fbpx

WASTE EXPO BRASIL

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
na wates Brasil, tecnologias e máquinas desfilaram como soluções para as questões de saneamento e gerenciamento de resíduos
Enquanto a pandemia avança, o Brasil asfixia no desperdício de matéria-prima.

O gerenciamento de resíduos sólidos, redução de emissão de carbono (CO2) e dos impactos ambientais, é hoje a pauta mais importante em todos os países. No Brasil, embora tenhamos uma lei riquíssima, a 12.305/2010, sancionada pelo governo Lula em agosto de 2010, o desenvolvimento do saneamento e de toda cadeia produtiva do setor de resíduos sólidos ainda é um grande desafio. 

Na Waste Expo Brasil, tecnologias, debates e equipamentos trouxeram soluções para transformar lixo em matéria-prima e fomentar a economia circular, ainda pouco desenvolvida aqui e em outros países. Foi inevitável perceber o quanto perdemos todos os anos com a falta de implementação da cadeia produtiva que “ainda” existe através do gerenciamento de resíduos sólidos e do saneamento.

Quase dois anos de incertezas e redução no rítimo de todos os segmentos devido a pandemia do coronavírus. Mas agora no final de Outubro, com a realização presencial da Wastes, maior feira de tecnologia para soluções em saneamento e gerenciamento de resíduos da América Latina, as engrenagens para o desenvolvimento sustentável e logística reversa, se conectaram e voltaram finalmete a movimentar. 

O que é a Waste?

A feira que aconteceu presencialmente depois de quase dois anos foi um propulsor no segmento de saneamento e gerenciamento de resíduos

Waste Expo Brasil é um encontro anual dos profissionais de saneamento e gerenciamento de resíduos sólidos. A feira aconteceu este ano de 26 a 28 de Outubro no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo. O evento reuniu instituições, gestores públicos, setor privado, fabricantes, catadores e muitas personalidades do setor de resíduos dentro e fora do país!

E claro, o Professor Gleysson Machado,  Virapuru Training Center e muitos Cometas da Sustentabilidade marcaram presença no evento!

galera do virapuru presente e ativa na wASTE BRASIL
Virapurus e Cometas da Sustentabilidade voaram para Waste. Da direita para esquerda: Prof. Gleysson B. Machado, Luis Fernando da Silva, Ederson Vieira, e eu Cláuvia Figueiroa.

Além de muitos contatos, conhecimento e interação, os participantes da Waste Brasil também puderam conhecer tecnologias, lançamentos inéditos de Máquinas para reciclagem, veículos para limpeza pública e muitas novidades em equipamentos para o processamento de sucatas. Realmente um verdadeiro festival de propostas e soluções.

O sonho de consumo de quem trabalha com comércio de sucatas: prensas, tesouras e tudo compacto, mas com muita eficiência.

Mas não só de tecnologia e máquinas se fez a Waste Expo Brasil…Também aconteceram palestras, minicursos, workshops e importantes debates sobre legislação e questões a serem enfrentadas no setor de resíduos. Inclusive discussões muito importantes para resolver a situação da falta de gerenciamento e de saneamento sem onerar com mais impostos o setor. A inclusão de catadores e suas respectivas cooperativas e associações com benefícios ao longo do desenvolvimento deste setor também foi pauta no evento.

palestras e discussões importantes também povoaram a waste Brasil
Enquanto máquinas e equipamentos ilustravam o salão, no auditório debatia-se as Entraves à Sustentabilidade: Ônus Tributário na Comercialização de Recicláveis

Parcerias para o desenvolvimento sustentável

Entre novidades tecnológicas e pessoas de todos os cantos do mundo, a Waste Expo foi sem dúvidas, um importante palco para encontros, reencontros e parcerias fundamentais para o desenvolvimento realmente sustentável do setor de resíduos sólidos e saneamento.

Virapuru e ANCAT – Associação Nacional do Catadores – firmaram parceria para o desenvolvimento econômico da categoria. Nesta foto: Prof. Gleysson, Roberto, presidente da ANCAT e Ederson Vieira, Cometa da Sustentabilidade.

Quando foi criado o Virapuru, a intenção sempre foi ajudar aos catadores de recicláveis a alcançarem rendimentos que possam lhes proporcionar dignidade. Na lista das parcerias mais importantes firmadas durante a feira, está o Virapuru Training Center com a ANCAT – Associação Nacional de Catadores e CONATREC-Confederação Nacional de Cooperativas de Trabalho e Produção de Recicláveis – que atende e apóia mais de 2000 sócios cooperados e 60 cooperativas.

conatrec também fez parceria com o virapuru, a confederação atende a mais de 2000 sócios cooperados e apóia 60 cooperativas em todo Brasil
CONATREC e VIRAPURU uma parceria para o desenvolvimento e capacitação de profissionais do setor de reciclagem

Estas alianças são muito importantes para a inclusão e melhoria da renda de catadores no processo de desenvolvimento da cadeia produtiva do mercado de resíduos e saneamento. Um encontro muito positivo e emocionante com entidades que reconhecem a importância do trabalho do Professor Gleysson Machado para capacitação de profissionais do mercado de resíduos sólidos.

Sempre tivemos historicamente, muito conhecimento na parte operacional do nosso trabalho, mas o entendimento do negócio sempre foi uma grande dificuldade. Essa parceria com o Virapuru vai poder capacitar os nossos colaboradores e nossos cooperados.  A gente vê que principalmente nesse pós-pandemia precisamos entender mais, conhecer mais e melhorar a gestão de nossas cooperativas. Esta parceria é muito importante para todas as cooperativas.

Telines Basílio do Nascimento,

Presidente da CONATREC

E não parou por aí! Fabricantes de máquinas e representantes de instituições também procuraram o professor Gleysson para somar com o Virapuru e a revolução da sustentabilidade. Todas estas conexões realizadas durante a feira fomentaram muitas novidades positivas e ainda para este ano de 2021.

 

empresas de vários ramos, das mais diversas tecnologias e setores também se juntaram ao virapuru
Inúmeras parcerias e resultados mais que satisfatórios, foi o que trouxemos de volta na mala para o ninho do Virapuru

Com as novas parcerias o Virapuru tem muito mais para realizar com os Cometas da Sustentabilidade e você que tem compromisso com o futuro das pessoas e do meio ambiente. Resumindo: a Waste Expo Brasil foi um momento único e necessário para ligar todas as esferas do setor de Saneamento e Gerenciamento de Resíduos Sólidos, pois mais do que nunca precisamos todos transformar o Brasil no país da Sustentabilidade, independente da vontade política. Unidos somos capazes e fortes!

A Waste Brasil foi realizada dentro de todos os protocolos de segurança exigidos pela OMS, pelo Plano São Paulo e município de São Paulo. Entre os requisitos para poder frequentar a feira, foi exigido a comprovação da vacina contra o COVID-19 com apresentação do cartão de vacina impresso ou digital. Assim como a verificação de temperatura anterior a entrada no pavilhão, o uso em tempo integral das máscaras faciais e a constante higienização das mãos.

 

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram

Deixe um comentário

Entre para nossa
lista de contatos

loading...

Mais Virapuru