisar e encontrar nossos compradores, por região, através de pesquisas no google. Com isso no final do curso estaremos aptos a trazer um grande ganho financeiro às empresas , nossos futuros compradores, aumentando consideravelmente sua receita.

  149. Meu nome é Renata e sou de Caçapava SP, estou ingressando nesta área do Comércio de Recicláveis. Já na primeira aula do Curso de Comercio de Recicláveis da Virapuru, de forma muito prática, técnica e imediata, aprendemos como pesquisar e encontrar nossos compradores, por região, através de pesquisas no google. Com isso no final do curso estaremos aptos a trazer um grande ganho financeiro às empresas , nossos futuros compradores, aumentando consideravelmente sua receita.

  150. O que te trouxe a esse curso?
    Em Fevereiro/2019 estava assistindo uma reportagem sobre reciclagem no Brasil e percebi uma carência muito grande neste setor, poucos resíduos são destinados corretamente e logo depois comecei a pesquisar no Google, e me deparei com Virapuru com Prof. Gleysson onde comecei a acompanhar o canal no YouTube e a saber mais da área de sustentabilidade e percebi que este curso CORE, é o jeito mais rápido e prático pra ganhar dinheiro e ajudar o meio ambiente.

    Porque que você quer ser um profissional em comércio de recicláveis?

    Primeiramente enxerguei uma oportunidade única neste setor, onde o pouco que existe são amadores e eu quero ser um especialista em comércio de recicláveis, e ser referência neste setor pouquíssimo explorado.

    Você já tem experiência ou algum contato com a área?

    Não tenho conhecimento e nem experiência e tbm nenhum contato com a área, mas estou disposto a adquirir informações durante o curso.

  151. É primordial conhecermos o ciclo de vida de qualquer produto que queiramos trabalhar, até mesmo pra sabermos onde nos encaixaremos no círculo virtuoso de cada produto, para que assim tenhamos resultados satisfatórios, independentemente do nosso pensar quanto ao tripé da sustentabilidade…
    Cada curso, cada aula é simplesmente fantástico!!!
    Quanto mais aprendo, mais quero aprender e apreender…, e posteriormente lógico,
    empreender…, sigamos…

  152. – Bom Dia!
    Achava que a forma como tinhamos de conseguir o nosso material era por meio do catador mais pude ver que essa é a pior escolha hoje com essa aula.
    – Conteúdo muito pratico e com uma direção fantástica de como conseguir os nosso fornecedores que na verdade está nos grandes geradores. o que precisamos é saber qual material queremos e ir até o grande gerador que na verdade está na pessoa juridica que são as empresas e não a pessoa fisica com achava.
    – Fora a grande sacada que temos acerca de como ter contato com esses grandes geradores e como obter o material deles.
    – Muito bom estou tendo muito conhecimento.
    – Conhecimento é poder!
    – Obrigado Professor!

  153. Simplesmente fantástico!!!
    Quanto mais aprendo, mais quero aprender e apreender…, e posteriormente lógico,
    empreender…

  154. Boa-noite professor a sua proposta foi cumprida em 100% fico muito feliz em poder ter outra visão do Comercio de recicláveis.
    Eu aprendi a conhecer o ciclo de vida dos produtos e me especializar em um depois em outro e assim sucessivamente.
    Professor do fundo do meu coração obrigado,obrigado sem palavras e emocionado.

  155. 1 – O que te trouxe a esse curso?

    Devido se uma pessoa apaixonada pela questão ambiental, na qual ainda vejo uma oportunidade de ganhar dinheiro com o que eu gosto de fazer.

    2 – Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis?

    E um dos primeiros passos para eu poder chegar em um objetivo maior.

    3 – Você já tem experiência ou algum contato com a área?

    Tenho experiencia na área de saneamento em tratamento de água.

  156. Minhas perspectivas, por ora, são: adquirir muito conhecimento e habilidades do setor, cuidar do meio ambiente, trabalhar a parte social e turbinar a parte financeira.

  157. Saudações sustentáveis!
    Aula bastante esclarecedora, dependendo do ciclo do material reciclável há possibilidade de empreendedorismo em cada etapa com valor agregado em cada uma delas. Muito interessante.
    Agora….quanto a tarefa de fazer o slide…minha capacidade é bastante limitada, mesmo porque atualmente tenho disponível apenas um celular Android..

  158. É PRECISO TOMAR DIARIAMENTE O “C.H.A.”
    “C” – CONHECIMENTO
    “H” – HABILIDADE
    “A” – ATITUDE
    ENFIM, CONHECIMENTO SEM HABILIDADE E ATITUDE NÃO SERVE PRA NADA. DO MESMO MODO, ATITUDE SEM CONHECIMENTO E HABILIDADE TAMBEM NÃO ADIANTA.

  159. GLEYSSON, FIQUEI CURIOSO NESSE EMAIL QUE VC RECEBEU DA BASF, É UMA SITUAÇÃO ATIPICA AO MENOS PRA NÓS, O QUE VC FARIA NESSA SITUAÇÃO DA BASF?

  160. 1- O que te trouxe a esse curso?
    A fome de aprender e a vontade de crescer mesmo ao cinquenta anos
    2-por que você quer ser um profissional em comércio de reciclado
    Por que o lixo como muitos vêem e
    visto por outros como dinheiro jagado fora e equato muitos o iguinora eu gostaria de esta sempre rodiado ppr ele.
    Eu já trabalhei como motorista em uma empresa de coleta de lixo em São Paulo que tambem fazia a coleta de reciclado despois mudei para Alagoas e trabalhei em outra só de reciclagem com papelão e plastico.

  161. Quero aqui agradecer em premeiro lugar pela oportunidade e pela paciencia,bem eu ja procurava nas redes sociais por algo sobre recicldas ate e encontrei nu yutuber e prof.gleysson ajustamento quando ele estava para abrir o corso do PGRS mais como custava mil euros não tive condições mais estava sempre querendo acistir as quenta sustentável ae veio o curso de compra e Vanda de reciclados com esse tempero de que foi o descontão que o prof.gleysson nos proporcionou e aqui estou eu atualmente trabalho como motorista de uma loja de materiais para construções e la o meu patrão já sabendo que sou um adepto do reciclado ele me da todo o plastico da loja só que eu quero mais eu quero montar o meu próprio negócio de reciclagem e isso e esse e meu grande senho trabalhar para mim e da trabalho para que os outrs tambem possa trabalhar

  162. Professor,
    Abriu muito a mente e agora dá para ter uma visão mais ampla deste processo.
    É realmente uma área muito rica para se tralhar e tem muitas oportunidades ,basta por a mente para trabalhar e ter atitude.

  163. Professor Gleyson, meus cumprimentos!

    Possivelmente eu vá precisar falar com o prefeito da minha cidade, não será fácil, pois Campina Grande possui algo em torno de 400.000 hab. mas mesmo assim vou tentar.
    O objetivo é convece-lo a implantar junto comigo uma usina de RCC, então minha pergunta é:
    Com esse treinamento eu vou conseguir elaborar um plano de negócio para apresentar ao Prefeito ou a algum vereador que se interesse pelo meu projeto?
    Eu tenho larga experiência com a produçao de agregados e possuo 1 pá mecânica e uma retroescavadeira o que ajudariam bastante no processo. Como também conheço quem possa fazer os outros equipamentos necessários, a Prefeitura entraria com o terreno e o compromisso de compra de parte do material produzido.
    Essa minha linha de pensamento está certo ou errado?

    • Olá meu caro Wilson, o curso que você está fazendo é sobre Como comprar e vender recicláveis para ter o melhor lucro. Não tem nenhuma ligação com elaboração de projetos ou negociação com o setor público. Se você pretende avançar nesse sentido, aconselho o treinamento Profissional Internacional em Gerenciamento de Resíduos Sólidos.

  164. O que te trouxe a este curso ?
    Quero conhecer bem a área para me desenvolver,criar muitos negócios com comercio de Recicláveis e dar oportunidades para quem precisa e quer se juntar conosco nesta forma de ganhar dinheiro,cuidar do planeta e ter uma vida digna

    Porque você quer ser um profissional no Comercio de Recicláveis?
    Sempre quis ter autonomia e ser dono do meu próprio negócio então será a oportunidade que terei de ser meu próprio patrão ,ajudar a cuidar do meio e gerar oportunidades.

    Você já tem experiência ou contato algum com a área ?
    Não.Mas sempre tive interesse pois leio muito sobre esta área, então foi assim que encontrei a Virapuru que está me mostrando tudo o que eu queria conhecer e aprender para desenvolver.

  165. Olá professor bom dia, hoje que estou abrindo o conteúdo do estudo. E não vir o vídeo ainda vou ver agora.

  166. 1 – O que te trouxe a esse curso?
    Para ter conhecimentos sobre o comercio de reciclaveis, principalmente conhecimentos praticos.
    2 – Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis?
    Sou apaixonada pelos residuos, quando digo isso, as pessoas riem-se de mim, mas sou. E a ideia de poder trabalhar numa area de paixao, com a possibilidade de proteger o ambiente e fazer dinheiro, deixo-me ainda mais apaixoda. Ter independencia financeira, todo mundo quer, e eu ainda mais.
    3 – Você já tem experiência ou algum contato com a área?
    Sou Engenheira Ambiental e dos Recursos Naturais, desde 2017 trabalho especificamente com disciplinas relacionadas com residuos. Mas no comercio de reciclaveis nao tenho experiencia, nunca trabalhei, e espero aprender muito.

    • 1 – O que te trouxe a esse curso ?
      O espírito de independência financeira. Pra ganhar essa liberdade monetária preciso do conhecimento q o curso oferece.
      2 – Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis?
      Eu pensei: vou trabalhar com resíduos porque nem todo pessoa quer isso, torcem o bico, tem preconceitos, ignoram o estrago ao meio ambiente e também porque quero ganhar dinheiro, sempre pensei também em fazer algo pra dignificar o trabalho dos catadores, talvez o curso seja um começo.
      3 – Você já tem experiência ou algum contato com a área?
      Eu sou graduada em engenharia ambiental com especialização em engenharia de segurança do trabalho, nas empresas q passei fiz alguma coisa em PGRSS, mas muito pouco, atuava mais como eng. de seg. do trabalho. Mas no segmento ambiental tenho o lado técnico e o conhecimento da legislação, mas preciso de conhecimento do empreendedorismo, de como funciona o operacional e creio que isso vou aprender com o curso CORE.

    • Boa tarde,
      Vou responder as perguntas falando um pouco mais sobre mim. Tenho 51 anos, e varias experiências profissionais, em várias áreas. Fui comerciante durante 15 anos da minha vida, hoje sou corretora de imóveis. Fui convidada por um amigo da minha irmã, vê o seu projeto, que é na área de resíduos sólidos para condomínios. Aí fiquei apaixonada, fui fisgada por esse assunto, vi a possibilidade de rever os meus conceitos. Pela primeira vez estava diante de uma oportunidade de rever alguns conceitos e comportamentos. Posso ganhar dinheiro e ajudar pessoas, e o mundo.Já estava meio aposentada, nâo queria mais saber de comercializar. O problema é que a ultima vez que eu estudei foi a 28 anos atrás, quando fiz pós graduação em docência superior, sou formada em psicologia. Comecei a estudar tudo que via na internet, faço pós de resíduos sólidos, quero aprender muito e se possível ,mas tarde fazer o PGRIS com vocês. Nunca tinha ouvido desse assunto,mas estou correndo atrás!

  167. Boa-note professor Gleysson, saudações sustentáveis achei que aula foi dinâmica e muito proveitosa, pude compreender na pratica de como realizar a construção de uma lista de compradores de produtos recicláveis usando a ferramentas como Linkendin,Google, Facebook,
    de modo construtivo e consciente no uso da rede social.
    A rede social deve ser usada para o trabalho e falar de coisas relacionada a ele sempre usar informações inovadoras o que ninguém está comentado e direcionado a área de atuação.
    Meu principal aprendizado, foi compreender o ciclo de vida dos produtos e entender cada etapa de formatação entendi que é necessário ter qualidade quantidade e comprador e compromisso com fornecimento.
    Também entendi que a visão tem que ser voltada para o empreendedorismo a construir uma nova realidade que é possível a todos que buscam o conhecimeto e a metodologia certa para fazer diferença como profissional.
    Além disso o trabalho dos catadores é importante para o Meio Ambiente mas por não conhecer o ciclo de vida dos produtos ficam nas mãos de quem o conhece.
    Também não sabem em que parte do ciclo dos produtos se encontram por não ter informações ficam alienados aos atravessadores.
    O que me chamou a atenção sobre o método da aula foi, transparência de como você ensina suas aulas são longas e construtivas,objetivas e emocionante vale a pena ver de novo.
    Portanto agora sei o que é mostrar competência por isso vou apreender mais.

  168. O que aprendemos aqui é totalmente superior e sem comparações com o que os cursos de graduações, especializações e pós, mesmo os MBA ensinam. O professor busca transformar os alunos em excelência em rediduos sólidos. Eu que já tive a oportunidade de empreender em outro segmento e não tinha o conhecimento em rediduos, agora foi-me aberto os olhos de grande oportunidades nessa área. Excelente!!

  169. 1 – O que te trouxe a esse curso?
    Conhecer mais sôbre o comércio de recicláveis, e assim poder traçar as melhores estratégias de negócios que redundem no tripé da sustentabilidade.

    2 – Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis?
    Assim sendo poderemos transformar o global, começando pelo local, onde todos estarão satisfeitos com os resultados

    3 – Você já tem experiência ou algum contato com a área?
    Não, espero tê-la com a participação nos cursos: PIGRS e CORE.

  170. Boa-noite professor Gleysson por intermédio dessas informações do ciclo de vida dos produtos papel,lata,plástico podemos ver a viabilidade do negócios e podemos ver em que escala estamos e o que podemos fazer para desenvolver e crescer de forma sustentável.
    Além disso entender a cadeia de processamento até produto final sabendo agregar valor ao produto reciclável.
    Entretanto a condição do que pode ser viável é receita menos despesas igual a lucro e sempre procurar aumentar a receita diminuir as despesas regra para prosperar nos negócios.

  171. BOA TARDE,
    SOU WELLINGTON P DA SILVA
    ESTOU CURSANDO GESTÃO AMBIENTAL, TENHO UMA EMPRESA QUE PRESTA SERVIÇO DE RECUPERAÇÃO(RECICLAGEM) DE SOLVENTES SUJOS EM EMPRESAS DE MINHA REGIÃO.
    SOU DA CIDADE DE UBÁ MINAS GERAIS.

  172. Boa tarde ,o que me trouxe ao curso foi o interesse em trabalhar com gerenciamento e comércio de resíduos sólidos,sou estudante de gestão ambiental e tenho uma empresa que presta serviços de reciclagem de solventes em empresas ,além disso vejo uma forma espetacular de poder auxiliar os catadores ambulantes.

  173. Boa noite
    Assisti a primeira aula ontem a noite, simplesmente maravilhosa, rica em informações em uma linguagem simples, só que minha mente ficou ligada pensando em tantas possibilidades, que eu nem conseguia dormir. No decorrer da aula já fui fazendo anotações e voltando o vídeo.
    Já estou querendo assistir a segunda aula, mas sei que o ideal é fazer a tarefa da primeira antes, estou pesquisando para fazer a apresentação do ciclo do papel, Pretendo assistir todas entre hoje e amanhã, aproveitar o final de semana. Grata pela oportunidade. Eu fui uma das pessoas que queria fazer o Curso de Gerenciamento e não consegui, bem provável que na próxima turma eu esteja dentro.

  174. Saudações Sustentáveis! Primeiramente, gostaria de parabeniza-lo pela possibilidade em dispor este curso. Aproximadamente a 15 anos atrás estive em uma discussão em uma cidade que iria encerrar o lixão para a construção de uma usina de reciclagem, na ocasião fizemos um levantamento quanto aos recursos que seriam gerados com os resíduos, algo equivalente a r$ 30.000,00 na época, como iriamos distribuir esse valor a partir dos catadores da cidade, etc. O grande entrave na época era saber qual secretário iria trabalhar aquela Usina. Percebemos naquele momento o quanto trabalhar com resíduos seriam compensador. A Usina não começou a funcionar de pronto, muita gente ficou de olho, querendo ser o responsável por ela, e de lá para cá, eu venho estudando uma coisa e outra, mas com a ideia segura, que de fato é um negócio super rentável, além de ser super benéfico ao meio ambiente. Meu desejo é especializar-me o máximo possível, de maneira simples, porém eficiente trabalhar num nicho tão especial como este.

  175. – Boa Noite!
    – Meu entendimento acerca de comércio de reciclaveis era pouco. Com essa aula a minha visão já está sendo ampliada.
    – Muito bom o curso estou gostando.
    – Verdadeiramente conhecimento é tudo.

  176. – Boa noite!
    – Trabalho em outra área, mais sempre gostei da área de recicláveis e sei também que é a chave pra resolver o problema do lixo no mundo. Com esse curso quero sugar o máximo e já esta colocando em prática a cada aula o que aprendo. Vejo nela uma grande oportunidade de ganhar dinheiro sem tanta concorrência como tem nas outras áreas. Moro no interior da bahia próximo ao pólo petroquimico de camaçari, com essa aula pude ver o grande potencial dessa área. Muito ampla!

  177. Oi sou sandro Pereira o que mim touse aqui ser um empreendedor quero muito trabalhar com comércio de Reciclagem. Quero aprender aproveitar o máximo obrigado professor Gleysson.

  178. Parabéns!!!! Professor Gleysson, uma live, como sempre bem trabalhada, participativa e com sobras de exemplos. Sempre aguçando os participantes. Temos a impressão que o tempo pára com tanta informação pertinente ao conteúdo exigido.

  179. Existe um horário melhor para acessar o curso e fazer comentários ao vivo, ou fica a critério do aluno esse horário?

  180. O que me trouxe a esse curso foi em 2017 , tive uma matéria de Gestão Ambiental no curso de Administração de empresas , por meio dessa matéria comecei a pesquisar sobre a importância de empresas sustentáveis , desse modo , encontrei os vídeos do professor Gleysson Machado , comecei a interessar e agora estou tendo o privilégio de participar desse curso .
    nota-se a grande necessidade de profissionais nessa área no Brasil , e quero fazer parte desse time de novos empreendedores do setor .
    Não tenho experiência , apenas conhecimento básico teórico.
    Abraço sustentável !

  181. Admin bar avatar

    1. O que te trouxe a esse curso?
    A necessidade de uma renda para a implementação do meu plano de negócio na área ambiental e de gestão de resíduos.

    2. Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis?
    O comercio de reciclaveis aparenta ser um ramo ainda pouco explorado, vejo no comércio de reciclaveis uma área muito rica e com muito trabalho a se fazer.

    3. Você já tem experiência ou algum contato com a área?
    Pouca experiência, apenas conhecimento de outros profissionais que atuam na minha cidade.

  182. tenho uma pequena loja de material de construção, e esse negocio da balança comercial me deu um start aqui com relação ao material mais vendido aq na regiao…..

  183. opa, ja tive um click no ciclo de vida do produto.

  184. comecei hoje o meu curso, estou empolgadíssimo com as inúmeras possibilidades, esse curso tem um valor enorme. Sempre me interessei por sustentabilidade e depois de um tempo descobri que é uma atividade de grande valor , tanto ambiental como financeiro.

  185. Excelente aula. A relação do ciclo de vida com a balança comercial é impactante, surgiram várias ideias. A minha perspectiva é descobrir como me incluir em um ramo desse mercado.

  186. 1- O que te trouxe a esse curso?
    Então, já vinha acompanhado de longe o trabalho de vocês e como estou buscando novos conhecimentos e motivações para algo novo, decidi realizar esse curso para ver se realmente posso me encontrar nessa área.

    2- Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis?
    Gostaria porque fazia muito tempo que não sentia meu coração vibrar com algo. Uma vez estava na praia e conheci um rapaz que era catador, passou os dias encontrei ele na rua fazendo esse oficio e imediatamente veio o pensamento que eu poderia trabalhar com isso, mas, por falta de conhecimento e de como eu poderia fazer optei buscar as informações e o conhecimento necessário para não sentir insegurança e uma hora trabalhar ligado a isso.

    3-Você já tem experiência ou algum contato com a área?
    Nenhuma! Sou verde e estou aqui para obter o conhecimento e um pouco de expertise no mercado de reciclagem.

  187. A possibilidade de gerar renda a partir de algo que muita gente não dá valor.
    Isto é o que me trouxe a este curso. Meu contato com a área primeiramente foi na empresa que trabalhei, onde eu quantificava os refugos das máquinas injetoras, separava e deixava no esquema pra alguém vir buscar. Além disso tem as latas de alumínio que minha filha junta pra vender e comprar as coisinhas dela.

  188. O que motivou me a fazer esse curso? na verdade eu gostaria de ter matriculado no masterclass internacional pelo fato de já ter trabalha com PGIRSSS . Mas em fim, a grana esta curta não deu, surgiu este curso e ainda em promoção! Apesar de não ser minha área mas tenho muito interesse em aprender e aplicar os conhecimentos.
    Pretendo com a ampliação dos conhecimentos ajudar catadores causa social justa e também com a preservação dos recursos naturais e consequentemente com saúde pública, pois como profissional da área da saúde pública sei que a maioria das doenças são causas pelo descarte indevido de muito materiais.
    Na área de venda de reciclável diretamente não tenho experiencia.
    Participei como membro representante (coleta seletiva) do Fórum Lixo e Cidadania na cidade que moro.
    Tenho curso pela Edutech presencial em SP. na área de resíduos sólidos serviços de saúde e
    industrial.
    Curso plataforma Brasil parceria com ICLEI Traduzido do inglês-O ICLEI – Governos Locais pela Sustentabilidade, fundado em 1990 como o Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais, é uma rede global de cidades, vilas e regiões comprometidas com a construção de um futuro sustentável.
    Na faculdade projeto final: Plano de Gerenciamento Resíduos Sólidos Serviço de Saúde em loco de acordo com a legislação ANVISA RDC 306/04 e CONAMA 358/05.
    Tenho também especialização em Planejamento e Gestão Ambiental.
    Estou há 5 anos fora da área ou dos movimentos sociais tive algumas decepções com a questão politica que envolvia o PGIRSS que desmotivou me.
    Mas como você disse nem sempre precisamos da ponte politica para fazer a nossa parte é isso.
    Vamos trabalhar aprender para contribuir com Brasil da Sustentabilidade.

  189. 1 – Há muito tempo venho vendo inúmeros vídeos de como trabalhar com resíduos sólidos, principalmente entulhos de demolição. E a partir do momento que tive informações desse curso, vi uma oportunidade de diversificar esses conhecimentos com a possibilidade de negociar qualquer resíduo.

    2 – Fico muito chocado com a figura do catador de resíduos, e essa é uma forma de poder ajudá-los.
    3 – Trabalho a 34 anos com extração de rochas ou algo ligado a mineração , já que sou Engenheiro de Minas e vejo muito disperdício.
    A partir de que qualquer bem é descartável esse bem vai se tornar um resíduo possível de aproveitamento. Aí está a grande sacada.

  190. O que te trouxe a esse curso?
    O que me trouxe a este curso foi a grande probabilidade de retorno rápido e alto, estou cansada de estudar em faculdades e fazer pós graduações sem grande retorno.

    Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis?
    Primeiramente quero ganhar dinheiro e em conjunto ajudar os catadores, cooperativas e o meio ambiente e ainda a médio prazo quero montar uma usina e ainda fazer um plano de gerenciamento de resíduos para todo litoral brasileiro.

    Você já tem experiência ou algum contato com a área?
    Não tenho nenhuma experiência, mas tenho uma força de vontade muito grande e conto com a ajuda da Virapuru.

  191. Meu interesse pelo curso é a grande oportunidade que vejo por ser uma area pouco explorada na mina região.
    Mais inda não tenho experiencia, por isso vou fazer o curso por que quero entrar no mercado sabendo o que fazer. espero que eu consiga aprender algo que possa mim ajudar.

  192. Olá! professor tudo bem, estou aqui conectada nas aulas e com expectativas, para iniciar esse trabalho .

  193. O que te trouxe a esse curso?
    Fiz curso Gestão Ambiental mas não pratico.
    Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis?
    Quero aprender sobre o mercado e a possibilidade de como empreender.
    Você já tem experiência ou algum contato com a área?
    Não entendo nada sobre o mercado e não tenho contato.

  194. 1 – O que te trouxe a esse curso? estou em busca de ampliar minhas visões e conhecimento sobre o mercado, experiência e curriculum.

    2 – Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis? Gosto bastante da área de resíduos,ambiental,sustentabilidade e tecnologias. Procuro sempre está me inovando em busca de conhecimentos e network.
    3 – Você já tem experiência ou algum contato com a área? Sim. Trabalho a 8 anos com resíduos eletrônico e metareciclagem.

  195. O que te trouxe a esse curso?

    A possibilidade de independência financeira de forma digna, honesta, e ajudando o meio ambiente.

    Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis?

    Por que fui convencido pela propaganda no vídeo e confio no professor.

    Você já tem experiência ou algum contato com a área?

    Não. Mas o meu trabalho marítimo é regido pelo MARPOL (Convenção Internacional para a Prevenção da Poluição por Navios), que foi criada para minimizar a poluição nos mares.

  196. 1. A possibilidade de aplicar o conhecimento e obter lucro com o comércio de recicláveis.
    2. Ganhar dinheiro e ajudar pessoas e o meio ambiente.
    3. Não tenho experiência com o setor nem com negociação.

  197. Boa Tarde
    O que me trouxe a este curso foi a vontade de fazer algo diferente do que venho feito , (trabalho na área contábil e financeira), tenho vontade de trabalhar em algo que seja bom para as pessoas e meio ambiente e que dê um retorno financeiro, mas não sabia por onde começar, até encontrar o Virapuru.
    Quero ser profissional do comércio de recicláveis porque, vejo o meio ambiente ser agredido diariamente, pessoas precisando de trabalho e uma renda, e tenho certeza que é um excelente nicho de mercado que pode fazer a diferença para as pessoas que sobrevivem disso, para o ambiente e para mim tanto no financeiro, como no trabalhar com prazer sabendo que estou fazendo alguma coisa que o retorno não é apenas financeiro.
    Não tenho experiência na área, estou começando do zero, tudo novo.

  198. 1 – O que te trouxe a esse curso?
    Eu já tive uma empresa de recarga de cartuchos e não deu certo, porém sempre estou buscando novas oportunidades para ganhar mais dinheiro, além disso sempre gostei de ajudar pessoas, desta forma vendo seus videos eu senti algo muito bom e veio uma vontade de empreender novamente, confesso que eu estava bem desanimado, mais estou acompanhando as lives e percebo que temos um mercado muito amplo para explorarmos.

    2 – Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis?
    Quero melhorar minha qualificação profissional e ampliar meus conhecimentos.

    3 – Você já tem experiência ou algum contato com a área?
    Pude conhecer um pouco deste mercado quando trabalhava com cartuchos para impressoras.
    eu comprava cartuchos vazios e revendia, alguns tinham alta lucratividade.

  199. Boa tarde,
    sempre achei que São Paulo poderia ser melhor, pois as pessoas jogam todo tipo de material na rua. Falta educação ambiental.

  200. – O que te trouxe a esse curso?
    – Sempre gostei dessa área mais não tinha conhecimento pra colocar em pratica vi agora uma oportunidade de fazer o q gosto e ganhar ao mesmo tempo e ajudar pessoas.
    Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis?
    vejo q é uma área promissora e q temos grandes oportunidades nela.
    Você já tem experiência ou algum contato com a área?
    Experiência não, mais tenho alguns conhecimentos pois sempre estava buscando conhecer.

  201. Boa Noite, Gleysson! Gostaria de saber se há outro “visualizador de video”, pois neste que esta em reprodução, não consigo assistir as aulas! Esta dando erro e travando toda hora! Já mudei de prestadora de internet, e continuou travando! Att Leticia

  202. Ok, Professor Gleysson, vamos em frente, que venha o desafio…

  203. Não vejo a hora de receber! E de mostrar! rs

  204. Desafio aceito e iniciado!

  205. Caríssimos,
    É maravilhoso observar a vontade de participar do curso para atuarem na área com vistas a ganhar dinheiro e prestar um serviço a humanidade. Tenho, como vocês, o mesmo interesse. No entanto, embora pareça algo infantil nesses tempos em que tudo é descartável, inclusive as pessoas, digo-lhes que o que me motiva a desenvolver essa atividade é o AMOR! Ao próximo e ao meio ambiente! Quero que meu negócio possua impactos positivos onde for instalado e possa verdadeiramente mudar vidas. Desejo a todos boa sorte na execução dos trabalhos, no treinamento e na vida! A empresa que desenvolverei será uma usina de triagem, reciclagem e compostagem. Pretendo beneficiar 100% do lixo produzido.

  206. Saudações sustentáveis!
    Muito possivelmente com geração dos resíduos urbanos domiciliares e do comércio de forma geral, uma vez que a região é de poucas industrias.
    Tenho olhar para a compostagem também, uma vez que sou geradora deles por conta de ser proprietária de um restaurante japonês

  207. 1° O que mim motivou a fazer o curso foi as grandes oportunidades que vejo na minha região onde eu moro.
    2° Busco adquirir conhecimento e ser um empreendedor de inovação no setor de resíduos sólidos, contribuir com a economia circular e ajudando o meio ambiente.
    3° Minha experiência com área, foi com implantação de coleta seletiva e gerenciamento dos resíduos nas obras de construção civil onde trabalhei como técnico em meio ambiente.

    • Olha primeiro tenho um grande sonho de ajudar pessoas e ganhar dinheiro com reciclagem também sou catadora mas mi falta conhecimento comercial para o ramo .

    • 1° Foi a vontade de empreender num negócio que eu acredito.

      • 2º por dois motivos:
        – Para poder fazer as coisas certas e ser eficiente
        – Ganhar dinheiro.
        3º Apenas ministro palestras e cursos;

        • Só para ficar claro quanto a resposta da 2º questão ganhar dinheiro é objetivo de todos não sou hipócrate garantir a sustentabilidade do planeta é sim a maior razão, porque quando não existir mais nada nós não vamos comer dinheiro.

    • Depois de muito tempo resolvi voltar a estudar e hoje faço minha segunda graduação…. estou cursando engenharia civil, e quando cursei a disciplina de Sustentabilidade me apaixonei pelo tema. Além da preocupação com o meio ambiente vi uma grande oportunidade de trabalho. Quero aprender muito aqui e poder fazer a diferença no sentido de contribuir com o meio ambiente e consequentemente gerar renda e emprego.

    • Admin bar avatar

      1- já trabalho na área e busco mais informações. Busco reiniciar meus conhecimentos, atualizando a visão de negócios, e principalmente conhecer novos parceiros.
      2- só sobrevive quem é ou está entre os melhores.
      3-sou tec em agropecuária e tec em gestão ambiental.
      Proprietário de usina de compostagem e usina de recicláveis. Experiência em associativismo e visão de mordomo da criação.

    • 1. A possibilidade de aprender mais sobre Resíduos Sólidos e de colocar em prática os aprendizados atuando como profissional nesta área encantadora
      2. Para aproveitar as oportunidades de negócio deste segmento trabalhando com o que me realiza: sustentabilidade
      3. Sim, já fiz outros cursos no Virapuru

  208. Maria Rosilene Medeiros Mendes
    julho 18, 2019

    Desafio aceito!
    Me proponho a enfrentar as barreiras, espero conseguir!

  209. Eu aceito o desafio .

  210. Admin bar avatar

    Aberta a todas oportunidades filtrando com bom senso pra garantir a qualidade na execução das tarefas.

  211. Admin bar avatar

    Muito boa a explicação!

  212. Admin bar avatar

    Cometa que trilha um caminho de luz rumo a sustentabilidade do nosso amado Brasil!

  213. Sou diretor de um grupo de comunicação , através do meu network fui convidado para fazer parte do departamento comercial que atuará no ramo de resíduos no estado de são paulo,estou aqui me reciclando como este mercado que ajudará a salvar este planeta,entendo sim como um chamado…adorando o curso

  214. Admin bar avatar

    Desafio aceito!

  215. Muito gratificante ser reconhecido, sempre…, show!!!

  216. ok, Desafio aceito…

  217. Desafio aceito!!!

  218. A princípio, pretendo me dedicar a viabilizar investimentos para implantação de Usinas de Triagem e Compostagem (UTC) Brasil afora, além de fazer corretagem ambiental (compra e venda de resíduos sólidos)…

  219. Aline Gonçalves de Almeida Oliveira
    julho 10, 2019

    Positivo e operante professor, sigamos.

  220. Aline Gonçalves de Almeida Oliveira
    julho 10, 2019

    Super legal os prêmios professor, mais legal ainda serão os motivos que levarão cada um merecer esse prêmio. Sempre penso que o importante é que a ação tenha sentido de ser…para depois comemorar.
    Se as atividades puderem ajudar alguém a melhorar de vida… nem que seja por um momento. Como uma cooperativa por exemplo. Já ganhei o prêmio.

  221. Aline Gonçalves de Almeida Oliveira
    julho 10, 2019

    Professor só o Sr. mesmo para me convencer a fazer instagram.
    Vamos lá então, Gilberto Gil já cantava.
    Andar com fé eu vou que a fé não costuma faiá!
    Desafio aceito

  222. Aline Gonçalves de Almeida Oliveira
    julho 9, 2019

    Caro professor conto com ajuda da mentoria e totoria para me ajudar a escolher
    O Primeiro sentimento que tenho para tal escolha é seguir pelo caminho do Segmentos de resíduos mais rentáveis e que aborde o maior número possível de situações que o gerenciamento de resíduos venha precisar trabalhar para se alcançar um trabalho eficiente, aproveitando que estarei amparada pela equipe do curso nessa travessia. De modo que passe pelo máximo de situações possíveis, visando adquirir o máximo de experiência possível já no aprendizado.
    OU seja, ainda não sei a resposta, vou me basear na classificação da PNRS e nos conselhos de vocês para me ajudar a escolher.
    Me identifico muito com a gestão de resíduos gerado nas casas e condomínios . Porém a priori não tenho networking com prefeituras e nem base financeira para abrir um usina de triagem, então penso em encontrar um resíduo que tenha mais possibilidades de atuação profissional.

  223. Eficiência, eficácia, praticidade e resultados concretos, isso faz a diferença!

  224. Excelente iniciativa de valorizar e reconhecer as ações dos alunos! Parabéns!!!

  225. Prof. Gleysson, bom dia! Confesso que neste início ainda estou bastante confusa em relação ao segmento em que quero trabalhar, principalmente porque estou em “início de carreira”. Também considero uma escolha muito importante pois determinará o nosso principal foco, teremos ajuda nessa escolha, algum tipo de orientação?

    • Oi Greiciane, tudo bem?
      você poderá tirar suas dúvidas na mentoria ou tutoria. Podemos lhe dar mais informações que vão lhe ajudar na escolha

  226. Desafio aceito!!!

  227. Aguardando aprovação.

  228. Eu queeeero ….no aguardo

  229. Tenho que aceitar o desafio, e o primeiro deles será integrar todas essas redes sociais, que acho muito, porque não sei se darei conta delas, mas vamos lá .

  230. Desafio aceito.

  231. Boa noite professor Gleysson, pretendo trabalhar em parceria com diversas empresas e em vários setores, de inicio pretendo tratar,direcionar,recuperar resíduos gerados pelo setor moveleiro de minha região , visto que muitas vezes esses resíduos podem ser transformados em matéria prima para outras empresas ou ate mesmo ser reutilizada no processo produtivo reduzindo assim o custo com aquisições de matéria prima nova ,e ate mesmo evitando o descarte desses resíduos em locais inadequados , trazendo para as empresas lucros e não despesas para as mesmas.

  232. Pronta para o desafio, aguardando com expectativa

  233. Desafio aceito.

  234. Excelente aula preparatória. Estou muito disposto e empolgado a investir tempo em aprensizado.

  235. Sou Engenheira Agrônoma e quero me especializar em resíduos domiciliares recicláveis, que, de acordo com estudos, aqui em Fortaleza correspondem à 30% de todo lixo gerado por cada habitante/dia e mais de 90% disso está indo para o Aterro Sanitário, ou seja, dinheiro no lixo.

  236. desafio aceito, vou me esforçar ao máximo.

  237. Muito bom, professor! Me interessei nesse capítulo, vou assisti-lo inteiro também e completar 100 por cento do curso, porém cliquei errado e terminei o curso nessa aula.

  238. O mercado está bem regulamentado pela PNRS 12,305/2010 e regulamentado pelo decréto 7,404/2010 mas muita coisa ainda está por ser feito,com o conhecimento que estamos obtendo acredito,poderemos ajudar a mudar este cenário.

  239. Prof. Gleysson, muito boa a aula! Muitas sacadas geniais, simples de tudo, mas se ninguém apontar passa despercebido. Ainda sei muito pouco, mas sinto que peguei um atalho.
    Estou fazendo o curso só agora, ainda consigo entrar no grupo do whatsApp??
    Aguardo e agradeço

  240. A Lei 12.305/10 – Política Nacional de Resíduos Sólidos é um excelente instrumento para construção de negócios no segmento de Resíduos Sólidos. A Lei nos permite, na prática, criar negócios do seguintes tipos:
    – Consultorias para Construção das PMGIRS ( Políticas Municipais de Gestão Integrada de Resíduos Sólidos), nos municípios
    – Consultoria para Implantação das PMGIRS, nos municípios
    – Consultoria para desenvolvimento da Política de Gerenciamento de Resíduo Sólido com Integração Social
    – Consultoria para implantação da Política de Gerenciamento de Resíduo Sólido com Integração Social
    – Consultoria para o Gerenciamento com valor agregado do Resíduo Sólido do Grande Gerador
    Enfim, várias são as oportunidades de negócios que a Legislação proporcionam aos profissionais que atuam na Área de Resíduos Sólidos e que conhecem e sabem aplicar a mesma.
    No estado do Ceará, apenas o município de Fortaleza possui o seu PMGIRS e os 183 municípios que compõem o estado, estão ainda longe da construção e implantação das suas políticas municipais.
    Mas a Legislação vai muito além da criação de oportunidades de negócios, ela é capaz, se implantada da forma correta, de resolver o problema crônico da gestão do resíduo nos municípios, pois, a Lei proporciona a atuação em toda a cadeia produtiva dos resíduos e possui ferramentas de integração sistêmica entre os processos, tais como: Coleta Seletiva, Logística Reversa, Economia Circular, Responsabilidade Compartilhada pelo Ciclo de Vida do Produto e Ciclo de Vida do Produto. Se aplicada de forma adequada, os resíduos serão destinados de forma ambientalmente adequada, sendo boa parte reciclada ou transformada em matéria-prima para outros produtos e uma pequena fração, os rejeitos, que serão dispostos em Aterros Sanitários.
    Podemos ainda comentar que a LEI 12305, proporciona a oportunidade de ser um instrumento de Integração Social, permitindo que vários projetos / negócios integrem os catadores, contribuindo com a transformação da vida das pessoas.

  241. 1- Tenho buscado novos caminhos profissionais. Tenho preocupações socais e ambientais.

    2- Pq acreito que o lixo não acaba, todo dia tem mais e o planeta não comporta… Ou seja, quem tiver soluções pra esse problema vai ter trabalho e renda eternamente. De quebra ainda ajuda o planeta e a sociedade.

    3- Não, ainda nenhuma experiencia na área, mas muuuuita vontade de ter.

  242. Muito interessante saber a sobre o problema dos gases das cinzas e do hidrocarbonetos que soa poluentes provenientes da incineraçao .

  243. A Lei 12305/2010 representa um grande divisor de águas para o ordenamento jurídico, a medida que estabelece um novo marco regulatório para o seguimento de resíduos sólidos no Brasil. Com a promulgação desse dispositivo legal, foram possíveis estabelecer planos nas esferas estaduais e, principalmente, na municipal. Determina-se prioridades, quanto às metodologias e Sistemas utilizados no setor, bem como, estabelece a necessidade de diferenciação de pequenos e grande geradores. Aplica-se a visão do princípio da responsabilidade compartilhada no ciclo de produção da cadeia do produto, a convocar a participação de “todos” os geradores no processo da destinação final. Enfim, com o Plano Nacional de Resíduos Sólidos se estabelece segurança jurídica ao seguimento de resíduos, a promover condições transparentes para atração do capital investidor e, por conseguinte, a geração de riqueza e prosperidade.

  244. A Política Nacional de Resíduos Sólidos – PNRS, Lei no 12.305, de 02 de agosto de 2010, instituiu um novo marco regulatório para a gestão dos resíduos no país o qual reúne o conjunto de princípios, objetivos, instrumentos e diretrizes com vistas à gestão integrada e ao gerenciamento ambientalmente adequado dos resíduos sólidos. O controle e a destinação inadequados dos resíduos sólidos podem causar inúmeros impactos socioambientais negativos, tais como: emissão de gases de efeito estufa, degradação e contaminação do solo, poluição da água, proliferação de vetores de importância sanitária, como é o caso do Aedes aegypti (vetor da dengue), potencialização dos efeitos de enchentes nos centros urbanos, entre outros.

  245. Com esse Fluxograma, a compreensão ficou bastante simples!!!

  246. Ola Professor Cleysson .
    Estou convicta de que a partir deste Webinário sobre conjunto de informações e aprendizado, irão facilitar os caminhos que terão que ser percorridos.
    Através dos temas hora propostos nesta área de Comércio e Reciclagem deu para perceber o quanto ainda era leiga.
    Mas pretendo aprofundar mais a cada estudo, para que possa ser uma Empreendedora de sucesso. E dar segmentação aos próximos e próximos cursos .

  247. 1- O que te trouxe a esse curso?
    Adquirir conhecimentos sobre o Comércio de Reciclagem para o fortalecimento, valorização do meu trabalho como Empreendedora.

    2- Por que você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis?
    Eu percebo que a área da Reciclagem é muito ampla e nos dá oportunidades e opções de escolha para segmentação e expansão.

    3 – Você já tem experiência ou algum contato com a área?
    Desenvolvo em minha cidade um trabalho de Coleta Seletiva Solidária, porta a porta. Recolhendo, fazendo o processo de triagem e separação dos resíduos sólidos e destinação.

  248. Aula minuciosamente esclarecedora, perfeita! Quanto mais aprendo, aumenta minha espectativa de ter um desempenho de qualidade. Parabéns!

  249. Muito interessante essa legislação europeia. Comparando com a NBR 10004, penso que já está passando da hora de uma revisão.

  250. Admin bar avatar

    Boa-noite, Professor! Tudo bem com VC?
    Acabei de fazer a solicitação para entrada no Grupo no Facebook.
    Aguardando retorno.
    Obrigado!

  251. Professor Gleysson, na região onde eu moro as atividades do agro negócio é muito vastar, vejo que os produtores pedir socorro de como descarta seus resíduos sólidos. Eu vejo uma grande quantidade de resíduos recicláveis que acaba gerando de suas atividades, vejo que as portas estão abertas para atuar prestando consultoria para estas empresas e também é uma forma de ter acesso aos resíduos recicláveis.

    • Aline Gonçalves de Almeida Oliveira
      julho 9, 2019

      Olá, permita-me um humilde comentário a respeito. Até aonde sei as embalagens de veneno( desculpe não consigo ser poética quando se trata de natureza, para mim não tem nada de fitossanitário) tem que ser incineradas. Tem a instrução das três lavagens para entrega nos pontos de venda( que na teoria deveriam executar sua obrigação segundo a logística reversa) e depois eu não sei se podem ser recicladas. Ai deixo para nosso digníssimo professor explicar para nós.
      Tem um ponto muito importante a ser trabalhado no processo da educação dos produtores, esse processo da lavagem. Aff só Jesus na causa. Muitos lavam e jogam essa água em qualquer lugar. Tem que pesquisar o modo correto de lavagem e tratamento dessa água. Ainda estou aprendendo também, mas se lhe for possível abordar essa parte muito importante do processo, eu e pachamama lhe agradecemos imensamente.
      Prazer em ser sua colega caro Hiorreneis.
      Estamos juntos.

  252. Essa aula foi muito interessante!!! Prática e eficiente. Aguça a nossa criatividade e nos provoca a sair de nossa zona de conforto. Aprender sobre essas ferramentas nos abre a possibilidade de melhorar, profissionalmente, onossos s trabalhos . É na verdade, um grande choque de CULTURA PROFISSIONAL!!!

  253. Admin bar avatar

    A classificação a partir do Fluxograma facilita e agiliza muito a Classificação!

  254. Admin bar avatar

    Muito obrigado, Professor!
    Esta sendo muito util as suas indicações.

  255. Admin bar avatar

    OK! Entendido o objetivo do desafio e vou procurar me dedicar ao maximo para completa-lo.
    Quanto a possibilidade de trabalho não sei como vou proceder, mas prometo me empenhar.
    Obrigado!

  256. Admin bar avatar

    Realmente deve ser muito gratificante recebermos uma carta do exterior. Mais significativo será com o Certificado de Conclusão de Curso. Estou super animado com a possibilidade de isto acontecer em minha vida! Obrigado!

  257. Admin bar avatar

    Boa-tarde a todos! Estou conhecendo algumas redes sociais agora…Mas vou aceitar o desafio! Obrigado!

  258. Gleysson. Preciso MUITO participar desse desafio.

    • Aline Gonçalves de Almeida Oliveira
      julho 10, 2019

      Olá colega Ezio, sou de BH também. Você já viu as casas bioconstruidas usando garrafa de vidro? Dá para fazer até um banco em uma escola do seu bairro só para demonstrar a técnica. Vi que se interessa em trabalhar com vidro. Posso fazer a ponte com alguns amigos da bioconstrução se desejar.

  259. Gleysson, boa noite,
    O grupo está fechado! Como faço?
    Abs!

    • O grupo é só pra alunos do PIGRS, por isso fica fechado. Quando alguém solicita, nós verificamos se é aluno ou não. Faça a solicitação para aprovarmos.

  260. Desafio aceito!

  261. Professor, tenho o interesse de atuar na área de reciclagem de resíduos de construção civil e de pneus. Sou engenheiro civil, com especialização em saneamento. Atualmente, resido em Goiânia e acredito muito no potencial de resíduos nessa cidade . Goiânia possui o setor de construção civil bem desenvolvido, e com frota de veículos enorme. Acho fantástico a possibilidade de viabilizar um projeto de tamanha importância para o meio ambiente, a promover a redução do desperdício de recursos naturais, gerando riqueza e prosperidade.

  262. Desafio aceito.

  263. Admin bar avatar

    Muito detalhado todas as aulas, incrível!! Muito bom!

  264. Admin bar avatar

    Eu aceito o desafio!

  265. Boa tarde professor,
    Sei que, durante o desenrolar do treinamento irei adquirir competências que irão possibilitar-me entender o mercado no contexto macro.
    Como minha formação e com atuação no seguimento de consultor de negócios (criar pontes), há em mim uma tendência nesta direção ( já, inclusive dentro da minha Networking, prospectando investidor para implantação de Usina de Reciclagem. Claro que preciso ganhar mais aprendizado para então trabalhar no desenvolvimento do projeto.

  266. Seu trabalho foi de excelente qualidade Marcos! O legado deixado aos alunos e corpo técnico é inspirador. Quantas aulas práticas de qualidade os alunos terão com a composteira?! Quantos benefícios outros terão com os produtos da mesma?! Reconhecer o resíduo como bem de valor econômico e social foi o maior e melhor investimento que você proporcionou aos gestores dessa Escola. Parabéns!

  267. Tô dentro!

  268. Professor estou pensando em desenvolver meu trabalho no setor de construção civil, pois meu irmão é engenheiro em uma.construtora e acho que posso pensar nessa empresa como meu primeiro cliente. Outro nicho que tenho muitooo interesse são os condomínios comerciais e residenciais que produzem todo tipo de resíduos.

  269. Olá Prof. Gleysson,
    Solicitei participação no grupo PIGRS do Facebook, mas ainda não foi aprovada. Cancelei e solicitei hoje, novamente.
    Aguardo seu retorno. Saudações sustentáveis!

  270. Gleysson. Estou investigando o mercado de vidro, especialmente garrafas e vidros de alimentos (maionese, azeitonas etc) além de vidros automotivos. Meu interesse é devido a alguns sinais que percebi de que o segmento está aparentemente esquecido. Meu palpite é que tenha algo a ver com toda a cadeia logística e com o preço de compra do resíduo. A pesquisa deverá responder perguntas como: qual o preço dos resíduos para o catador e qual o preço na fábrica; situação dos pontos de coleta e os de entrega voluntária (LEV) da RMBH,; levantamento dos acidentes com catadores e funcionários da empresa de coleta pública; aspectos operacionais relacionados ao manuseio dos volumes coletados e a presença de vidro nesses volumes; aspectos operacionais relacionados ao vidro no aterro sanitário onde da RMBH. É o começo.

  271. (…gerações de pessoais globais e diretamente envolvidas.)

  272. …gerações de pessoais globais e diretamente envolvidas.

  273. O plástico é um material global que faz parte do cotidiano do homem moderno. É possível encontrá-lo desde à humilde embalagem ao produto de maior sofisticação produzido atualmente. Arisco a afirma, que o plástico é o produto com característica mais democráticas, ao observar hábitos de consumo da população mundial. Ocorre que, pela sua composição (Referindo-se aos polímeros sintético), o plástico possui baixa capacidade degradativa, a preservar suas características físicas por muitos e muitos anos. Gera-se , então, um grande problema global : O resíduo!!! Encontrar soluções ambientais, sociais e econômicas para o problema, se mostra um grande desafio, a provocar a atual geração, quanto ao desenvolvimento de idéias sustentáveis. Contudo, também se apresenta como uma enorme possibilidade de oportunidades, para a geração de riqueza e a transformação da vida de gerações e gerações de pessoal global e diretamente envolvidas. Estaríamos a realizar, de uma só vez: a barba, o cabelo e o bigode!!!

  274. Admin bar avatar

    Boa noite Professor Glaysson, a área de interesse que tenho desenvolvido é para resíduos eletrônicos, no entanto, também pretendo atuar finalizando o treinamento, em projetos direcionados para biogás, ou outras oportunidades que eu visualizar durante o desenvolvimento do curso. O que me motivou definir esta área, à princípio, foi assistindo um vídeo seu na “Masterclass” apresentando essa possibilidade de mercado, e logo após, tendo um primeiro contato com dois empresários aqui na região que estão recuperando metais a partir de resíduos de fábricas de joias. Com algumas pesquisas que tenho conduzido, comecei a associar o procedimento de recuperação de metais a partir de resíduos de fábrica de joias com o procedimento para realizar extração semelhante em resíduos eletrônicos. Desde então, tenho desenvolvidos muito interesse neste segmento em conjunto com minha parceira Denise, também aluna do curso.

  275. Bom dia,professor Gleysson !
    Pretendo atuar na area de residuos eletrônicos, pois analisando o mercado verifiquei que as tendências atuais sugerem um aumento substancial no volume de resíduos eletrônicos gerados, nas próximas décadas.
    Especialistas da ONU preveem um crescimento de 17% na produção desse tipo de lixo, atingindo 52,2 milhões de toneladas, em 2021.
    De todos os resíduos eletrônicos descartados em 2016, apenas cerca de 20% foram coletados e reciclados. Assim, diante do aumento da população mundial com acesso à internet, bem como da ampliação do consumo e descarte desses aparelhos eletrônicos, as taxas de reciclagem e de reutilização ainda são muito baixas,itens eletrônicos podem ser reutilizados ou reciclados em diversos fins, mas, infelizmente, uma grande quantidade ainda segue o caminho dos aterros sanitários.
    Por outro lado, pesquisas indicam que a maioria da população prefere armazená-los em suas residências, mesmo não sendo mais úteis em casa ou no escritório, por desconhecer opções de reciclagem adequadas, já iniciei na minha região uma campanha para a coleta nas residências.

  276. irei participar!

  277. Sim, aceito o desafio.

  278. Admin bar avatar

    Boa-noite, Professor Gleysson! Sempre tive muita vontade de trabalhar na preparação de materiais de entrega as industrias. Não tenho preferencia (Plastico, ALuminio, Madeira, Papel, Ferro, Aço), gostaria coletar o material agregar valor e entregar a indústria. Assistindo as aulas e observando o material de apoio, estou vendo a possibilidade de trabalhar com consultoria e PGRS, pois, sou Bacharel ao Direito e Tecnico em edificações. Mas também entendo que o ápice da cadeia da sustentabilidade será a montagem de uma usina de biodigestão. Sem diser mas já dizendo o nosso colega de Santos já apresentou uma boa oportunidade de instalação de uma central de compostagem, pois, o mesmo disse não ter. Caramba! Varias ideias de negocios fica até dificil escolher agora.

    • Você vai conhecer um novo mundo de oportunidades. Escolha um dos segmentos, aquele que melhor se encaixa no seu perfil. Depois trabalhe nele exaustivamente. Depois de ter sucesso com um, você pode pensar em expandir

  279. Grande sacada essa de reaproveitar o pó de café, para inovar na segmento da indústria têxtil !!!!

  280. Professor, ao término de cada aula vem sendo observado a necessidade da realização das atividades/ exercícios como forma de desenvolvimento da metodologia pedagógica do curso. Ocorre que já concluí várias aulas e módulos e não descobri a maneira para acessar a essas atividades para realizá-las. Por favor me oriente.

    • Olá meu caro. Preciso que você comente exatamente dentro de cada atividade o que você não entendeu. Por favor comente e eu estarei acompanhando

  281. Boa tarde, Gleysson! Por um acaso existe alguma aula que faz um aprofundamento frente a os tipos de segmentos que existe na atualidade?

  282. Aula incrível. Aprendi muito sobre diversos assuntos relacionados a Resíduos Sólidos. Destaco, em especial, os assuntos abordados sobre a Logística Reversa, o Ciclo de Vida dos Produtos e a relação entre os respectivos temas. Compreendi, também, a importância da Responsabilidade Compartilhada e da necessária classificação que diferencia um pequeno de uma grande gerador de resíduos em um Plano de Gerenciamento Integral de Resíduos Sólidos de um determinado município. Muito boa a abordagem realizada sobre a reciclagem (Vidro, papel, papelão e pneus) e a reutilização de materiais, bem como, o vídeo apresentando o procedimento criado na Alemanha para o recolhimento de garrafas (Processo de reutilização).

  283. Professor, como ter acesso à planilha para o desenvolvimento das atividades exigidas pelo curso (interrogação).

  284. A PNRS foi desenvolvida com base na Legislação Europeia, o que torna a nossa PNRS igual ou melhor. Eu até diria melhor, pois além de dar regras para a Gestão/Gerenciamento inclui os catadores como peça fundamental na cadeia produtiva. Outro ponto importante é que no Brasil diferimos a Gestão Integrada (A nível publico. Determina regras para o gerenciamento de todos os resíduos) de Gerenciamento (Nível empresarial, grandes geradores).

  285. 1 – O que te trouxe a esse curso?
    Estava procurando por um novo negócio. Pesquisei vários campos e assuntos, mas nenhum me dava a oportunidade de começar rapidamente.
    Confesso que iniciei a pesquisa somente buscando empreender. No entanto, nada me “apaixonou”, afinal temos que nos apaixonar pelo empreendimento antes mesmo dele nascer.
    Um amigo do meu marido disse que um bom negócio seria a produção de flakes de Pet e comecei pesquisar sobre o assunto: o quê deveria saber?; qual o custo de maquinário? qual espaço seria necessário? mão-de-obra? tempo de retorno? etc. etc. etc.!!!!
    Nessas pesquisas esbarrei com os vídeos do Gleysson…
    E foi uma noite e uma manhã assistindo alguns vídeo e logo entrei em contato, por encontrado uma oportunidade que atendia os requisitos da minha procura, área “apaixonante”, início rápido, possibilidade de ampliar o campo de atuação com o tempo, possibilidade de gerar uma nova fonte renda de forma relativamente rápida, investimento pequeno (até menor do que esperava), entre outros.

    2 – Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis?
    Vejo nos recicláveis, de uma forma geral, como grandes oportunidades, eles são um transtorno para alguns, mas fonte de renda para outros e um negócios milionários para poucos. E se alguém fez muito dinheiro nessa área, significa uma possibilidade incrível!

    3 – Você já tem experiência ou algum contato com a área?
    Tempos atrás trabalhei com projetos socioambientais, com crianças, porém direcionado exclusivamente à conscientização.
    No entanto, nada prático, eficaz ou eficiente no quesito “o quê fazer com o lixo?”. O resultado eram projetos artísticos, ou ficava apenas em dois dos tais 3 Rs – trabalhava apenas com a redução e reutilização e realmente nada de reciclagem. Redução e Reutilização deveria diminuir a produção de plástico no ambiente, mas não vejo isso acontecer de forma alguma.
    E como disse, eram crianças e o projeto também tinha um cunho artístico a ideia era “transforma lixo em arte”. Não desprezo arte, mas não vejo nenhum lugar no mundo se desenvolver e trazer um bem maior para a população, exclusivamente com arte, e muito menos resolver efetivamente o problema do lixo.

  286. Com a adoção, cada vez mais presente, das práticas consumistas modernas, o desenvolvimento e emprego de técnicas voltadas a reutilização de componentes eletrônicos se fazem essenciais. Sou do tempo que uma televisão era considerada um patrimônio domiciliar, perdurando por anos na sala de estar de uma casa. Atualmente, com a evolução dos tempos , os homens se veem pressionados a estar atualizados com as tendencias tecnológicas de seu tempo, a consumir cada vez mais as inovações. Gera-se aí, um grande problema!!! O ter passa a ser uma tendência cultural das nações e o descarte o grande exponencial humanitário a ser, tecnologicamente, equacionado nesse século.

  287. Dica importantíssima quanto ao método de localização de grandes clientes que iremos oferecer nosso materiais.

    • Bom-dia professor Gleysson, saudações sustentáveis pude compreender melhor a forma de como encontrar meus compradores e o que as Industrias precisam e como realizar esse processo que é pratico e tem que ser construído por mim.
      Também, fiz uma rápida pesquisa na internet e encontrei muitos compradores de todos os tipos de seguimentos de resíduos sólidos.
      Alem disso pude entender que um catador deixa de ser catador quando ele consegue ser atravessador depois dono ferro velho e com o conhecimento um profissional na área de resíduos sólidos.
      Portanto saber do que as empresas precisam e o formato da matéria prima para ter um bom preço no mercado.

  288. Esse primeiro webinário foi muito importante para a abertura de mente quanto a identificação de nossos clientes e fornecedores através da compreensão do ciclo de vida de cada produto e tivemos a oportunidade de aprender sobre uma ferramenta que nos norteará sobre quais produtos estão sendo mais comercializado ao nosso redor que é a balança comercial MDIC.
    Com certeza a perspectiva é continuar abrindo o leque de informações a respeito de como compreender o comercio de reciclados e poder explorar de forma prática.

  289. Allan Alves, sou de Guamaré, Rio Grande do Norte, Brasil.

    1 – O que te trouxe a esse curso? Em 2017 tive a oportunidade de conhece uma pessoa incrível que trabalha com reciclados, o mesmo era catador e através de sua força e determinação, além de juntar resíduos pelas ruas, começou a comprar resíduos a outros catadores e foi criando uma mini usina de triagem desses materiais, através do meu primo tive o primeiro contato com ele e tudo aquilo que ele fazia me chamou muito a atenção, no que desrespeito ao que poderia ser feito para ajudá-lo e inclusive ajudar no contexto geral quanto na questão ambiental, social e econômico da cidade e em especial a comunica onde o mesmo mora.

    2 – Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis? Mercado amplo e que oportunidades incríveis de contribuição para o meio ambiente, social e econômico.

    3 – Você já tem experiência ou algum contato com a área? Sim, partir do contato que tive com uma pessoa que já trabalhava adquiri um certo conhecimento, porém preciso ampliar e derrubar algumas barreiras quanto ao mercado.

  290. O familiarizar-se com as Leis Brasileira e Europeia nos proporciona conhecimentos e competências que nos garante trabalhar com tranquilidade em qualquer parte do mundo.

  291. Professor obrigado.

    eu acompanhava só os commodities. Agora com a balança comercial posso ter a melhor ideia do mercado, e não simplesmente sair metralhando torcendo que vai dar certo os meus esforços e meus trabalhos de conseguir mais clientes.

    Atenciosamente

  292. Boa aula, Professor. Trata-se de uma lei (Lei 12305/2010) importantíssima para o desenvolvimento do setor de Resíduos Sólidos no nosso país (Brasil). Com ela, diretrizes foram traçadas, a regulamentar um norte, em que o amadorismo não prevalecerá. A Era Jurássica na área de Resíduos está chegando ao fim.

  293. Grande aula Professor. Trata-se de uma lei (Lei 12305/2010) importantíssima para o desenvolvimento do setor de Resíduos Sólidos no nosso país (Brasil). Com ela, diretrizes foram traçadas, a regulamentar um norte, em que o amadorismo não prevalecerá. A Era Jurássica na área de Resíduos está chegando ao fim.

  294. Entre os recicláveis tem também o plastico.

  295. Boa noite Gleysson, o trabalho que vou desenvolver é na empresa em que estou trabalhando no momento e será com resíduos recicláveis (principalmente papel e papelão) e de madeira, especificamente MDF. É possível manter esses dois segmentos?

  296. O que te trouxe a esse curso?
    Uma vez ou outra vejo seus videos pelo seu canal, e realmente já estou ultrapassado. O ultimo curso fui em 2010.

    2 – Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis?
    Preciso conhecer mais sobre o comercio de lixo no Brasil e no mundo.

    3 – Você já tem experiência ou algum contato com a área?
    Tenho experiência como prestador de serviço e agora como empreendedor. E o que mais sinto é a falta de um Upgrade.

  297. A pesquisa de fornecedores acabou focada na prefeitura, pois descobri que além do lixo doméstico a prefeitura recolhe o resíduo das grandes geradoras e descarta tudo no lixão. Tive a informação que os supermercados recolhem os materiais mais nobres e o resto fica por conta da prefeitura. Até a ZEN – zona especial de negócios, habitada só por empresas, a prefeitura recolhe o resíduo.
    O lixão está com a capacidade esgotada e toda a produção de resíduo será direcionada para um aterro sanitário em Macaé, município vizinho.
    Não existe infraestrutura alguma de coleta seletiva, cooperativa, nada.
    Acho que vou ficar rico!!!!!

  298. Consegui fazer a lista de empresas de reciclagem de Curitiba e região metropolitana.
    Também fiz as postagens no Linkedin e Facebook.

  299. Acabei de assistir a primeira aula. Já abriu minha mente. Aula muito informativa. Empreendedorismo é tudo! Vamos fazer algo revolucionário.

    • Boa-noite Professor, terminei o primeiro vídeo e comecei o segundo devido ao trabalho não sei se poderei entrar na sala de bate papo junto com você e os outros colegas do curso.
      Portanto fico feliz de poder estar fazendo o curso e conhecendo sua metodologia.

  300. Excelente aula, poder estabelecer uma relação de comércio direta entre os geradores e as indústrias transformadoras, realmente agrega mais valor econômico aos resíduos comercializados. Minha perspectiva é de me especializar nesse comércio direto, alavancar o comércio de resíduos em regiões inexploradas através de um bom estudo dos resíduos e do mercado!

  301. Meu nome é Wlaudemir, sou profissional internacional habilitado pela Virapuru Training center na área de resíduo sólidos, me especializando um pouco mais com esse novo curso adquerido.

    1 – O que te trouxe a esse curso? Adquiri mais conhecimento.

    2 – Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis? Uma área rica e próspera e cheio de emoções e ajuda muita gente com a inclusão social.

    3 – Você já tem experiência ou algum contato com a área? Não! É tudo novo para mim…

  302. Quero absolver o máximo de conhecimento possível, deixar o meu conhecimento materializado aqui na terra…

  303. O que me trouxe a esse curso foi por eu ter assistido a um vídeo do Sr. Gleysson (por acaso) e principalmente por já ter tido interesse por essa área de recicláveis e como aproveitar as oportunidades.
    Sou formado em Comércio Exterior, porém, nunca fui um profissional da área. Apenas estou inserido no contexto logístico (importações e exportações), pois trabalho na área comercial dos operadores logísticos. Tenho interesse em me tornar um Trader em resíduos sólidos.
    Há alguns anos atrás iniciei uma pesquisa nessa área, porém, devido às minhas atividades em logística, não consegui concluí-la. Após esse curso, quero fazer o treinamento em Gestão e Gerenciamento Internacional de Resíduos Sólidos. E em seguida, ou mesmo, em paralelo a esses cursos, fazer o mapeamento desse mercado em todo o estado do Paraná.
    Também sou formado em Jornalismo e espero que isso me sirva em minhas atividades nessa área.
    Sou grato por estar sendo treinado por esta instituição!

    • Uau Hernides. Fiquei muito feliz em ver a sua visão de mercado e possibilidade de negócios na área.
      Esperamos te acompanhar nessa sua jornada de sucesso.
      Vamos pra cima! É muito bom ajudar planeta e ser bem remunerada por isso então… é melhor ainda!
      Dessa vez você vai concluir seus estudos nessa área com certeza e ter uma visão geral do mercado e sobre negócios em Resíduos.

  304. Depois que me aposentei comecei a pensar numa área para quem sabe voltar a ter uma atividade.. a reciclagem foi um dos meus interesses, o mundo está precisando de mais pessoas envolvidas nessa atividade. Minha aproximação com. a reciclagem está ligada ao fato de procurar fazer em casa a separação dos materiais e levar algumas vezes num ponto de coleta que recebe o material, pesa e dá desconto na conta de luz.. É só esse meu contato com a área…

  305. Em resposta:

    1 – O que te trouxe a esse curso? Interesse em entrar no mercado promissor de resíduos sólidos.

    2 – Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis? Sou administradora de empresas e tenho habilidade em fazer negócios, faltando apenas o conhecimento especifico na área de resíduos.

    3 – Você já tem experiência ou algum contato com a área?
    Não,atualmente sou gestora de projetos de pesquisa no Departamento de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Bahia, sempre atuei na area administrativa e há 01 ano abrir uma empresa de engenharia ambiental e pretendo atuar nesse tão promissor mercado.

    • Perfeito.
      Espero poder contribuir muito nesse seu processo.

      Você tem toda razão! É um mercado muito promissor.
      Sucesso com a sua empresa .

  306. Aula prática e muito dinâmica voltada para o empreendedorismo.

    • Sim Denisy. Que bom que você identificou isso.
      As pessoas romatizam muito o trabalho com Resíduos Sólidos. Infelizmente tem uma cultura disserminada no Brasil e em outros países que se você faz uma boa ação pelo meio ambiente, você não pode ser remunerado por isso.

      A ideia que eu prego é que: trabalhamos com um amor muito especial que é cuidar do nosso planeta, mas podemos sim fazer negócios. Qual o erro nisso não é verdade?

      Trabalhando corretamente com resíduos nós fazemos algo pelo planeta, pelo próximos e por nós mesmos.

  307. Sou Miramar Neto e trabalho no ramo de recicláveis no estado do Ceará á 6 anos, estou em busca de ampliar minhas visões e conhecimento sobre o mercado.

  308. Admin bar avatar

    O mercado de resíduos sólidos é grande e carente de empreendimento na área. Existe várias possibilidades de se fazer negócio nesse mercado de resíduos , uma dentre muitas possibilidades, uma delas é montar um centro mecânico de reciclagem, uma outra muito atual é ser corretor de recicláveis. O melhor disso tudo é que, o mercado esta aberto e com possibilidades que se adaptam as suas preferencias.

  309. Admin bar avatar

    Para se abrir um empreendimento na área de resíduos sólidos primeiramente precisamos de conhecimento, se aprofundando em conhecer a área é dar o primeiro e grande passo pra abrir importantes portas e , o Virapuru oferece conteúdo lapidado de fundamental importância. Fazer os curso do Virapuru é se especializar!!!

  310. 1 – O que te trouxe a esse curso? Conhecer mais sobre reciclados para desenvolver treinamento para pequenis emoreendedores.

    2 – Por quê você quer ser um Profissional em Comércio de Recicláveis? Gosto muito da área e vejo que o pksneta precisa
    de açoes urgentes. Mas para isto preciso conhecimento.
    3 – Você já tem experiência ou algum contato com a área? Não. Tenho muita curiosidade e disposição para trabalhar e ajudar pessoas a fazerem diferença.

  311. A PNRS é uma legislação muito ampla, com um embasamento técnico importante. Ela norteia toda a politica a ser implementada e desenvolvida em nosso país. O que sustenta ela além de conceitos técnicos, são a citação de outras leis já em vigor no pais. Na graduação não tive a oportunidade de discorrer ela, como estou tendo aqui no treinamento, e realmente fiquei feliz com tantas informações que irão embasar e orientar o profissional de RS.

  312. Admin bar avatar

    Tudo certo, consegui ver o vídeo, muito importante tema sobre a viabilidade econômica de negócios com reciclagem. a palavra de ordem é viabilidade econômica!!!!

  313. Admin bar avatar

    Muito boa explicação sobre o tema! Fantástico…

  314. Admin bar avatar

    acho impressionante essas tecnologias, elas tem que dominar nosso planeta, é uma energia renovável e limpa, muito bom!!!

  315. Interessante o aplicativo, não conhecia.

  316. ok, já curti a página do face.

  317. Grata pelas boa vindas!! Estou disposta a investir tempo em aprendizado.

  318. ok, realizado a inscrição.

    Denise,

  319. Espetacular aprender sobre esse tema. A legislacao europeia demonstra ser, realmente, o que existe de mais moderno em se tratando de residuos solidos. Observa-se, quando da leitura do respectivo dispositivo jurido, que tudo faz um enorme sentido. Desde a definicoes explicitadas no instrumento ate a hierarquizacao dos procedimentos demonstram a necessidade e importancia da implantacao de politicas serias voltadas a implementacao e difusao da cultura da preservacao. Preservacao que esta interligada a dinamica inteligente do reaproveitamento, oriundo do desenvolvimento de tecnicas de gestao e gerenciamento de residuos solidos.

  320. Estamos conectados com a Mãe natureza, que como toda Mãe, oferece sempre o melhor ao seu filho. Contudo, nem todos os filhos compreendem que a “Responsabilidade é Compartilhada”, princípio fundamental para que possamos garantir a sustentabilidade de “presente e futuras gerações”!

  321. Estou adorando em poder ter acesso a legislação Europeia, não tinha esse conhecimento, pois realizava meus trabalhos apenas nas legislações Nacional que já é de grande ajuda, mas conhecer a legislação europeia esta sendo de grande valor.

  322. Professor Glaysson, foi muito proveitoso o curso PGRS, algumas dúvidas e encorajamento eu tirei com suas opiniões e ensinamentos. Via o “lixo” sempre ligado à política, prefeitura e pensava: isto já está direcionado p alguém. Este curso mostrou que não é assim, há várias maneiras de ganhar dinheiro com resíduos sólidos. Sua dedicação e conhecimento, seus comentários sempre direcionados para o lado profissional e de encorajamento para seguirmos o caminho que melhor nos adaptarmos.
    Obrigado. Até logo

  323. Boa tarde a todos. Minha história até aqui, foi de uma pessoa q teve uma vida tranquila no lado familiar e econômico. Após a conclusão do curso de Química Industrial, meu primeiro emprego foi na Mineração São Simão Ltda, em 1983,onde meu pai era sócio majoritário. Gerenciava a parte administrativa financeira e compras. A economia da região sempre girou em torno das carboníferas e cerâmicas. Nesta época, sem perceber, fazíamos o q hoje chamamos de reciclagem ou aproveitamento máximo dos resíduos, oriundos do beneficiamento do carvão in natura. Além do carvão pré-lavado, cujo destino era abastecer uma termoelétrica, havia uma parte(30%) de carvão c alto poder calorífico, comercializado p as usinas de fabricação de aço(Usinas, CST, Cosipa e AçoMinas ), era aproveitado os finos(moinha) comercializada com as coquerias locais. O resíduo era a fração mineral c alto poder de enxofre e era colocado num pátio e após era vendido p empresas que faziam um novo beneficiamento, cujo produto era carvão e moinha, novamente. Final de 2010 vendemos a firma. Trabalhei no setor de compras da prefeitura de Criciuma, mas vi que meu destino era ter meu próprio negócio. Participei de uma concorrência, cujo fim era o arrendamento de duas novas lanchonetes na Universidade local(UNESC) e minha proposta foi vencedora para gerenciar uma delas. Após um tempo administrando o estabelecimento, começamos a fazer a triagem dos resíduos que era recolhido pelo funcionário da Universidade e encaminhavam p a comercialização. Conversando com a chefe do setor de resíduos da universidade, dizia que um dia eu iria fazer a coleta seletiva de resíduos. Com este curso q estou finalizando, esta idéia tem tudo p sair do campo das idéias e virar um negócio.

  324. Esta aula foi muito importante p mostrar a abrangência e possibilidades de nos direcionar p aquilo q temos vocação. Durante este curso, conversei, visitei várias pessoas e empresas. Dois empresários tem montado uma usina de triagem, falta pouco p por em funcionamento. Pode ser meu primeiro negócio, fazendo parceria. Coloquei p ambos os ensinamentos do curso e um pouco do q sei, pois fiz química industrial. A parte de negócios e comercialização e empolgante. Esses dois empresários ficaram empolgados c minhas colocações, q aprendi c o curso de PGRS.

  325. Artigos 30 – Responsabilidade Compartilhada pelo Ciclo de Vida dos Produtos.
    Todos os responsáveis p cadeia sistemática do produto, como: fabricantes, distribuídores, …até o consumidor final tem responsabilidade p resíduo gerado. O ciclo de vida é mais seguro quando usamos: Não geração, reaproveitamento, usar produtos reciclados ou q possam ser reciclados, após seu uso. Incentivar ao menor uso de produtos ou até eliminá -los, como: embalagem de creme dental, compre a q vem sem embalagem de papelão, assim evita-se um resíduo. As garrafas de vidro devolver ao mercado e caso o gerente estranhe, diga q estás cumprindo a lei 12.305/10. Assim cria-se uma educação ambiental. Caso algum não aceite, boicote o estabelecimento.
    Antes, as pessoas ou órgãos comunitários podem virilizar a idéia nas redes sociais, programas de rádios, tvs, explicando o q acontecerá caso essa idéia for aceita p povo.
    Aqui em Criciuma-SC, começou a passar um caminhão recolhendo recicláveis(acho q foi uma forma de ganhar dinheiro, mas é muito artesanato, ainda).
    O q falta é um incentivo aos moradores, como: No fim do ano as empresas q obtiveram lucro c o Resíduo Urbano se reúnem e fazem uma obra p um bairro, previamente sorteado.
    Para quem implantar um PGRS, também entra no sorteio.
    Isto p mim é Responsabilidade Compartilhada e haverá menos rejeito nos aterros sanitários. Ou seja a ENTROPIA neste local diminuirá consideravelmente.

  326. dimensionar

  327. Prezado Gleysson!
    A oportunidade de fazer parte desse projeto de apreendizado/conhecimento é imensurável…
    Como não tenho palavras que possam dimensinar1
    Vai o meu muitissimo obrigado!

  328. passo a passo

  329. Olá! É muita informação boa que vens nos proporcionando transversalmente, através do Treinamento. Amadurecer o aprendizado passo, e fazer uma coisa de cada vez…

  330. Sendo uma Padaria (indústria de pães), uma atividade de potencial poluente (poluidor).
    Tendo em vista o monitoramento do impacto ambiental por parte do empreendimento gerador de resíduos e poluentes atmosféricos. As medidas mitigatórias. e, se possível corretivas objetivando resolver o impacto negativo (impacto local direto). São passiveis de controle através de práticas orientadas pelo instrumento do Plano de Gerenciamento Ambiental (PGA), seguido do Plano de gerenciamento de Resíduos Sólidos (PGRS); esses integrados ao Plano de Controle Ambiental (PCA).

  331. Exercício :logística reversa: Falaria c a Associação de Super Mercado da cidade e mostraria um estudo p incentivar a devolução das embalagens. Uma pessoa recebe as embalagens e o cliente”, leva um ticket c o valor obtido e nas cpras seguintes, este ticket seria descontado do total. P dar resultado, adiantaria p a Associação q tem q ser feito uma divulgação, propaganda, cartazes, mídias, etc. Caso o povo aceite e a logística reversa virar uma febre, aí eu proporia instalar a máquina.
    Sempre mostrando os benefícios causados p fato dos clientes devolverem as embalagens, como: “Neste mês c a devolução das embalagens feito p nossos colaboradores foi arrecadado TAL VALOR……..e/ou c isto foram deixadas de ser derrubadas TANTAS ÁRVORES, etc.

  332. Coleta seletiva: Fazer uma reuniã num determinado bairro e p 1 mês os moradores fariam a separação do seu lixo domiciliar em 3 embalagens diferentes: reciclável, não recic e orgnco. No fim de 30 dias faz-se um relatório e reúne-se com o povo, ou lideranças do tal bairro, mostrando o faturamento do lixo comercializado e o seu custo e assim obtendo o lucro. Muitos ficarão surpresos vendo q seu lixo resultou em R$ e isto é o incentivo p continuar sendo feito a coleta seletiva. Com tal lucro, no fim do ano faz-se uma obra p tal bairro, onde todos usufruirao.

  333. Bom dia Gleysson!
    A forma pausada e exclarecedora com o qual nos transmite a temática. Produz uma assimilação ordenada dos conhecimentos produzidos.
    Muito obrigado pela oportunidade!

  334. Foi tratado com a empresa responsável pela disposição final de resíduos sólidos urbanos e a procuradoria do Consórcio Público Intermunicipal, sobre a destinação final do nosso lixo, que estava empgerrada por questões tributarias, comprometendo nossa responsabilidade ambiental e limpeza. Termo correto, pois está falando do destino dos resíduos sólidos , podendo entrar a coleta seletiva, reutilização, reaproveitamento. … Caso fosse relacionado a rejeito, seria Disposição final.

  335. janeiro 8, 2019

    Aula excelente que deixa realmente claros os caminhos que podemos seguir dentro do mercado de Resíduos Sólidos. Sua didática é ótima.

  336. Por falta de informação fica a confusão,é outro cenário oportuno para nós consultores aplicar o nosso conhecimento na área , uma boa mudança de hábito todo esse cenário muda, as pessoas não percebe que todos nós somos geradores responsáveis, e se cada um separ o seu resíduo e ali for feito um PGRS bem elaborado para destinação ambientalmente adequada, acaba com toda essa confusão, porque todo mundo gera resíduo no final das contas, o problema é conscientização e educação….
    Wlaudemir

  337. Vamos combater um bom combate contra a falta responsabilidade do poder público em aplicar a Lei 12.305/2010 em cima dos Grandes geradores, com conhecimento na área de resíduo sólidos eu já me sinto responsável em induzir os órgãos públicos a fazer valer a Lei 12.305/2010 Art 3 inciso XXII :Responsabilidade Compartilhada pelo ciclo de vida dos produtos. Resumindo; Todos fabricantes, Importadores,Distribuidores e Comerciantes e dos Consumidores e dos titulares públicos de limpeza urbana e de manejo de resíduo sólidos,na diminuição dos resíduos e contribuição com a saúde humana e o bem estar do meio ambiente.
    Wlaudemir…

  338. Boa tarde Gleysson!
    Até aqui uma aula boa de ser interpretada, estou muito ansioso para entender tudo da forma correta, esse mercado são vários detalhes que a gente tem que ficar despertos e atentos, mais estou dando o meu melhor aqui, para que depois na suas indicações futuras eu espero ser um exemplo a ser indicado pela sua empresa, e bato palmas aqui e dou os parabéns pela exelente aula dada até aqui,vou fazer desafio agora….

  339. Excelentes oportunidades para quem trabalha com resíduos sólidos. Para ganhar espaço no mercado é necessário diversificar a oferta de serviços e assim agregar mais valor. O Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos nos ajuda a ampliar nossa visão de mercado de trabalho ainda a ser explorado.

  340. Bom dia Gleysson,

    Muito boa essa tua ideia de exercícios em cada término de disciplina. Assim focamos mais no estudo e obtemos maiores resultados.

    Gratidão por tudo isso.

    Atenciosamente,

    Duane Helena Colla
    Engenheira Ambiental
    CREARS223479

  341. Admin bar avatar

    O treinamento em Gerenciamento de resíduos sólidos (GRS) do Virapuru Training Center alia teoria e prática, alem de uma visão aprofundada em Negócios com RS. Recomendo!!!!

  342. outubro 24, 2018

    Já estar mais do que provado que dominar as ferramentas de marketing de conteúdo são de extrema importância para a solidez do empreendimento, para a imagem da empresa e assim conquistar, chamar a atenção de possíveis clientes e na sequência fechar um negocio, deixando-o satisfeito com o serviço ou produto adquirido. Nesse contexto percebo que três coisas são necessárias estarem super alinhadas. São ela a profundidade de sua competência dentro do campo que você atua, sua organização nas apresentações e estratégias de divulgação e por último agregando valor a tudo isso a empolgação de ser o principal divulgador do que faz e tem para oferecer. O marketing deve ser usado com empolgação e paixão.

  343. Caro Gleysson,
    Quero agradecer a oportunidade que tive de aprender e aprimorar os meus conhecimentos, pelas experiências compartilhadas ao realizar o TGRS e por todo o crescimento pessoal e profissional que obtive.
    O empenho que você tem pelo seu trabalho é verdadeiramente inspirador para todos nós. É uma grande alegria poder contar com um profissional com tamanha dedicação e competência e que realmente acredita na preservação ambiental. Esse treinamento foi fundamental para ter condições de realizar novos projetos, enfrentar novos desafios e trilhar um caminho de sucesso.
    Obrigado por ser uma inspiração para todos nós e por nos mostrar que sempre podemos ir além. O seu empenho e a sua paixão pelo trabalho nos motivam a querer chegar cada vez mais longe. Obrigado por compartilhar conosco a sua sabedoria!
    Foi um grande prazer aprender com você. Um forte abraço!

    • Obrigado Elaine. Foi muito bacana e gratificante aprender sobre a sua realidade e ter podido ajudar nessa jornada. Ainda vamos dar sequência a vários projetos. Pode acreditar!

  344. Tenho interesse, porém devo aprender a criar

  345. setembro 27, 2018

    Estou morando em Portugal e gostaria de empreender nisso, porém estou cá faz pouco tempo e ainda não sei exatamente como funciona essa questão aqui. Mas já deu para perceber que a preocupação parece ser maior que no Brasil, visto que possuem lixeiras de coleta seletivas em vários pontos da cidade.
    Você possui alguma experiência em Portugal ou a Europa possui uma disciplina muito comum entre os países?
    Obrigada!

    • Oi Taize, tudo bem?
      O Treinamento em Gerenciamento de Resíduos Sólidos foi desenvolvido baseado nas leis do Brasil e da Comunidade Europeia. Eu vivo na Alemanha há mais de 20 anos. Aqui me graduei e especializei em Engenharia de Energia e Ambiental.
      Com o treinamento, você vai aprender a montar estratégias para empreender em praticamente todas as áreas ligadas a resíduos sólidos. Além do conhecimento, compartilho minha experiência nessa área justamente para fomentar o desenvolvimento de projetos. Você também estará em contato com vários outros alunos empreendedores de países de língua portuguesa. Uma oportunidade incrível para quem quer desenvolver uma visão global e descobrir oportunidades em outros países também. Estamos com matrículas abertas até o fim do mês. Acesse https://virapuru.com/cursos/treinamento-em-gerenciamento-de-residuos-solidos/ para saber mais

  346. jmsantos231
    setembro 19, 2018

    Gleisson quero dimensionar um negócio para o aproveitamento do lodo de uma indústria de papel e celulose, você pode disponibilizar alguma solução que conheça para servir de parâmetro?

  347. E vejo que algo que não esta apenas no interrese econômico, mas sobre tudo na preservação dos recurso naturais ao qual considero com a questão de maior relevância.

    A questão econômica esta relacionada ao capitalismo, qual vivemos, e que sobre tudo nos impõe ações ao nossa sobrevivência, mas não de forma particular, pois resíduos esta relacionado aos diretos coletivos de uma sociedade de uma Estado de uma Cidade, de uma Colônia de um pequeno Povoado. Assim sendo todos colaboram para o processo de formação dos resíduos sólidos que também inclui os resíduos líquidos e gasoso que são economias claras que são passível de geração de retorno econômico.

    Toda matéria sobre a face da Terra possui o seu valor de mercado que em certo casos consideramos como reserva de mercado que são a exemplo os tipos de matérias destinados aos lixões ou meramentes tecnificados como “aterro sanitários”.

    Serão questões assim como em qualquer sociedade discussões polêmicas pois o lucro em minha opinião deverão ser revestidos na natureza local com ações de preservação e restruturação em foco a fauna e flora que esta cada vez mais desconfigurada, destruída e sem politica reais de seu exercício aos quais sim resultarão em benefícios a toda coletividade de vida pois geração de resíduos depende da vida para que as industrias e o consumo possam fomentar o desenvolvimento deste tipo de mercado pois todos nós compramos e geramos resíduos e assim sendo penso que todos nós deveremos ter a nossa participação tanto de forma direta como principalmente indireta pois compramos matérias para nos alimentar, nos limparmos, nos vestirmos e fazer o uso de vários outros tipo de produtos.

    Muito válido e bem apresentado a colocação do Engenheiro Sr Gleysson que nos traz esta visão ao qual nos proporciona capacidades e que nos leva a reflexão. Parabéns pelo iniciativa.

  348. julho 24, 2018

    Olá prezado professor Gleysson!
    Muito interessante, principalmente com relação às máquinas de recolhimento no sistema Pfandsystem. As máquinas estando à disposição em locais onde circulam um número grande de pessoas, como os supermercados, por exemplo, onde muitas vezes vamos cotidianamente, facilita muito o recolhimento. Nós profissionais da área ambiental temos a missão de disseminar ideias como estas, pois, além de gerar renda, empregos, melhorando a vida de muitas pessoas, estamos ainda cuidando do meio ambiente.
    Paulo Ricardo Abrahão
    Gestor Ambiental

  349. julho 12, 2018

    Até o momento tenho usado as mídias sociais, mas de uma forma desordenada e sem um resultado positivo.
    Portanto, tenho muito o que aprender.

  350. junho 20, 2018

    Olá..

    Tudo bem Gleysson?

    Gostaria de falar que é uma satisfação enorme poder participar desse treinamento de Resíduos Sólidos ministrado por você. Tenho acompanhado teu trabalho e me identifico muito com tudo o que você diz. Estou adorando poder aprender mais sobre esse tema, no qual, sou apaixonada.

    Uma dúvida referente à essa aula…. Entre parênteses está “fazer vídeo”. Você ainda vai disponibilizar um video referente à esse assunto ou posso seguir o treinamento?

    Aguardo tua resposta,

    Att,

    Duane H. Colla
    Engenheira Ambiental – CREA-RS

    • junho 21, 2018

      Bom dia Duane, tudo bem?

      Que ótimo que está gostando. Como falei lá no nosso grupo do Whatsapp, ainda vou carregar alguns vídeos. Os que não estão aqui, foram retirados para a melhoria. Mas a sequência principal já está disponível.
      Conforme vou liberando os novos vídeos, vou avisando a todos. #cometadasustentabilidade

Deixe uma resposta